Estudo de Atos 27

Em Atos 27 vemos uma parte da viagem de Paulo até Roma. Esse é o caminho que ele fez de Cesareia até Roma após ter apelado para César.

Neste capítulo veremos os seguintes eventos acontecendo:

  • Caminho até Sidom (1 a 3)
  • Mirra e a troca de navio (4 a 6)
  • A difícil navegação até Bons Portos (7 e 8)
  • O conselho de Paulo e a opinião do mestre (9 a 14)
  • Problemas graves na navegação (15 a 20)
  • Deus fala com Paulo (21 a 26)
  • O navio se aproxima da terra e alguns tentam fugir (27 a 32)
  • Paulo pede que todos comam (33 a 38)
  • Os tripulantes chegam a Malta, perdem o navio (39 a 44)

Este é um capítulo com muitos acontecimentos. Vamos olhar para alguns deles aqui neste estudo de Atos 27.

O caminho da viagem

Um dos pontos importantes de entendermos neste capítulo é o caminho percorrido por Paulo. Como ele passa por vários lugares, o mapa nos ajuda a entender. Neste capítulo ele vai de Cesareia até Malta. A parte do trajeto que está cheia de curvas é a parte onde eles tiveram problemas de navegação, entre Bons Portos e Malta.

Nesta viagem, como podemos entender através do início do capítulo, Paulo estava sendo acompanhado de Lucas e Aristarco. Este Aristarco é o que, em Éfeso, foi arrastado para dentro do teatro com outro companheiro de Paulo por conta da confusão. Ao que tudo indica, como vemos em Fm 1:24, Aristarco acompanhou Paulo em algumas de suas viagens e esteve Preso com ele por um tempo.

Deus protege Paulo

Um ponto interessante que temos nesse capítulo é que podemos notar como Deus protegeu Paulo em diferentes situações. Primeiro com Júlio, tratando-o com respeito:

“E chegamos no dia seguinte a Sidom, e Júlio, tratando Paulo humanamente, lhe permitiu ir ver os amigos, para que cuidassem dele.”

Atos 27:3

Ao final do capítulo com o centurião da outra embarcação que impediu os soldados de matarem todos os prisioneiros:

“Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, lhes estorvou este intento; e mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar e se salvassem em terra;”

Atos 27:43

Deus cuida dos seus filhos. Independente da situação onde estamos, dos problemas que enfrentamos, Deus cuida de nós. Eu conheço, acredito que você também conheça, muitas pessoas que têm testemunhos poderosos sobre a proteção de Deus.

O que aprendo aqui é que Deus não vai nos desamparar nunca, Ele não vai nos esquecer nem deixar desprotegidos.

Deus fala com Paulo

Também vemos neste capítulo que Deus fala com Paulo que ele iria ser apresentado a César em Roma:

“Porque, esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,
dizendo: Paulo, não temas! Importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.”

Atos 27:23,24

Eu penso que é muito interessante notar que em alguns momentos Paulo enfrentou as dificuldades sem que Deus falasse com ele e, em outros momentos, como esse, vemos Deus falando com Paulo.

O que aprendo com isso é que Deus nos conhece e sabe quais são os momentos onde precisamos ouvir a Sua voz com clareza e quais são os momentos onde nós poderemos caminhar com nossas próprias forças. Ele não nos desampara e nos supre as energias e esperanças quando precisamos.

Penso com isso que, se estamos passando por um momento difícil, se estamos passando por uma fase complicada na vida e não estamos ouvindo a voz de Deus, é porque ainda temos forças para continuar e para vencer. Deus nos ajuda quando precisamos, não quando achamos que precisamos.

Desafio capítulo

O desafio deste capítulo é comentar aqui outros momentos onde Deus falou com alguém na Palavra. Essa é fácil vai…

Deixe um comentário