Diversos

Os 20 melhores versículos sobre dízimo

Os 20 melhores versículos sobre dízimo
Escrito por André

Hoje quero trazer os 20 melhores versículos sobre dízimo que estão na bíblia.

São versículos sobre dízimo que você pode utilizar no momento das ofertas durante o culto ou reunião de celebração de sua igreja. Estes 20 melhores versículos sobre dízimo estão divididos em 4 páginas neste post.

Se você conhece mais versículos sobre dízimo, não deixe de comentar.

Os 20 melhores versículos sobre dízimo

Versículos sobre dízimo – Parte 1

Apresento nesta página os primeiros cinco melhores versículos sobre dízimo que encontramos na bíblia.

1 – “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2 Coríntios 9:7)

2 – “Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos?’ Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. ‘Ponham-me à prova’, diz o Senhor dos Exércitos, ‘e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.” (Malaquias 3:8-10)

3 – “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” (Provérbios 11:24)

4 – “Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: ‘Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver’.” (Marcos 12:41-44)

5 – “Todos os dízimos da terra – seja dos cereais, seja das frutas – pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.” (Levítico 27:30)

Termos de busca para esta página: versículos sobre dízimo, versículos de dízimo, dízimo na bíblia, versiculos sobre dizimo, versículo sobre dízimo, versículo do dízimo, versículo bíblico sobre dízimo, versículo dízimo, dízimo versículo bíblia, o que a bíblia fala sobre dízimo, o dízimo é bíblico, dízimo, dizimar

Sobre o autor

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

666 Comentários

  • Para reflexão:

    Romanos 15.4 nos diz o seguinte:

    “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.”

    A expressão tudo não pode se referir também às contribuições?? O que vocês acham disso?

    • Olá João, obrigado pelo comentário.

      Acredito que essa passagem fale sobre tudo o que está escrito no velho testamento. Tudo o que foi escrito lá serve para nosso ensino, porém isso não significa que temos que levar tudo como se ainda fosse daquela maneira. A lei é um exemplo disso.

      Deus abençoe sua vida.

    • *A LEI DO DÍZIMO VIGORA, AGORA QUE JÁ PASSOU O CALVÁRIO?*
      Bom, nestes últimos dias, muitas questões e polêmicas tem se erguido quanto a quais *LEIS* o crente salvo em Cristo Jesus deve seguir. No que tange este assunto, vamos elucidar alguns pontos proeminentes a graça e favor de Deus, já que o 1° Pacto fora invalidado pelo pecado de desobediência do povo de Deus!
      Vejamos:
      *Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados*.
      Jeremias:31:31-34
      É de suma importância notar, que a invalidação do Pacto não ocorreu por parte de Deus e sim por parte do seu povo, notemos também, que, a misericórdia de Deus permanece mesmo com todo o povo se rebelando e se desviando da justiça e justificação de Deus. Quando no texto referido, Deus o Senhor afirmou que faria nova aliança, é porque Ele já havia rejeitado a primeira, um bom exemplo encontramos no livro do Profeta Malaquias:
      *O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível. Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos. Agora, pois, suplicai o favor de Deus, para que se compadeça de nós. Com tal oferta da vossa mão, aceitará ele a vossa pessoa? diz o Senhor dos exércitos. Oxalá que entre vós houvesse até um que fechasse as portas para que não acendesse debalde o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão*.
      Malaquias:1:6-10
      Este livro é muito conhecido pelo seu escrito no capítulo de número 3, mas é um livro profético, e a sua mensagem aponta tanto a Cristo como por exemplo o livro do Profeta Isaías, assim como todo o Velho Testamento aponta para a redenção divina através do Sacrifício de Seu Filho Unigênito, como podemos perceber, Deus, o Todo Poderoso, não aceitava mais nenhum tipo de ofertas, ainda que o povo continuavam debaldemente as trazendo, assim o sacerdotes levitas era sustentado pelo povo, mas Deus, o Senhor não as recebia e sim as rejeitava, o tipo de oferta do povo produziam um cheiro desgraçadamente abominável às narinas do Senhor, lhe causando náuseas e ânsia de vômito, pois o povo escolhia sempre a pior ovelha, o pior carneiro, o boi doente, as sobras de cereais, então Deus usa a boca de Malaquias para os acusar, ainda usaremos alguns textos de Malaquias para explicar alguns pontos mas não agora.
      O povo por si só, de modo algum daria conta de produzir justiça diante de Deus, por mais que tentassem, notemos o que diz em Isaías:

      *Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade. Chocam ovos de basiliscos, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e do ovo que for pisado sairá uma víbora. As suas teias não prestam para vestidos; nem se poderão cobrir com o que fazem; as suas obras são obras de iniqüidade, e atos de violência há nas suas mãos. Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; a desolação e a destruição acham-se nas suas estradas. O caminho da paz eles não o conhecem, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz. Pelo que a justiça está longe de nós, e a retidão não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão. Apalpamos as paredes como cegos; sim, como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como no crepúsculo, e entre os vivos somos como mortos.Todos nós bramamos como ursos, e andamos gemendo como pombas; esperamos a justiça, e ela não aparece; a salvação, e ela está longe de nós. Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; pois as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades. transgredimos, e negamos o Senhor, e nos desviamos de seguir após o nosso Deus; falamos a opressão e a rebelião, concebemos e proferimos do coração palavras de falsidade. Pelo que o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar. Sim, a verdade desfalece; e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor o viu, e desagradou-lhe o não haver justiça. E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve;*
      Isaías:59:1-16.
      As acusações de Deus aqui são severas, não havia um justo sequer, como pois, aceitaria os dízimos e ofertas de povo de dura face e obstinado coração?
      A resposta parece impossível, mas ela é muito simples, ela viria de Deus, vejamos o mesmo capítulo de Isaías :
      *Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; porque ele virá tal uma corrente impetuosa, que o assopro do Senhor impele. E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se desviarem da transgressão, diz o Senhor. Quanto a mim, este é o meu pacto com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem da boca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre*.
      Isaías:59:19-21
      Deus jamais deixaria o seu povo escolhido sem um resgatador, Deus, como eu disse anteriormente, não aceitava mais nenhum tipo de oferta e sacrifício das mãos do seu povo, então Ele mesmo providenciaria um meio de santificar o seu povo, o povo vinha a Tenda do Tabernáculo, depois com o passar dos anos ao Templo do Senhor, vinham com seus pecados, e quando ofereciam a Deus o seu tributo, Deus acrescentava pecado sobre as suas transgressões, veja estes textos:
      Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; pois as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades.
      Isaías:59:12;
      Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.Amós:2:4;
      Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e de três em três dias os vossos dízimos.
      Amós:4:4.
      É notável como o Israel de Deus, eram exímios pecadores, o desvio era tamanho, a ponto de acharem estar agradando a Deus!
      Por isso, houve por parte de Deus, a necessidade de uma nova aliança, pois o povo por si só, jamais perceberiam o seu desvio, então Deus, cabalmente cumpre todas as suas promessas da Nova Aliança em Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador, ao enviar o seu Filho, Deus não só providência o alívio, mas também restaura todas às coisas, no sacerdócio Levítico, os animais que eram ofertados, eram em suma, todos defeituosos, então a solução viria de Deus, o sacrifício que Deus gostaria de receber, não poderia de modo nenhum vir dos homens. Vejamos :
      *Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos. Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá*.
      Gênesis:22:8-14
      O Evangelho foi primeiro pregado em Adão, quando um Cordeiro inocente foi sacrificado para cobrir sua nudez, que representava seu pecado, o sangue do Cordeiro cobriu a iniquidade do 1 Primeiro casal, mostrando figuradamente o que o Senhor faria co o seu Filho Unigênito, na passagem de Abraão, Abraão entendia isso muito bem, quando ele aparta dos seus servos ele diz, iremos, adoraremos e (voltaremos), quando Isaque o questiona onde está o sacrifício, Abraão responde que Deus providenciaria o Cordeiro para si, não é maravilhoso?
      Deus sempre soube que nenhum ser humano seria capaz de ser fiel nos dízimos e ofertas, todas as leis do Velho Testamento, foram criadas para ser o padrão moral da humanidade, porém ninguém a conseguiria cumprí-la cabalmente, e que por meio delas, fossem julgados culpados todos os seres humanos, vejamos:
      Se toda a congregação de Israel errar, sendo isso oculto aos olhos da assembléia, e eles tiverem feito qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, assim tornando-se culpados; quando o pecado que cometeram for conhecido, a assembléia oferecerá um novilho como oferta pelo pecado, e o trará diante da tenda da revelação.
      Levítico:4:13-14;Todas as vezes que se vos submeter qualquer controvérsia da parte de vossos irmãos que habitam nas suas cidades, entre sangue e sangue, entre lei e mandamento, entre estatutos e juízos, admoestai-os a que se não façam culpados para com o Senhor, e deste modo venha grande ira sobre vós e sobre vossos irmãos. Procedei assim, e não vos fareis culpados.
      2 Crônicas:19:10;Declara-os culpados, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra ti.
      Salmos:5:10;Por isso a maldição devora a terra, e os que habitam nela sofrem por serem culpados; por isso são queimados os seus habitantes, e poucos homens restam.
      Isaías:24:6;Então Israel era santo para o Senhor, primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.
      Jeremias:2:3;Irei, e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles aflitos, ansiosamente me buscarão.
      Oséias:5:15;O seu coração está dividido, por isso serão culpados; ele derribará os altares deles, e lhes destruirá as colunas.
      Oséias:10:2;Assim diz o Senhor meu Deus: Apascenta as ovelhas destinadas para a matança, cujos compradores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o Senhor, porque hei enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas. Certamente não terei mais piedade dos moradores desta terra, diz o Senhor; mas, eis que entregarei os homens cada um na mão do seu próximo e na mão do seu rei; eles ferirão a terra, e eu não os livrarei da mão deles. Eu pois apascentei as ovelhas destinadas para a matança, as pobres ovelhas do rebanho. E tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas. E destruí os três pastores num mês; porque me enfadei deles, e também eles se enfastiaram de mim.
      Zacarias:11:4-8;Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
      Lucas:13:1-5.
      As acusações de Deus são muito severas, quem as pode pleitear?
      Jesus certa feita disse:
      Os fariseus, que eram gananciosos, ouviam todas essas coisas e zombavam dele. E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele. É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.
      Lucas:16:14-17
      Aqui o Mestre os acusam de tentarem se justificar a si mesmos, e isto segundo as palavras de Jesus eram uma abominação aos olhos de Deus, e disse que também a Lei e os Profetas duraram até João Batista, e que não cairia um til da Lei, até que tudo fosse cabalmente cumprido,(Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
      Mateus:5:18; Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João.
      Mateus:11:13) alguns afirmam que ainda termos que guardar a lei de Moisés para sermos justicados, mas será que a nova aliança diz isto? Se não, vejamos:
      Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
      Lucas:24:44; Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê. Cuidai pois que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: Vede, ó desprezadores, admirai-vos e desaparecei; porque realizo uma obra em vossos dias, obra em que de modo algum crereis, se alguém vo-la contar.
      Atos:13:38-41; E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles. Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. E, havendo grande discussão, levantou-se Pedro e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós; e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também. Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. Depois que se calaram, Tiago, tomando a palavra, disse: Irmãos, ouvi-me:
      Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios para tomar dentre eles um povo para o seu Nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo; para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome, diz o Senhor que faz estas coisas, que são conhecidas desde a antiguidade. Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.(O interessante é que os Pais da igreja, e colunas do Evangelho aqui não citou o *consagrar os dízimos*, apenas o que está no versículo 20).
      Atos:15:14-20;(Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
      Gálatas:2:3;Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
      Gálatas:5:2 e 3;Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
      Gálatas:6:12) Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.
      Tiago:2:10-11.
      A lei dos dízimos eram exigidas pela Lei de Moisés, o primeiro pacto, a velha aliança, hoje estamos sobre um novo pacto, Nova Aliança no Sangue de Jesus Cristo.
      Estas passagens da escritura são claras :
      Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.
      Levítico:27:30; Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.
      Números:18:21; Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.
      Números:18:24; Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.
      Números:18:26; Assim fareis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel; e desses dízimos dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.
      Números:18:28; A esse lugar trareis os vossos holocaustos e sacrifícios, e os vossos dízimos e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos e ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas;
      Deuteronômio:12:6; Então haverá um lugar que o Senhor vosso Deus escolherá para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar trareis tudo o que eu vos ordeno: os vossos holocaustos e sacrifícios, os vossos dízimos, a oferta alçada da vossa mão, e tudo o que de melhor oferecerdes ao Senhor em cumprimento dos votos que fizerdes.
      Deuteronômio:12:11; Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que *cada ano* se recolher do campo.(Cada ano, ou cada mês?)
      Deuteronômio:14:22; Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas.
      Deuteronômio:14:28; Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.
      Deuteronômio:26:12(Notem que os dízimo eram de ano a ano, de três em três anos, não mensais); Deuteronômio 26:12 
      Bíblia King James Atualizada
      No terceiro ano, ano dos dízimos, quando tiveres acabado de separar todo o dízimo da tua colheita e o tiveres dado ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva para que comam e fiquem saciados em tuas cidades,

      João Ferreira de Almeida Atualizada
      Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.   

      Hoje muito se diz sobre dízimos, mas originalmente existiam tempos específicos de se dizimar: Ano, Terceiro Ano, era direito dos levitas, órfãos, viúvas e estrangeiros!
      Quem pode provar se os pastores de hoje da decendência de Arão?
      E mesmo se pudessem provar e eu sei que não podem, não é mais válido este mandamento, pois em Jesus fora cumprido todo o Velho Testamento, algumas passagens que eu citei nos desobriga a cumprir a lei de Moisés, pois se quisermos guardar quaisquer mandamentos que sejam, nos tornamos obrigados a guardar toda a lei e se tropeçarmos em um só mandamento, tropeçamos em toda a lei, por isso foi necessário que Jesus viesse no tempo da lei, para a cumprir por nós graças a Deus Ele a cumpriu, não por nós, mas para satisfazer a ira de Deus, em Deuteronômio 28, registra as maldições por não cumprir os mandamentos de Deus, e todas elas recairam sobre Jesus, na cruz sobre o madeiro foi feito maldição. Por isso estamos livres de maldições, os que professam a fé em Cristo! Voltemos a Malaquias :
      Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.
      Malaquias:3:1
      É fato que o mensageiro era João Batista, depois diz que em breve o Senhor virá ao seu Templo, e veio Jesus, o Anjo da Nova Aliança!
      Apelar de ser da tribo de Judá, Jesus restauraria a casa de Levi, ou tribo se preferir:
      assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, *até que tragam ao Senhor ofertas em justiça*.
      Malaquias:3:3
      Já não seriam mais dízimos e sim ofertas justas!
      Hoje temos que por gratidão oferecer a Deus ofertas voluntárias, e não a obrigação da lei de dízimos!
      Olha o que o Apóstolo Paulo orienta:

      Portanto, julguei necessário exortar estes irmãos que fossem adiante ter convosco, e preparassem de antemão a vossa beneficência, já há tempos prometida, para que a mesma esteja pronta como beneficência e *não como por extorsão*. Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;
      2 Coríntios:9:5-8

      É notório que a extorsão acontecia naque dias como o ocorre hoje, mas o que semeia pouco colhe pouco, no assunto de ofertas voluntárias, a pessoa prospera de acordo com o propósito do coração, se oferta na casa do Senhor pensando em bens materiais não serás bem sucedido, mas se oferta no entuito e cuidado dos santos, serás frutíferos em tudo!

      Texto produzido por Washington de Oliveira

      Quaisquer dúvidas estamos disponíveis para esclarecimentos!
      Paz sejam com todos os santos!

  • Fazer criticas a alguém que não paga o imposto do dizimo falando que não é fácil viver como a igreja viveu é fácil, o difícil, é separar os verdadeiros adoradores das religiões atuais que de igreja primitiva não tem nada pois hoje a começar pela católica, não estão fazendo a vontade do criador como fazia os do caminho, só pensão em dinheiro e poder político mundial.
    Irmão nesta sua lista de versículos sobre dizimo, só faltou colocar um: Atos 17:25

    • Olá Antonio, obrigado pelo comentário.

      Infelizmente eu não consegui entender o que você escreveu. Li algumas vezes e não consegui captar o que você quis dizer.

      Se possível, explique melhor seu argumento.

      Obrigado.

      • 1 CRÔNICAS 29: 11:12″ Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
        12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
        André,
        Enquanto as pessoas não entenderem que tudo que temos foi Deus quem nos entregou, que tudo pertence á Ele, dificilmente entenderão o que é dizimar.

        • Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário.

          Concordo com você: dizimar é um ato de quem entende que tudo o que temos nos foi dado por Deus e que todas as coisas pertencem à Ele. Sem esse entendimento é impossível ofertar ou dizimar. Algumas pessoas, apesar de entenderem isso, não dizimam. Muitas por trauma do que alguns pastores andam fazendo, outras por diversos outros motivos.

          Deus abençoe sua vida.

  • Por que dizem que somos obrigados a dar 10% de tudo o que recebemos como dízimos? Pq estipularam esta quantia? Tem referência na bíblia falando sobre esse 10% ?

    • Olá Tassyana, obrigado pelo comentário.

      Antes de mais nada é importante dizer que você não é obrigada a nada. Nenhum de nós é obrigado a dar nada para Deus ou para a igreja. Dê o seu dízimo se você entender que deve ou se Deus lhe pedir. Eu dou o meu dízimo pois entendo que devo fazer isso.

      Sobre ser 10%, a palavra dízimo é um adjetivo que indica a décima parte de um todo. Por esse motivo falamos de 10% dos ganhos de alguém.

      Deus abençoe sua vida.

    • A palavra “dízimo” vem da palavra hebraica “malaser” e da palavra grega “ dekate”, e traduzido significa “um décimo”.

    • Na realidade, não somos obrigados a nada porque Deus ama ao que dá com alegria, segundo o que Paulo vai dizer em II Coríntios 9-6. Porém é o nosso dever dizimar e ofertar a casa de Deus, segundo o que Jesus vai dizer em Mateus 21-21. Se eu sirvo a Cristo, logo, eu dízimo, vale lembrar que dízimo e ofertas são coisas diferentes e tem seus objetivos diferentes.

      Dizimo: é a décima parte (10%) de tudo que Deus me dá, serve pra proteger minhas finanças e repreender espíritos malignos que age na área financeira.

      Oferta: é um valor voluntário que eu de bom grado escolho dar á Deus, serve para trazer a prosperidade para minha vida.

      Quanto aos 10%, não são os pastores ou líderes religiosos que estipulam esse valor por desejo próprio, o significado da palavra “dízimo” sgnifica 10%.

      Espero ter ajudado!

  • Olar mais o dízimo não foi institutudo apenas para os judeus para manter os levitas já não somos judeus então por quer dizimar ,e se os pastores brasileiros para poderem pedir dízimo eles teriam que provarem que são da tribo de levi já que não são eles não tem nem o direito de pedir o dizimo

    • Olá Ademilton, obrigado pelo comentário.

      Conforme você deve ter lido em nossos outros posts, ou até mesmo nos comentários desse mesmo post, o que você falou não é verdade. Melquisedeque recebeu o dízimo e não era da tribo de Levi.

      Deus abençoe sua vida.

      • ola!paz amado,creio que nos cristao contribuimos livrimente sem jogo dos escribas e fariseus determinavam conforme a lei moises mt 23v1v2) ali eles tinham que fazer tudo coforme o modelo,mesmo que eles descediam de Abraao, Abraao deu livrimente os despojos hebreus7v4v5) o dizimos foi abrogado na sua forma de ordenansa com maudicao etc….amem

      • Abraao entregou o dizimo (valor q ele mesmo estipulou) pq desejou o seu coração… ainda não era uma Lei…. Nao li na Biblia q em outro momento ele entregou os dizimos…!. O que eu sei é que a decima parte foi estipulada como regra para os hebreus para sustento dos levitas. Na minha opnião o dizimo não eh obrigatorio nos dias atuais… Pois quando ficam em duvida sobre o que era necessario manter de antigamente (ATOS 15) POREM cada pessoa deve contribuir PROPORCIONALMENTE ao seu ganho para sustento dos templos. 1 Co 16.2-3, que diz: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado (proporcionalmente), guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.” (se a pessoa não sabe se organizar para dar proporcionalmente dar o dizimo fica muito interessante, nao por obrigação, mas por organização). Essa eh a conclusão que eu tirei sobre esse assunto…. mas as pessoas que confiam totalmente nas suas opinioes sao tolas…. Estou sempre querendo aprender e caso um dia eu perceba q isto eh errado mudarei meu discurso sem problemas…. Aprender sempre e buscar agradar ao Senhor!!!! Paz.

        • Olá Carla, obrigado pelo seu comentário.

          Entendi sua opinião, porém gostaria de colocar aqui meu descontentamento ao ler a seguinte frase: ” mas as pessoas que confiam totalmente nas suas opinioes sao tolas”. Peço que tome muito cuidado com esse tipo de colocação aqui no blog, uma vez que fazemos o máximo para sermos muito respeitosos com nosso próximo, independentemente de sua opinião ou veemência com que a defende.

          Deus abençoe sua vida.

          • Olá André, me perdoe (DE VERDADE)… acho que nao me fiz entender….Sou super relax… e de maneira nenhuma quis ofender vc ou qualquer outra pessoa no blog… eu estava me referindo a mim mesma! nesse:
            “mas as pessoas que confiam totalmente nas suas opinioes sao tolas….(PORISSO) Estou sempre querendo aprender e caso um dia eu perceba q isto eh errado mudarei meu discurso sem problemas…. Aprender sempre e buscar agradar ao Senhor!!!! Paz.” ………….
            e minha intenção nesse trecho foi também alertar as pessoas a não confiarem no proprio entendimento e sempre buscar a verdade atraves da Palavra e da oração.
            (dizer que alguem pode estar sendo tolo nao eh uma grosseria…. a não ser que vc ache o livro de Proverbios grosseiro – sei que vc nao acha isso, foi só um exemplo)

            Eu li a pouco tempo o texto que fala sobre isso… (de não nos apoiarmos na nossa propria sabedoria) Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; Provérbios 3:5 (nao foi exatamente esse texto mas falava algo nesse sentido… quando eu o ler novamente, se eu lembrar, eu posto aqui…rs)
            Paz. Publique se quiser… Minha intenção de responder foi so perdir perdao e esclarecer.

          • ahhh havia entendido errado o seu comentario… li rapido… “independentemente de sua opinião ou veemência com que a defende.” nao estava se referindo a mim…rs
            mas tranquilo…. nao quero ofender ninguem… mas eh bom q as pessoas fiquem mais alertas ao defender um questao…. Antigamente eu confiava muito no que “eu sabia”… mas agora estou sempre pronta a aprender!!! (Isso foi muito bom para mim)

            eu nao achei como enviar a mensagem so pra vc…. rs

          • Olá Carla, obrigado pela resposta ao meu comentário, eu fico muito feliz quando posso interagir com os leitores.

            Tenho certeza de que seus comentários não tiveram a intenção de ser ofensivos. Os alertas que você fez são muito válidos, afinal, quando acreditamos que já sabemos de tudo e a nossa é a única opinião correta, estamos correndo um grande risco.

            Continue ligada no blog, temos novos posts todos os dias.

            Deus abençoe sua vida.

  • Olá…. Em Lucas 11:42, quando Jesus critica os fariseus, ele não condena o Dízimo e sim a falta de amor e justiça, Ele ( Cristo ) conclui, ¨Fazei isto, porém sem desprezar aquelas¨, ou seja, aqui está o verso no Novo Testamento, onde o Próprio Jesus aprova a entrega do Dízimo. e é obvio que ele fala dos frutos da natureza pois naquela época esta era a¨moeda¨de troca existente que hoje chamamos dinheiro….é só ler com atenção e deixar o Espirito Santo agir em vossas vidas que todos entenderam a palavra.

    • Olá Renato, obrigado pelo comentário.

      O argumento que muitas pessoas utilizam contra o dízimo como é praticado hoje, falando que o dízimo sempre foi de produtos agrícolas, é realmente muito superficial. Muitas dessas pessoas desconsideram que hoje, tudo é feito a partir do dinheiro, enquanto que, em outras épocas, apesar de existir o dinheiro, a política de trocas era muito mais viva.

      Além disso, os levitas não tinha que pagar conta de água, luz, aluguel ou qualquer outro tipo de tributo específico. Infelizmente vivemos numa sociedade onde o dinheiro é utilizado em qualquer negociação, diferentemente do que acontecia em outras épocas.

      Deus abençoe sua vida.

  • Resposta a Renato Feitosa. Em 22;16 de Gênesis já existia moedas. Confira. O problema é que dinheiro fala mais auto hoje em dia.

    • Olá Ginaldo, obrigado pelo seu comentário.

      Apenas algo para verificar: você tem certeza que utilizou a referência correta? Gênesis 22 fala sobre o sacrifício de Abraão: “E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,”.

      Deus abençoe sua vida.

  • Gostei muito desse Blog, e esta sendo muito interessante os comentários, quero deixar o meu aqui. Percebemos que com o tempo vem surgindo cade vez mais as ”Seitas” e para aviso dos irmãos essa ideia de que o dízimo não é bíblico esta crescendo não faz muito tempo, lembrando que sempre teve com a congregação cristã e etc. Mas percebi que esta surgindo cade vez mais estudos de que não é, que pena mais uma vez o homem se mostra duro em relação as coisas de Deus, o camarada que ir para igreja desfrutar de tudo e não quer ajudar uhsushu. Mas em fim vamos a Bíblia, o dízimo é da lei certo ? Sim é da lei, só que a oferta e a primícia também, e esse é o ponto, quantas declarações temos de oferta no NT, várias, cito somente a oferta da viúva, e Jesus através dela nos mostrou como devemos contribuir na casa do Senhor, não seria estranho Ele abolir o dízimo e só permitir a oferta e a primícia ? Claro que nosso mestre não fez isso, estaria sendo uma obra incompleta. Fica para meditação dos irmãos.
    E por favor, estudem a história da igreja, é fantástica e esta sendo esquecida.

    Deus nos Abençoe.

    • Olá Caio, obrigado pelo comentário.

      Infelizmente o que mais vemos hoje em dia são pessoas que querem apenas aquilo que aceitam na Palavra. O que desagrada as pessoas rejeitam, uma triste realidade da mimada igreja brasileira.

      Deus abençoe sua vida.

        • Olá Miqueias, obrigado pelo comentário.

          No meu entendimento, o dízimo deve ser entregue na igreja, é a maneira que me parece ser mais bíblica. Porém faça conforme o Espírito Santo lhe direcionar, se Ele tiver lhe pedido para fazer algo diferente, faça.

          Deus abençoe sua vida.

Deixe um comentário