Estudo de Atos dos Apóstolos

Nesse estudo de Atos dos apóstolos, veremos que este livro conta a história da ressurreição de Cristo e dos primeiros anos da igreja primitiva. Parte de sua narrativa nos apresenta o que o Espírito Santo fez através das vidas de Pedro, Paulo e de outras pessoas.

Certamente é um livro que nos traz muitos ensinamentos importantes, que vão mudar nossas vidas.

Informações sobre o livro de Atos dos Apóstolos

Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos?

O autor do livro de Atos dos Apóstolos é Lucas, o médico amado, que também escreveu o Evangelho de Lucas. O livro de Atos, na realidade, é como uma obra só com o Evangelho de Lucas, sendo os dois endereçados a Teófilo.

Qual o tema principal de Atos dos Apóstolos?

O livro de Atos dos Apóstolo narra a história da igreja primitiva, contando os fatos desde a ascenção de Cristo até o momento onde Paulo fica preso em Roma, pregando o evangelho. Além disso este livro mostra como o evangelho passou do povo judeu para os gentios, o que é fundamental no entendimento da fé cristã. Assim, o tema principal é a história da igreja primitiva através dos atos do Espírito Santo, levando as boas novas do povo de Israel para os gentios.

Como se divide o livro de Atos dos Apóstolos?

O livro de Atos é comumente dividido entre dois períodos: o de missões locais e o de missões estrangeiras. O primeiro fala sobre tudo o que aconteceu com a igreja em Jerusalém, focando muito da narrativa em Pedro (capítulos 1 a 12). O segundo fala sobre as missões que acontecem após a dispersão, focando na vida de Paulo (capítulos 13 a 28).

Quando foi escrito o livro de Atos dos Apóstolos?

É difícil dar uma data precisa da escrita desse livro. Alguns teólogos acreditam que tenha sido escrito após a queda de Jerusalém, em 70 dC. Outros afirmam, baseando-se, por exemplo, no final abrupto do livro, que ele tenha sido escrito antes, pouco tempo antes do primeiro aprisionamento de Paulo em Roma, ou seja, por volta de 60 a 62 dC.

Qual o capítulo mais importante de Atos dos Apóstolos?

Aqui as opiniões se dividem. Em minha opinião, o capítulo mais importante de Atos dos Apóstolos é o capítulo 2, que narra o batismo da igreja no Espírito Santo.

Atos é um livro difícil de entender?

Não. Por se tratar de uma narrativa, Atos dos Apóstolos é um livro de fácil entendimento. Apesar de ser profundo e cheio de referências importantes ao Antigo Testamento, é um livro que pode ser lido facilmente por qualquer pessoa.

Quais cuidados devo ter ao interpretar o livro de Atos dos Apóstolos?

O livro de Atos é uma narrativa. Assim sendo, ele não se prende a nos mostrar o que é certo e o que é errado, mas sim em contar a história do que aconteceu. Por isso, um cuidado importante ao estudar este livro é entender que nem tudo o que lemos deve ser replicado. Um exemplo disso é o desentendimento que vemos entre Paulo e Barnabé. Apesar deles terem resolvido isso, aparentemente, de maneira saudável, não podemos achar que esse tipo de situação é a ideal.

Como fazer o estudo de Atos dos Apóstolos

Por ter 28 capítulos e ser um livro com muitas informações, a minha recomendação é que você faça o estudo de Atos em um mês. Estudando cada dia um capítulo, sendo o primeiro dia apenas para o contexto geral e o último dia para meditar na totalidade do que foi visto, você completará 30 dias de estudos nesse livro.

Se quiser, o estudo também pode ser feito em 2 semanas, estudando dois capítulos por dia, todos os dias. O investimento de tempo para realmente estudar este livro em apenas duas semanas é ligeiramente maior, mas igualmente recompensador.

  1. Ore pedindo direção do Espírito Santo. A oração é fundamental no entendimento da Palavra;
  2. Leia o capítulo do dia em sua bíblia. Se necessário, utilize mais de uma tradução da Palavra;
  3. Veja o vídeo referente ao capítulo na nossa playlist com o estudo de Atos dos Apóstolos;
  4. Deixe um comentário no vídeo com suas dúvidas ou com a reflexão que você fez. Isso vai lhe ajudar a guardar melhor o conteúdo estudado;
  5. Se você gostar do vídeo, deixe o seu like, não custa nada e ajuda outras pessoas a descobrirem esse estudo de Provérbios;
  6. Faça anotações pessoais sobre o que o Espírito Santo colocou em seu coração e o que você aprendeu. Estas anotações pessoais são diferentes das anotações que você fez no comentário do vídeo, e podem ser mais voltadas para como o que você leu se conecta com a sua vida;
  7. Anote um versículo para lembrar-se sempre. Existem alguns versículos poderosos no livro de Atos dos Apóstolos que você deveria levar para a sua vida!;
  8. Ore agradecendo a Deus pelas reflexões que Ele trouxe ao seu coração.

Caso tenha algum feedback sobre este método de estudos, deixe o seu comentário!

Versículos para guardar

Em Atos encontramos diversos versículos muito importantes, e abaixo segue uma lista dos que consideramos especialmente relevantes:

“E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.”

Atos 1:13,14

“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

Atos 2:4

“E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.”

Atos 9:4,5

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.”

Atos 10:34,35

“E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.”

Atos 12:7

“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

Atos 16:31

“disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.”

Atos 18:9-11

“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”

Atos 20:24

“E, na noite seguinte, apresentando-se lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo! Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.”

Atos 23:11

“Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.”

Atos 28:28

Vídeos do estudo de Atos dos Apóstolos

Esta playlist já está com os 28 vídeos do estudo completo de Atos dos Apóstolos. Siga o plano de estudos sugerido e assista os vídeos após ler o capítulo.

Textos do estudo de Atos

Além dos vídeos acima, temos também todos os textos deste estudo de Atos:

  • Estudo de Êxodo 30

    Neste estudo de Êxodo 30 veremos mais instruções de Deus sobre alguns utensílios do tabernáculo.

Como solucionar dúvidas

Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente ao estudo de Atos dos Apóstolos, basta você deixar o seu comentário.

Paz.