Estudo de Atos dos Apóstolos

Nesse estudo de Atos dos apóstolos, veremos que este livro conta a história da ressurreição de Cristo e dos primeiros anos da igreja primitiva. Parte de sua narrativa nos apresenta o que o Espírito Santo fez através das vidas de Pedro, Paulo e de outras pessoas.

Certamente é um livro que nos traz muitos ensinamentos importantes, que vão mudar nossas vidas.

Informações sobre o livro de Atos dos Apóstolos

Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos?

O autor do livro de Atos dos Apóstolos é Lucas, o médico amado, que também escreveu o Evangelho de Lucas. O livro de Atos, na realidade, é como uma obra só com o Evangelho de Lucas, sendo os dois endereçados a Teófilo.

Qual o tema principal de Atos dos Apóstolos?

O livro de Atos dos Apóstolo narra a história da igreja primitiva, contando os fatos desde a ascenção de Cristo até o momento onde Paulo fica preso em Roma, pregando o evangelho. Além disso este livro mostra como o evangelho passou do povo judeu para os gentios, o que é fundamental no entendimento da fé cristã. Assim, o tema principal é a história da igreja primitiva através dos atos do Espírito Santo, levando as boas novas do povo de Israel para os gentios.

Como se divide o livro de Atos dos Apóstolos?

O livro de Atos é comumente dividido entre dois períodos: o de missões locais e o de missões estrangeiras. O primeiro fala sobre tudo o que aconteceu com a igreja em Jerusalém, focando muito da narrativa em Pedro (capítulos 1 a 12). O segundo fala sobre as missões que acontecem após a dispersão, focando na vida de Paulo (capítulos 13 a 28).

Quando foi escrito o livro de Atos dos Apóstolos?

É difícil dar uma data precisa da escrita desse livro. Alguns teólogos acreditam que tenha sido escrito após a queda de Jerusalém, em 70 dC. Outros afirmam, baseando-se, por exemplo, no final abrupto do livro, que ele tenha sido escrito antes, pouco tempo antes do primeiro aprisionamento de Paulo em Roma, ou seja, por volta de 60 a 62 dC.

Qual o capítulo mais importante de Atos dos Apóstolos?

Aqui as opiniões se dividem. Em minha opinião, o capítulo mais importante de Atos dos Apóstolos é o capítulo 2, que narra o batismo da igreja no Espírito Santo.

Atos é um livro difícil de entender?

Não. Por se tratar de uma narrativa, Atos dos Apóstolos é um livro de fácil entendimento. Apesar de ser profundo e cheio de referências importantes ao Antigo Testamento, é um livro que pode ser lido facilmente por qualquer pessoa.

Quais cuidados devo ter ao interpretar o livro de Atos dos Apóstolos?

O livro de Atos é uma narrativa. Assim sendo, ele não se prende a nos mostrar o que é certo e o que é errado, mas sim em contar a história do que aconteceu. Por isso, um cuidado importante ao estudar este livro é entender que nem tudo o que lemos deve ser replicado. Um exemplo disso é o desentendimento que vemos entre Paulo e Barnabé. Apesar deles terem resolvido isso, aparentemente, de maneira saudável, não podemos achar que esse tipo de situação é a ideal.

Como fazer o estudo de Atos dos Apóstolos

Por ter 28 capítulos e ser um livro com muitas informações, a minha recomendação é que você faça o estudo de Atos em um mês. Estudando cada dia um capítulo, sendo o primeiro dia apenas para o contexto geral e o último dia para meditar na totalidade do que foi visto, você completará 30 dias de estudos nesse livro.

Se quiser, o estudo também pode ser feito em 2 semanas, estudando dois capítulos por dia, todos os dias. O investimento de tempo para realmente estudar este livro em apenas duas semanas é ligeiramente maior, mas igualmente recompensador.

  1. Ore pedindo direção do Espírito Santo. A oração é fundamental no entendimento da Palavra;
  2. Leia o capítulo do dia em sua bíblia. Se necessário, utilize mais de uma tradução da Palavra;
  3. Veja o vídeo referente ao capítulo na nossa playlist com o estudo de Atos dos Apóstolos;
  4. Deixe um comentário no vídeo com suas dúvidas ou com a reflexão que você fez. Isso vai lhe ajudar a guardar melhor o conteúdo estudado;
  5. Se você gostar do vídeo, deixe o seu like, não custa nada e ajuda outras pessoas a descobrirem esse estudo de Provérbios;
  6. Faça anotações pessoais sobre o que o Espírito Santo colocou em seu coração e o que você aprendeu. Estas anotações pessoais são diferentes das anotações que você fez no comentário do vídeo, e podem ser mais voltadas para como o que você leu se conecta com a sua vida;
  7. Anote um versículo para lembrar-se sempre. Existem alguns versículos poderosos no livro de Atos dos Apóstolos que você deveria levar para a sua vida!;
  8. Ore agradecendo a Deus pelas reflexões que Ele trouxe ao seu coração.

Caso tenha algum feedback sobre este método de estudos, deixe o seu comentário!

Vídeos do estudo de Atos dos Apóstolos

Esta playlist já está com os 28 vídeos do estudo completo de Atos dos Apóstolos. Siga o plano de estudos sugerido e assista os vídeos após ler o capítulo.

Textos do estudo de Atos

Além dos vídeos acima, temos também todos os textos deste estudo de Atos:

Como solucionar dúvidas

Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente ao estudo de Atos dos Apóstolos, basta você deixar o seu comentário.

Paz.

Deixe um comentário