Estudo do Evangelho de João 1

Estamos começando mais um estudo bíblico aqui no canal, desta vez vamos falar sobre o Evangelho de João!

Eu sempre quis fazer um comentário um pouco mais longo sobre esse livro, que eu acredito ser um livro pelo qual as pessoas deveriam começar a ler a bíblia.

Aliás, se você ainda não viu, veja o nosso post com dicas sobre ler a bíblia.

Introdução do livro

Este evangelho foi escrito, acredita-se de forma mais costumeira, pelo apóstolo João. Ao que tudo indica, ele se dedicou à escrita desse livro, já no final da sua vida, após o acontecimento de todos os eventos que ele relata.

É um evangelho com o propósito de mostrar a divindade de Cristo. Nele veremos vários relatos de João apresentando Cristo como Deus, e não como um homem comum.

Esse entendimento é especialmente importante para as pessoas que duvidavam e que duvidam da divindade de Jesus, considerando-o apenas como um profeta ou como um mestre. Ele é apresentado como o Cristo, o filho unigênito do Deus vivo, não apenas um homem.

Mais da metade do evangelho de João é dedicada a eventos da vida de Jesus durante os seus últimos dias. Nisso, e em outros diversos aspectos, este é um evangelho diferente dos outros três.

Alguns relatos são encontrados apenas nesse evangelho e ficaram de fora dos outros. Alguns, na minha opinião, muito importantes, como a conversa com a mulher samaritana, em João 4. Além disso, dos 8 milagres relatados por João neste livro, seis são exclusivos deste evangelho.

Alguns estudiosos acreditam que cada capítulo deste evangelho de João apresenta Cristo de uma maneira diferente.

Sinais, não milagres

Um outro ponto interessante deste evangelho é que João não apresenta os milagres como milagres, mas como “sinais”. Algumas pessoas acreditam que a escolha desta palavra para descrever os milagres de Cristo tenha sido para que tenhamos em mente que tudo o Cristo fez aponta para o Reino vindouro. Um sinal do Reino como será.

A palavra utilizada por João no grego é σημεῖον (semeion), que significa, entre outras coisas, os milagres e prodígios pelos quais Deus confirma as pessoas enviadas por Ele. “Sinal” é uma ótima tradução para esta Palavra. Isso demonstra como João escolheu bem as suas palavras para descrever Jesus.

Análises detalhadas de João 1

O capítulo 1 do evangelho de João pode se dividir, de maneira muito sucinta nestas partes:

  • 1 a 8: A divindade de Jesus
  • 9 a 14: Jesus é a luz para todas as pessoas
  • 15 a 34: Os testemunhos de João Batista
  • 35 a 42: Chamado de André e Pedro
  • 43 a 52: Chamado de Filipe e Natanael

Como já escrevi anteriormente sobre este primeiro capítulo de João, peço que você leia e medite nestes textos para entender melhor sobre o assunto:

  1. Cristo é a solução para os nossos problemas
  2. João Batista apresenta a Cristo
  3. Filhos e filhas de Deus

Conforme eu for criando mais conteúdo sobre esse livro, vou atualizando esse post.

Deixe um comentário