Estudo do Evangelho de João

Este é o primeiro estudo capítulo a capítulo que fazemos de um dos evangelhos. Acredito que o Evangelho de João é o livro pelo qual as pessoas precisam começar a estudar a Palavra. Foi um aprendizado muito intenso fazer este estudo.

Neste estudo do Evangelho de João você poderá ler todos os comentários que fiz sobre cada capítulo e também ver os vídeos que gravamos sobre cada um dos capítulos.

Como fazer o estudo do evangelho de João

  • Calendário normal: Estude um capítulo por dia, seguindo exatamente as dicas para o estudo. Em 21 dias você terá completado este estudo do evangelho de João. Você terá tempo suficiente para meditar em cada capítulo, em cada passagem e aproveitar muito a leitura.
  • Calendário rápido: Estude três capítulos por dia. Em apenas uma semana você terá lido todo o evangelho de João. Esta é uma maneira muito rápida de passar por esse livro e já ter um contexto completo de tudo o que acontece nele.
  • Calendário que eu recomendo: Minha recomendação pessoal é que você una, em um mês, os dois calendários. Na primeira semana, faça o calendário rápido, estudando todo o livro. Após isso, no dia imediatamente posterior ao que você leu todo o livro, comece a fazer o calendário normal, seguindo todos os passos das dicas que deixo logo abaixo. Isso vai permitir que você tenha um entendimento muito mais profundo e consiga conectar diversas passagens diferentes.

Dicas para o estudo do evangelho de João

Tempo necessário: 30 minutos

Estes são os passos diários que eu recomendo que você siga para realizar o estudo do evangelho de João. Muitos deles você poderá fazer para qualquer livro da bíblia que for estudar:

  1. Ore pedindo a direção de Deus

    A oração é um passo fundamental no estudo da Palavra. Sem oração podemos fazer uma interpretação mais rasa da Palavra.

  2. Leia o capítulo ou os capítulos do dia em sua bíblia (dependendo do calendário que você escolheu)

    Após ter escolhido qual calendário seguir, fique firme com este calendário e priorize a leitura da Palavra. Minha dica pessoal é que você siga estes passos pela manhã, antes de se envolver com outras atividades do seu dia-a-dia.

  3. Veja o vídeo referente ao capítulo na nossa playlist com o estudo do evangelho de João

    Assista o vídeo do estudo do evangelho de João do capítulo que você leu hoje. Os vídeos não são longos e ajudam a dar um entendimento mais aprofundado do que você leu. Milhares e milhares de pessoas estão seguindo os vídeos para entender melhor este estudo do evangelho de João.

  4. Deixe um comentário no vídeo com suas dúvidas ou com a reflexão que você fez. Isso é importante para ajudar a fixar o conteúdo e para que outras pessoas aprendam com você

    Parece algo simples, mas é um reforço importante do conteúdo que você acabou de estudar. Quando você escreve sobre aquilo que estudou, o conteúdo fica mais vivo em sua mente e você vai lembrar dele por mais tempo. Por isso, minha sugestão é que você sempre deixe um comentário nos vídeos do estudo do evangelho de João ou no post do capítulo aqui no blog.

  5. Se você gostar do vídeo, deixe o seu like, não custa nada e ajuda outras pessoas a descobrirem esse estudo de Provérbios

    Essa parte é simples. Você, sem gastar nada, pode ajudar outras pessoas a conhecerem os vídeos do estudo do evangelho de João. Ajuda as pessoas, ajuda o canal e é parte do evangelismo diário.

  6. Faça anotações pessoais sobre o que o Espírito Santo colocou em seu coração e o que você aprendeu com o capítulo

    Anotar num caderno ou num aplicativo de notas pessoais as coisas que você aprendeu e as reflexões mais pessoais que fez, também vai lhe ajudar a manter este conteúdo vivo.

  7. Anote um versículo para lembrar-se sempre. O livro de João tem ótimos versículos para você decorar

    Essa parte também é muito importante. Caso você queira decorar versículos bíblicos e ter uma ideia do que acontece em todo o livro evangelho de João, anote um versículo bíblico para decorar.

  8. Ore agradecendo a Deus pelas reflexões que Ele trouxe ao seu coração.

    Não se esqueça de, ao final do estudo do dia, orar agradecendo a Deus pela oportunidade e por tudo o que Ele lhe ensinou.

VERSÍCULOS PARA GUARDAR

O evangelho de João possui muitos versículos que devemos guardar com especial atenção, mas reunimos aqui alguns que consideramos os principais:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

João 1:1

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

João 3:16

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”

João 6:35

“E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”

João 8:10,11

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

João 10:10

“E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.”

João 11:4

Vídeos do estudo do Evangelho de João

Textos do estudo do Evangelho de João

Temos também todos os textos do estudo do Evangelho de João, onde você pode aprofundar o seu conhecimento nesse maravilhosi livro da Bíblia.

Está com alguma dúvida?

Se você estiver com qualquer dúvida sobre o livro de João, sem problemas, basta deixar o seu comentário aqui que eu terei o maior prazer em respondê-lo.

Deixe um comentário