Estudo de Gálatas

Bíblia, caderno de anotações e caneca de café sobre a mesa

Neste estudo vamos conferir capítulo a capítulo do livro de Gálatas. A carta de Paulo aos Gálatas nos ajuda a entender ainda melhor a história da igreja e nos ensina sobre princípios muito importantes.

Aqui você vai encontrar vários textos e vídeos falando sobre diversos aspectos do livro de Gálatas. Se você quiser estudar o livro de Gálatas, esta página com certeza vai te ajudar!

ANTES DE COMEÇAR

Quem escreveu o livro de Gálatas
O apóstolo Paulo é autor da carta aos Gálatas. Assim como aconteceu com outras cartas ao longo do tempo, essa certeza de que foi Paulo quem escreveu a carta, foi questionada por alguns grupos. Nenhuma das hipóteses apresentadas por eles se mostrou bem fundamentada.

Quando foi escrito do livro de Gálatas
Não existe uma concordância sobre isso. Alguns estudiosos afirmam que esta foi a primeira carta escrita pelo apóstolo Paulo, após a sua primeira viagem missionária. Outros afirmam que ela foi escrita durante a terceira viagem de Paulo, logo após ele escrever a carta aos Romanos. É difícil termos, até hoje, uma precisão de data para esta carta.

COMO FAZER ESTE ESTUDO BÍBLICO?

Por ter apenas 6 capítulos, este livro pode ser lido muito rapidamente. Minha sugestão é que você estude um capítulo por dia, lendo os textos relacionados aqui do blog e assistindo aos vídeos.

Se você puder, reserve o primeiro dia para estudar apenas a introdução da carta, e ler o textos relacionados, assim você terá uma noção melhor do contexto geral e da relação de Paulo com a igreja de Gálatas, antes de ir para o primeiro capítulo.

Além disso, é importante você seguir uma rotina que inclua:

  • Oração
  • Leitura do texto bíblico
  • Anotar o que o Espírito Santo trouxe ao seu coração
  • Assistir o vídeo do nosso comentário
  • Ler os textos relacionados aqui do blog
  • Anotar um versículo para decorar
  • Orar agradecendo a Deus

Estudando um capítulo por dia, em apenas 1 semana você terá estudado todo o livro de Gálatas!

Versículos para guardar

Selecionamos aqui alguns versículos muito importantes do livro de Gálatas:

“Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.”

Gálatas 1:11

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.”

Gálatas 2:20

“E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.”

Gálatas 3:11

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”

Gálatas 5:22-24

“Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”

Gálatas 6:8

VÍDEOS DO ESTUDO DE GÁLATAS

Lá no canal do Youtube publicamos todos os vídeos, de todos os capítulos do livro de Gálatas! Esperamos que seja útil para você também!

TEXTOS PARA MEDITAR NO ESTUDO DE GÁLATAS

FICOU ALGUMA DÚVIDA?

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o estudo de Gálatas ou algum comentário sobre o que poderíamos incluir aqui neste estudo, basta deixar o seu comentário.

Bons estudos!