Estudo de Atos 25

Em atos 25 vemos que os judeus tentam, mais uma vez, armar uma cilada para Paulo. A intenção deles continuava sendo a de matá-lo.

Neste capítulo veremos os seguintes eventos acontecendo:

  • Os judeus pedem que Festo traga Paulo para Jerusalém (1 a 5)
  • Paulo apela para César (6 a 12)
  • Festo explica a situação para Paulo para Agripa (13 a 21)
  • Festo apresenta Paulo para Agripa (22 a 27)

Veremos alguns destes pontos sobre este capítulo.

A cilada dos judeus

Inconformados com os dois anos em que Paulo esteve preso sob as ordens de Félix, os judeus usam esse momento de troca de governo da Judeia para tentar mais um plano para assassinar Paulo:

“E o sumo sacerdote e os principais dos judeus compareceram perante ele contra Paulo e lhe rogaram,
pedindo como favor, contra ele, que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho.”

Atos 25:2,3

Festa afirma que estava voltando para Cesareia dentro de poucos dias e que, caso fosse do interesse dos judeus, eles deveriam ir até Cesareia e acusar Paulo lá.

Ao chegarem no tribunal, os judeus começam a acusar Paulo, novamente, com falsas acusações. Festo pergunta para Paulo se ele deseja ir para Jerusalém, ser julgado lá mas Paulo, provavelmente entendendo que aquilo era mais uma cilada dos Judeus, apela para César.

“Se fiz algum agravo ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles. Apelo para César. Então, Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César? Para César irás.”

Atos 25:11,12

Ao apelar para César, como cidadão Romano, Paulo obriga Festo a cumprir o seu desejo. Alguns argumentam que Paulo errou ao apelar para César, uma vez que Festo iria soltá-lo. Creio eu que, muito mais baseado na opinião pessoal do que numa interpretação da vontade de Deus.

A paciência pela provisão

Um ponto interessante que temos aqui nessa passagem é perceber que Paulo ficou preso por 2 anos sob o governo de Félix e, quando começou a ser interrogado por Festo, percebeu que, mais uma vez, os judeus estavam armando ciladas para ele.

Muitas vezes ficamos tão ansiosos por algo que Deus vai fazer que nos esquecemos que, em muitos processos, precisaremos esperar. Mesmo após esperarmos, muitas vezes, seremos provados e teremos que esperar por mais tempo.

Devemos nos lembrar sempre que as coisas não acontecem no tempo que nós queremos ou que nós achamos justo. Na vida do cristão as coisas acontecem quando elas devem acontecer, quando Deus entende que é o momento correto.

Aos nossos olhos, provavelmente, o tratamento que Paulo recebeu não era justo. Ele estava preso mais por questões políticas do que por culpa. Ele era inocente e ficou preso em Cesareia por mais de dois anos.

Mas Deus tinha algo especial para a vida dele e fez todas as coisas no tempo certo, da maneira como Ele entendia que era o melhor.

Nesse tempo todo não vemos Paulo reclamando ou se queixando do que ele acredita que deveria ter acontecido com ele. Pelo contrário, o que vemos é que ele se submete à vontade de Deus e à direção do Espírito. Isso é um exemplo para nós, que precisamos aprender a esperar no Senhor.

Agripa? Berenice?

Também é importante entender bem quem está aparecendo aqui. Apresentei rapidamente Festo estudo de Atos 24 e, em Atos 25, conhecemos Agripa e Berenice.

Uma das formas que temos para ler a Palavra e fazermos perguntas para ela. A primeira pergunta que me apareceu neste capítulo foi essa: “Agripa e Berenice. Quem são essas pessoas?”.

“Passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesareia, a saudar Festo.”

Atos 25:13

Este Agripa era Herodes Agripa II, isso te lembra algo? No estudo de Atos 12 apresentei para vocês os 3 Herodes que vimos até então no novo testamento. Este é o quinto rei da Judeia da dinastia Herodiana, porém os relatos sobre o reinado dele são, no mínimo, confusos.

A sucessão de reis da Judeia, a partir da conquista romana, se dava pelos próprios Romanos. Quando Herodes Agripa I morre (44 d.C.), Claudio Cesar (imperador Romano), é convencido a não nomear Herodes Agripa II como seu sucessor por conta da pouca idade do menino, que ainda era um adolescente. Com isso, a região da judeia volta a ser uma província Romana governada por um representante.

Agripa acaba se tornando rei de diversas outras localidades e é contado, em algumas literaturas como o último rei da região da Judeia.

Em 62 d.C., ano em que este capítulo de Atos 25 acontece, vemos que o rei Agripa havia ido visitar Festo para cumprimentá-lo por assumir a província da Judeia.

Ao que tudo indica, esta Berenice era irmã de Agripa e sua história é cheia de relacionamentos com pessoas diferentes.

Desafio do capítulo

O desafio de hoje é muito simples: conte aqui nos comentários sobre algo que você precisou esperar mais do que gostaria.

5 comentários em “Estudo de Atos 25”

  1. Meu esposo e eu precisamos esperar por 14 anos um.processo na justica ,p atraves de acordo ao final , ser resolvido…durante td esse tempo sabiamos q nao tinha chegado a hora do termino, porem c ser humano, ficavamos angustiados. Enfim.no tempo de Deus, foi feito o acordo e o processo encerrado .

    Responder
  2. Pode ser considerado besta, mas recentemente o que eu mais esperei foi poder ter minha cachorra, durante dois anos eu esperei ansiosamente ganhar uma, mas acredito que não era chegado a hora.

    Responder
  3. Pode ser considerado besta, mas recentemente o que eu mais esperei foi poder ter minha cachorra, durante dois anos eu esperei ansiosamente ganhar uma, mas acredito que não era chegado a hora.

    Responder

Deixe um comentário