Mulher lendo a bibila

Estudo de Atos 12

No estudo de Atos 12 vemos a continuação da perseguição da igreja, dessa vez através do Rei e as consequências desta perseguição. É um capítulo que fala muito conosco sobre fé e o agir de Deus.

Veremos os seguintes acontecimentos neste capítulo:

  • Herodes mata Tiago (1 e 2)
  • Pedro é preso e a igreja intercede (3 a 5)
  • O anjo liberta Pedro (6 a 11)
  • Pedro se encontra com a igreja (12 a 17)
  • Herodes mata os guardas (18 e 19)
  • A morte de Herodes (20 a 23)
  • Barnabé e Saulo voltam para Antioquia (24 e 25)

Vamos analisar, como de costume, alguns pontos deste capítulo.

VÍDEO DO ESTUDO DE ATOS 12

Quem é Herodes?

“Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar;
e matou à espada Tiago, irmão de João.”

Atos 12:1,2

Este Herodes foi o terceiro de quatro reis de Israel que se sucederam no trono. Vale lembrar aqui que, no passado, Israel era uma nação Teocrática. Isso muda quando o povo pede por um rei, em 1 Samuel 8, no Velho Testamento. Daí em diante, uma série de reis se sucederam no trono, até que Roma, em 63 a.C., domina sobre a nação de Israel e passa a escolher quem seriam os reis daquele povo.

Em 40 a.C. o senado romano escolhe Herodes, o grande, como Rei da nação de Israel. Este foi o Herodes que matou as crianças quando Jesus tinha cerca de dois anos. Ele tinha medo de perder o trono para o novo Rei do judeus, que havia nascido. Vemos esta história acontecendo em Mateus 2.

Após este primeiro Herodes, vemos ascender ao poder Herodes Arquelau (citado apenas 1 vez na Palavra) e, após ele, Herodes Antipas, também por decisão Romana. Herodes Antipas não chegou a obter o título de Rei. Conhecemos a história dele pois foi o responsável pela decapitação de João Batista.

O terceiro Herodes a assumir o poder foi Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande. A este, Roma deu o título de Rei sobre a nação de Israel. Este é o Herodes que vemos matar Tiago e prender Pedro.

Quando ele manda matar Tiago, percebe que o povo judeu se agrada da decisão e então ele decide continuar a sua perseguição contra os cristãos, mandando prender também a Pedro, com a intenção de matá-lo.

A importância de entendermos quem é quem dentre estes Herodes é para não interpretarmos incorretamente as escrituras. Vemos um Herodes perseguindo e assassinando bebês em Mateus 2, outro assassinando João Batista e um terceiro a Tiago. Não podemos achar que são a mesma pessoa, mas podemos concluir que todos eles perseguiram, de uma forma ou de outra, os cristãos.

A intercessão da igreja

Quando Pedro é preso, lemos na Palavra que a igreja orava por ele:

“Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.”

Atos 12:5

Orar pelos nossos irmãos que estão numa situação de necessidade, é algo que toda a igreja deve fazer. Muitas vezes nos vemos numa situação onde não podemos ajudar de outra forma, se não através da oração. Esta era a situação da igreja quando Pedro foi preso. Não havia nada que aquelas pessoas pudessem fazer, se não orar.

Vale notar ainda que eles oravam continuamente, ou seja, de maneira ininterrupta, por Pedro. Esse deve ser um exemplo para nós. Algumas situações vão exigir perseverança na oração. São situações que não vão se resolver rapidamente, que não serão atendidas no momento em que esperamos. Lembro-me de orar por anos e anos por algumas situações com outras pessoas, antes delas se resolverem.

Independente do tempo que leve, devemos perseverar na oração. Seja pela cura de alguém, pela conversão de uma pessoa, pelos nossos filhos, igreja, o que for. Algumas situações simplesmente precisam de oração contínua.

Então o anjo vai até Pedro, liberta-o da prisão, e ele decide ir até a casa de Maria, mãe de João, onde a igreja está reunida. Nos versos 14 a 16, lemos o seguinte:

“E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta. E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo. Mas Pedro perseverava em bater, e, quando abriram, viram-no e se espantaram.”

Atos 12:14-16

Eu acho interessante notar que, ao mesmo tempo em que a igreja se reunia para orar por Pedro, quando a oração é atendida, eles ficam espantados.

Devemos orar confiando que nossas orações serão atendidas, sabendo que a vontade de Deus vai se cumprir. O fato deles terem se espantado de Pedro ter aparecido ali, até mesmo duvidando de Rode, me leva a crer que eles não estavam esperando serem atendidos.

Isso é algo que acontece quando estamos orando há algum tempo por alguma situação específica: o tempo passa e a nossa esperança de aquilo vai acontecer começa a diminuir.

Nesse momento, devemos lembrar do seguinte texto:

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.”

Tiago 1:6,7

A morte de Herodes

No fim do capítulo, lemos sobre a morte de Herodes:

“E, num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes dirigiu a palavra. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem! No mesmo instante, feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus; e, comido de bichos, expirou.”

Atos 12:21-23

Era comum para algumas posições no império Romano, as pessoas serem consideradas como deuses. Isso acontecia, por exemplo, com o César, que era tratado por muitos como um tipo de deus.

Quando o rei do povo judeu ouve o povo dizer “voz de Deus, e não de homem” e não dá glória a Deus, é ferido pelo anjo e morre.

Existem várias lições muito importantes aqui. Uma delas é: devemos sempre nos lembrar do nosso lugar em relação a Deus. Nós somos criaturas, não somos o Criador. Nós somos filhos, não somos o Pai. Nós somos servos, não somos o Senhor. Quando nos esquecemos disso, quando o nosso ego infla e passamos a nos considerar mais do que realmente somos, podemos cair no mesmo erro de não dar a glória a Deus pelas coisas que acontecem conosco.

Desafio do capítulo

O desafio do capítulo de hoje é para que você deixe o seu comentário sobre uma situação em que você orou e recebeu a resposta, como aconteceu com a igreja aqui neste capítulo. Quando damos testemunho daquilo que Deus fez em nossas vidas, estamos edificando a igreja!


Comments

35 respostas para “Estudo de Atos 12”

  1. Avatar de Wellington Franklin
    Wellington Franklin

    Eu creio no poder da Oração.Pois , a Oração é um dos momentos mais sobrime da vida da igreja em todos os momentos da vida. Infelizmente poucos intendem ou se quer procuram compreender que é através da Oração que nos aproximamos de Deus , e conseguimos mover as suas mãos em nosso favor e em favor da humanidade.Deus continue abençoando o trabalho das vossas mãos. Nunca pare de orar ,sua Oração têm Poder.

  2. Avatar de ELIANE PEREIRA BARBOZA
    ELIANE PEREIRA BARBOZA

    A oração tem poder, “a oração do justo pode muito em seus efeitos” e quando temos um oração atendida de algo que é impossível aos nossos olhos ficamos espantados e regozijados, e a libertação do meu irmão das drogas é uma oração atendida pelo Senhor. Sou grata.

  3. Avatar de João Barcellos
    João Barcellos

    Graça e Paz!!!

    Em 2008 casei em Satidade, tudo dentro dos padrões estabelecidos pela palavra.
    Nosso sonho era deixar vir os filhos depois de 5 anos de casado, porém, quando fizemos 3 anos de casado recebemos a notícia que minha esposa, aos 23 anos, tinha entrado na menopausa precoce e tinha falência dos ovários.
    Nosso mundo desabou, pois junto com o diagnóstico da doença veio a notícia que não poderíamos ser pais.
    Houve um sentimento ruim, por que Deus permitiu isso, fizemos tudo certo, tudo de acordo com os ensinamentos.
    Fomos desafiados a orar e confiar, FOI MUITO DIFÍCIL, porém, mantivemos a nossa fé em Deus.
    Uma mulher de Deus, em um culto que participamos, teve uma visão espiritual:
    “Vi vc apresentando uma criança, era um menino, muito cabeludo, ao lado vi ima criança em um carrinho, estava com uma chupeta rosa, era sua filha. Deus manda te dizer que vc vai ter 2 filhos, a primeira uma menina e o segundo o menino.”
    Intensificamos as orações, pois todos os médicos que íamos davam o mesmo diagnóstico, “menopausa precoce e falência dos ovários.
    4 Meses depois da visão minha esposa engravidou, contrariando todos os diagnósticos médicos e 5 anos depois, AGORA CONSAGRADO A PASTOR, apresentei meu filho(com as mesmas características da visão, muito cabeludo).
    Hoje os meus milagres tem 8 anos a menina e 3 anos o menino.
    Minhas orações foram respondidas!!!!!

    1. GLÓRIA A DEUS!!! Que belo testemunho

    2. Avatar de robson
      robson

      glória a Deus! maravilhoso testemunho.

    3. Avatar de Willian
      Willian

      Glória Deus

      Nessa Passagem aprendemos 4 pilares Fundamentais pra vida do Crente
      Confiar, orar sem cessar, descansar e atitude.

      1. Glória a Deus! Muito bem colocado.

  4. Avatar de Lucilene Alves Pereira da Silva
    Lucilene Alves Pereira da Silva

    Creio no poder de Deus.para minha vida
    Eu chamei senhor no leito de morte senhor me ouvir..
    Meu clamor
    Deus e bom tempo todo em nossa vida
    Vivo nessa terra por amor adeus pois já passei por tantas dores que só amor Deus sobre minha vida para mim está aqui para contar essa história…
    Louvado seja Deus 🙏🏿

    1. Glória a Deus!

  5. Avatar de Luiza
    Luiza

    Agradeço a Deus te por esse estudo, muito edificante.
    A oração é o momento íntimo que temos com nosso Pai poderoso, e através dela não temos apenas as respostas para nossas petições, temos a comunhão com Deus, que é o mais um importante, temos uma ligação mais forte . E com perseverança em oração e ação de graças o clamor chegará ao trono e na hora certa segunda a vontade de Deus seremos atendidos. Nosso trabalho é orar sem cessar confiando e esperar sem duvidar no agir de nosso Senhor.
    Amém.
    Deus os abençoe.

    1. Glória a Deus! Amém!

  6. Avatar de Renata
    Renata

    A paz !
    Estava vivenciando um momento muito difícil em minha vida com minha família… parecia não termos saída, eu e meu esposo desempregados, morando de favor na casa de parente, passando por algumas vezes situações humilhantes!
    Me esposo com quase dez anos de carteira como porteiro não arrumava nada no seu ramo, só bico, e as vezes oportunidades passageiras!
    Foi uma fase muito difícil, então busquei a Deus com todo meu fervor, em oração, buscando na Igreja, lendo a Palavra e detalhe, não era Batizada e nem era evangélica, mas conhecia sim o meu Deus e sempre tive muita fé!
    Até que um dia meu esposo após alguns contatos o Senhor nos abençoou com uma nova porta que foi aberta ! Muito maior do que imaginávamos ou pedíamos!!
    O Senhor Nosso Pai foi muito grandioso e generoso com minha família ( obrigada Senhor 🙌).
    Passamos pela luta, pelas dificuldades, mas o Senhor srmpre esteve conosco! Eu creio que Ele ainda tem coisas grandes para fazer em nossa casa !
    Hoje sou batizada pela graça do Espírito Santo e a misericórdia bdo Senhor Jesus Cristo!!
    Glórias a Deus todo poderoso!!!

    1. Amém! Glória a Deus pelo testemunho!

  7. Avatar de Maria do socorro
    Maria do socorro

    Apaz do Senhor
    Eu passei um situação muito difícil no meu casamento há situação q Deus tira pra lhe dá livramento foi que Deus fez ele me deu livramento, e tem muitos tem testemunhos
    Socorro J.P 11/1/22
    Soc

  8. Avatar de Beatriz Viotto
    Beatriz Viotto

    Ao ler essa passagem e o entendimento de vocês aqui no JC, vejo Deus respondendo minhas orações sobre preservar em oração sobre a vida daqueles que precisam de salvação. Eu achava que incomodaria a Deus pedir todos os dias para que minha família e pessoas próximas de mim fossem alcançadas mas Ele acaba de me responder que devo persistir e Ele irá alcançar no tempo dEle.
    Glória a Deus pq Ele é bom o tempo todo!

    1. Aleluia! Glórias a Deus!

  9. Avatar de Edgard
    Edgard

    Em minhas orações uma das coisas que peço é q eu reflita a luz do espírito Santo e q as pessoas olhem pra min e vejam como Deus é misericordioso. Ou seja quero ser um discípulo de Jesus dentro das minhas condições… Outro dia veio um rapaz entregar a compra aqui em casa e me disse assim: quando vc chega no mercado me dá uma paz tão grande… Eu disse pra ele duas coisas: não sou eu, essa paz é de Jesus sou apenas instrumento e segundo ele ouve minhas orações… Deus maravilhoso.

  10. Avatar de Waldir Bitar França
    Waldir Bitar França

    A oração e o modo mais facil para falar com Deus, Ele não dispensa uma oração, ainda mais quando se tem um coração aquebrantado.

  11. Tenho um filho autista hoje com 15 anos.o grau de transtorno dele é severo.eu tomava pílula a muito anos devido os efeitos colaterais deixem de tomar.e por um acidente pensei que estava grávida,pedi muito a Deus pra que exame desse negativo.pois só ele sabe das minhas condições.exatamente deu negativo.ate agora estou agradecendo.

  12. Avatar de Luzinete de Oliveira Pereira dos Santos
    Luzinete de Oliveira Pereira dos Santos

    Boa noite gostei muito desse texto

    1. Glória a Deus!

  13. Avatar de Nazidir Silva
    Nazidir Silva

    Lembro- me dê uma certa Madrugada onde Deus me despertou para orar o meu coração acelerado orei sem,nem saber por quem estava orando ,e no dia seguinte fiquei sabendo de jovem que naquela madrugada estava amarrado e preste a morrer ,mas no momento em que eu orava Deus preparou uma viatura que passou naquele lugar e os algoves correram e o jovem foi liberto .
    Aparti daí entendi que é muito importante orar uns pelos outros
    Glória Deus.

  14. Paz a todos
    Em certa vez meu esposo se encontrava desempregado, morávamos de aluguel e a casa onde estava morando não caia água, onde dificultava mais ainda na situação que estávamos… Não tinha como alugar outra casa pois não tínhamos o dinheiro, até que fiz uma oração pedido a Deus que conseguisse uma casa, e dei detalhes de como queria que não faltasse água… Isso foi uma tarde, no outro dia minha tia me chamou para ver uma casa onde um amigo dela tinha indo em sua casa e ela perguntou se ele sabia de alguém alugando casa, por quer detalhe eu procurava casa sem ter condições de alugar, mais a fé sem obras é morta enfim, perguntei a ela que horas ele tinha indo em sua casa, ela disse o mesmo horário que estava orando e na minha oração eu disse Deus não mostre para ninguém que o Senhor é Deus na minha vida mas mostre para mim mesmo, aí formos olha a casa que por sinal tinha poço e não ia faltar água, mais eu não tinha o dinheiro e já tinha uma pessoa em minha frente, ele disse que baixaria para mim 50,00 do valor eu disse olha eu não tenho mais vou conseguir. Conseguimos o dinheiro e fui lavar a casa no outro, para nós mudar e quando de repente ele chegar o que né alugou a casa me chama em canto, colocar a mão no bolso e tirar o dinheiro que eu dei a ele e diz: toma, vc vai morar aqui e só vai me pagar o aluguel depois de dois meses, chorei muito, por que com aquele dinheiro paguei o que precisava ser banco e comprei alimento para a minha família e dentro desses dois meses Deus abriu a porta de emprego para meu esposo… Fiz questão de detalha por que sei que pode edificar a vida de alguém, Deus é fiel e poderoso Ele cuida dos seus

    1. Glória a Deus!!! Que belo testemunho! Deus é bom o tempo todo!

  15. Avatar de Missionária Cleide Cleidinha
    Missionária Cleide Cleidinha

    Muito bom esse estudo, glórias a Deus :)

    1. Glória a Deus! Muito obrigado pelo comentário!

  16. […] Agripa era Herodes Agripa II, isso te lembra algo? No estudo de Atos 12 apresentei para vocês os 3 Herodes que vimos até então no novo testamento. Este é o quinto rei […]

  17. Avatar de Edinalva Auxiliadora Marques
    Edinalva Auxiliadora Marques

    Amém. Glòria a Deus! Que texto maravilhoso. Eu não sabia que havia 3 Herodes na biblia. Jesus é o nosso único Deus! Ja recebi inumeros milagres através das orações,jejuns e votos, nem dá para contar! Mas em 2019 , descobri que estava com um CA( câncer máligno raro). E iniciei o tratamento em 2020. Eu professora alfabetizadora, agora aos olhos médicos,humanos poderia ter que fazer uma cirurgia na lingua que iria tira_ la toda ou quase toda, então eu ja orava e so intensifiquei as orações pela madrugada, de joelhos no banheiro, a fala não saia direito,muita salivação, minha irmã, minhas noras, meus filhos,netos orando, fiz 33 sessções de radioterapia na região do pescoço, fiz 5 seções de qumioterapia, passei de dezembro a abril sentindo muita dor na boca, quanto mais eu orava mais doia, nenhum medicamento passava a dor, mas em nenhum momento eu desisti ou duvidei, pediram os exames pré cirùrgicos eu fiz todo, faltando uma semanan, eu estava a tarde deitada, e ouvi uma voz orando por mim, parecendo que vinha de algum aparelho ligado, eu me levantei conferi, nao tinha nada ligado, sai lá fora, minha neta,minha nora estavam sentadas,perguntei se estavam ouvindo alguma pregação,tudo silencio, eu voltei para o quarto e continuei ouvindo a oração,ajoelhei,fechei meus olhos e comeicei dar gloria a Deus, dizer : Senhor eu recebo o meu milagre. Nao senti mais doŕes, chegando ao hospital os exames mostraram que não havia mais nenhum nòdulo,sò a cicatriz. Para honra e glòria do Senhor Jesus fui curada. Ja voltei a trabalhar readaptada de função, mas até ja substituo professores, minha fala esta 90% recuperada, ja alimento normal, não há nenhum ferimento na boca, nem metártase, continuo fazendo acompanhamento, mas o Senhor Jesus é o médico dos médicos. E olha eu nunca fiquei um sò dia internada,nem tive náuseas,nem cai cabelo, nem deixei de realizar minhas atividades domesticas, nunca me deitei pensando que tinha câncer,que ia morrer, e sei que o CÂNCER, não veio para me matar, vei para me abençoar. Deus trabalha da forma dele. É sòcrermos,fazer a vontade dele, é na fraqueza que nos faz forte. Amém.

    1. Glória a Deus!!!! Que belíssimo testemunho!

  18. AMÉM EU ESTAVA ORANDO A DEUS PARA QUE ABRISSE AS PORTAS DE EMPREGO PRO MEU PAI É ELE ABRIU MAIS AGORA POR ENQUANTO MEU PAI ESTÁ DESEMPREGADO MAIS CREIO NO NOME DO SENHOR JESUS QUE DEUS VAI ABRIR AS PORTAS DE EMPREGO PORQUE A PORTA QUE ELE ABRE NINGUÉM FECHA É A PORTA QUE ELE FECHA NINGUÉM ABRE É EU CREIO QUE EM NOME DO NOSSO SENHOR JESUS DEUS NOSSO PAI VAI ME AJUDAR A REALIZAR MEU SEGUNDO MAIOR SONHO MEU SEGUNDO MAIOR GRNADE SONHO DE ME TORNAR UM GRANDE JOGADOR DE FUTEBOL O MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL DO MUNDO AMÉM ASSIM EU CREIO AINDA QUE DUVIDEM MAIS EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE É QUE EU POSSO CRER NO AMANHÃ PERMANEÇO EM ORAÇÃO AMÉM

    1. Deus abençoe!

  19. Orei por uma vaga na escola para meu primo pela manhã, e ele conseguiu Graças a Deus ir pra manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *