Estudo do Evangelho de João 21

Chegamos ao final de mais um livro! Desta vez finalizamos o livro de João! Caso ainda não saiba, nós também já temos outros estudos bíblicos completos: dos livros de Provérbios e de Eclesiastes.

Este capítulo marca as últimas palavras do apóstolo João para nós neste evangelho. Veremos os seguintes eventos acontecendo neste capítulo:

  • Jesus se manifesta aos discípulos pela terceira vez (1 a 14)
  • Jesus questiona Pedro (15 a 17)
  • A conversa de Pedro com Jesus (18 a 23)
  • Palavras finais (24 e 25)

Ao final do post, deixo um desafio para você.

Quem reconhece Jesus

“Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica e lançou-se ao mar.”

João 21:7

Note que neste último capítulo vemos que quem reconhece Jesus é o apóstolo João. Com isso fico me perguntando o que é que ele tinha de tão especial?

Vamos nos lembrar de algumas passagens:

  • Em João 13, ele estava reclinado ao peito de Jesus
  • Em João 18, ele entrou com Jesus no sinédrio
  • Em João 19, ele estava presente na crucificação
  • Em João 20, ele é quem primeiro chega ao sepulcro

Note que estas não são todas as passagens onde João se mostra diferenciado, apenas algumas delas. Refletindo sobre este papel especial de João, chego à conclusão de que ele reconheceu Jesus por um motivo muito simples: ele estava sempre perto, ele conhecia Jesus de maneira mais próxima.

Ele fez uma escolha, ao longo do seu tempo com Jesus que fez toda a diferença: estar sempre o mais próximo possível. Não era apenas estar por perto e ouvir os ensinamentos. Era estar onde Jesus estava, todo o tempo que fosse possível, absorver o máximo possível.

Isso me lembra dessa passagem:

“E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.”

João 10:4

João era um exemplo destas ovelhas: ele conhecia a voz de Jesus.

Muitas vezes nós reclamamos de não ouvir a Deus, de não estarmos sensíveis à sua voz. Seguindo o exemplo de João me pergunto: será que estamos fazendo de tudo para estarmos próximos ao Pai? Ou será que estamos nos distraindo, focando em outras coisas?

João conhecia a voz de Jesus pois escolheu estar próximo. Ele esteve próximo quando estava tudo bem e quando tudo parecia perdido. Ele não desistiu.

Se queremos reconhecer a voz do pastor, precisamos saber distingui-la no meio de tantas outras vozes. Para isso é necessário estamos próximos sempre que possível.

Pedro, tu me amas?

“depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João 21:15-17

Esta passagem é muito interessante pois vemos várias interpretações sobre ela. Algumas pessoas olham para o fato de Jesus ter perguntado 3 vezes e Pedro tê-lo negado o mesmo número de vezes. Outras pessoas analisam mais o fato de Pedro ter ficado triste ou o pedido de Jesus para que Pedro fosse perseverante em apascentar as ovelhas. Eu quero olhar por um outro prisma.

Jesus faz três perguntas para Pedro:

  • Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?
  • Simão, filho de Jonas, amas-me?
  • Simão, filho de Jonas, amas-me?

Pedro responde das seguintes formas:

  • Sim, Senhor, tu sabes que te amo
  • Sim, Senhor, tu sabes que te amo
  • Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo

Para compreender as perguntas Jesus e as respostas de Pedro, precisamos nos lembrar que, no grego, temos algumas palavras diferentes para o que traduzimos por amor. Vamos nos lembrar de duas delas:

  • Ágape: amar incondicional, como o de Deus pelos homens, o amor que não busca o próprio interesse
  • Phileo: amor demonstrado pelos amigos e parentes, gostar, ter afeição

A conversa de Jesus com Pedro se segue mais ou menos dessa forma:

  • Jesus: Simãom, filho de Jonas, ágape mais do que estes?
  • Pedro: Sim, Senhor, tu sabes que te phileo
  • Jesus: Simão, filho de Jonas, ágape-me?
  • Pedro: Sim, Senhor, tu sabes que te phileo
  • Jesus: Simão, filho de Jonas, phileo-me?
  • Pedro: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te phileo

Note como Pedro reluta em dizer para Cristo que ele tem um amor mais intenso e incondicional por Cristo. Ao fim, Jesus muda a pergunta feita para Pedro.

Aqui existem várias especulações sobre o motivo de Pedro ter ficado triste. O fato que temos é que ele relutou em assumir um amor ágape por Cristo.

Para nós, o que fica é: precisamos decidir qual será o amor que teremos por Cristo. Nós seremos aqueles que simpatizam com Ele, que gostam das Suas palavras, mas que não nos comprometemos? Ou nós não teremos limites para o amor que sentimos por Ele? Enfrentaremos tudo e todos por esse amor? Ou abriremos mão desse amor quando as coisas ficarem difíceis?

Palavras finais

Ai final, João diz:

“Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.” João 21:24,25

Aqui vemos que João foi uma testemunha ocular de tudo o que relatou, e isso é muito importante para nós, pois é a confirmação de tudo o que está escrito realmente aconteceu.

Além disso, João afirma que Jesus fez muito mais coisas e que, se fosse ser relatado tudo, o mundo não seria suficiente para tantos livros. A reflexão final que fica é: o que Jesus fez por nós? Ele fez tudo e muito mais do que jamais conseguiremos relatar.

Que hoje seja um dia de gratidão por entendermos que Ele fez tudo e que nós conseguimos terminar o estudo de mais um livro da Palavra.

Desafio

O desafio deste capítulo é: comente abaixo qual a passagem do livro de João que mais tocou a sua vida. A regra é: não vale dizer que é João 3:16, escolha alguma outra passagem e comente o motivo dela ser tão importante para você!

E bora para o próximo estudo bíblico.


❗ Você sabia? ❗

Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

14 comentários em “Estudo do Evangelho de João 21”

  1. comente o motivo dela ser tão importante para você!

    Eu amo a restauração de Pedro, e o encontro com a Mulher Samaritana, a meu ver são os melhores aprendizados sobre Amor, Perdão, reconciliação e Salvação.

    Responder
  2. Bah, André estes estudos tem abençoado muito a minha vida!! E a passagem que eu mais acho linda é a de João 20:16, acho muito linda a forma que Jesus chama a Maria.

    Responder
  3. Amo a passagem sobre Jesus questionando Pedro sobre o amor, mim comparo a Pedro, wuandk em momentos difíceis Deus mim capacita a dizer.”tu sabes de tudo, sabes que te Agape”

    Responder
  4. minha passagem preferida é sobre o capitulo 01 que fala sobre Jesus ser o verbo vivo que fez carne e que habitou entre nos em graça e em verdade. E que veio pra os seus mas os seus não receberam.

    Responder
  5. Eu gosto de praticamente de todas as passagens, gosto da passagem de João 16, gosto da passagem de quando a Maria foi ao sepulcro pensa que Jesus é o jardineiro e quando Ele a chama Maria eu fico imaginando a voz doce dele falando o nome dela e como foi a alegria dela…
    Mas a que eu gosto muito é João 17:20 ” E não rogo somente por estes, mas também por todos aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”.
    Jesus está orando por ele, pelos discípulos e ora por nós também, todos os crentes, que crêem na palavra, mas promessas, nos testemunhos dos profetas e discípulos usados por Deus e pelo Espírito Santo deixadas e que foram escritas na Bíblia que só Jesus é o caminho que nos leva ao Pai, antes mesmo de nós existirmos Ele orou por nós. Quão grande é o seu amor e misericórdia por nós. A Ele toda honra, glória e louvor. Amém

    Responder
  6. João 7:38-39
    “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crer em mim ”
    Acho MT lindo !!!! Pois nós que temos o Espírito Santo em nós, podemos sentir essa unção e tanto amor de Jesus sobre nossas vidas.

    Responder
  7. A Paz de Cristo nosso Senhor, André
    é o primeiro estudo que faço da Bíblia, e gostei de ter acompanhado através do seu canal e blog, me auxilio muito, grato a Deus por sua vida
    Por isso quero aqui deixa a passagem que não saiu da minha mente até o momento, que é o da mulher adúltera, que Jesus diz não nos condena, mais sim nos da vida em abundância.
    eu tive uma lição para me que não devemos julgar e condenar ninguém, pois somos pecadores igualmente. não somos digno de julgar ninguém.
    que Deus lhe abençoe, A Paz

    Responder
    • Parabéns por ter feito o estudo e por chegar até aqui.

      Realmente essa é uma das passagens mais lindas que temos no livro.

      Deus abençoe!

      Responder

Deixe um comentário