Estudo de Efésios – Introdução

Estamos começando mais um estudo bíblico, desta vez da carta de Paulo aos Efésios. Esta é uma carta com mais ensinamentos muito importantes para nossas vidas.

Hoje, veremos uma introdução geral da carta, que servirá como base para nosso entendimento de cada um dos capítulos.

Autoria

A carta aos Efésios é aberta da seguinte maneira:

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus:”

Efésios 1:1

Logo, temos pouco que duvidar da autoria da carta. O questionamento que pode ser feito é o de que outras pessoas se passavam por Paulo em suas cartas, mas esse questionamento, apesar de ter sido levantado por estudiosos modernos, não é amplamente aceito.

Para mais detalhes sobre estes questionamentos, consultar os comentários de Caird e também de Foulkes (este último com uma versão em português).

A quem a carta foi destinada

Os primeiros manuscritos a que temos acesso não mencionam “Em Éfeso”, como vemos no versículo 1. Muitos acreditam que a carta tenha sido escrita para circular por várias igrejas próximas à grande igreja de Éfeso, provavelmente as que estavam no caminho de Roma até Colossos, ou de Éfeso até Colossos. De qualquer forma, creio eu, que esta carta tenha passado pela igreja de Éfeso, uma vez que ela era a principal igreja da Ásia menor.

Éfeso era uma das capitais romanas, com um porto amplo, o que facilitava o comércio e fez da cidade um centro comercial importante para a época. Lá também existia o grande templo de Diana, deusa cultuada pelos Efésios. Por isso essa igreja foi tão importante e, de lá, o evangelho foi se espalhando pela Ásia.

A história de Paulo em Éfeso se passa entre os capítulos 18 a 20 de Atos. Recomendo que você leia estes capítulos e veja nosso comentário sobre eles:

No capítulo 18 temos o relato da segunda viagem missionária de Paulo, onde ele passa rapidamente pela cidade e deixa Priscila e Áquila lá, cuidando da igreja. Em sua terceira viagem missionária, que vemos relatada em 20, vemos que Paulo passou 3 anos na cidade.

Lá ele pregou tanto na sinagoga quanto na escola de Tirano, sendo usado para que muitas pessoas se convertessem de seus antigos caminhos e sua adoração à Diana. Isso lhe causou uma perseguição nessa cidade, o que o forçou a sair de lá.

Data

A carta de Paulo aos Efésios, provavelmente foi escrita em Roma, entre os anos 60-64 d.C, enquanto ele estava preso. O relato da prisão de Paulo é encontrado em Atos 21.

Alguns teólogos diminuem o período de tempo de possibilidade da escrita da carta para algo entre 60 a 62 d.C., de qualquer forma, isso pouco interfere na nossa interpretação.

Como foi escrita enquanto ele estava preso, é referenciada, muitas vezes, como uma das Espístolas da Prisão, juntamente com Filipenses, Colossenses e Filemom.

Assuntos principais

Alguns judeus convertidos estavam se separando dos gentios convertidos, essa situação na igreja de Éfeso pode ter sido o motivo da escrita desta carta.

Por isso, o tema principal da carta é a unidade da igreja, principalmente entre judeus e gentios. Paulo começa falando sobre o plano de salvação (capítulos 1 a 3), com ênfase na unidade. Após isso (capítulos 4 a 6), o apóstolo fala sobre aplicação prática, o propósito de Deus para a igreja.

A carta ais Efésios nos desafia a quebrarmos as barreiras que existem entre os cristãos e nos unirmos como um só corpo, independente de placa de igreja ou pequenas diferenças doutrinárias.

Desafios de interpretação

Esta carta apresenta poucos desafios de interpretação, suas direções são simples e os textos de fácil compreensão.

Talvez o único texto que dê alguma margem para discussão seja o seguinte:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.”

Efésios 2:8

Nele precisamos decidir a qual dom Paulo está se referindo. Dependendo de nosso entendimento deste texto, nossas crenças podem ser moldadas de formas diferentes.

Vamos nos aprofundar mais nesse tema no capítulo 2.

Paz.

Faça parte de nossa comunidade no Telegram e receba conteúdo exclusivo antes de todo mundo!

Deixe um comentário