Estudo de 1 Pedro – Introdução

A carta de 1 Pedro é uma carta curta, mas que nos ensina muito. Nesse estudo, vou dar uma visão geral sobre ela.

VÍDEO DE INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE 1 PEDRO

Autoria

O autor da carta, como podemos ver no versículo 1 do primeiro capítulo, é o apóstolo Pedro:

“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,”

1 Pedro 1:1

Pedro começou a andar com Cristo por meio de seu irmão André e tornou-se o líder dos primeiros apóstolos. Temos essa certeza ao ver textos como o de Mateus 10, onde seu nome é listado em primeiro lugar:

“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;”Mateus 10:2

Mateus 10:2

Também sabemos disso pelo seu importante papel em Atos e por ter sido escolhido por Cristo para viver alguns momentos especiais, como a transfiguração (Mt 17:1-9) e o anúncio de sua morte (João 21:18-19).

Existe pouca discordância em relação à autoria da carta. Todavia, vale notar que esta carta foi escrita por Silvano (Silas), seguindo o Pedro ditava para ele.

A quem a carta foi destinada

Roma havia sido incendiada e o povo acreditava que Nero, o imperador Romano, havia causado o incêndio. Para mudar o foco da acusação, Nero começa a disseminar a ideia de que os cristãos, um grupo de pessoas que não era querida pelos romanos, havia causado esse incêndio.

Com isso, uma perseguição muito intensa contra os cristãos se inicia, chegando até à região ao norte do monte Tauro, onde estavam as cidades da Capadócia, Ponto, Ásia, Bitínia e Galácia.

Pedro escreve então essa carta com a intenção de fortalecer estas pessoas.

“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;”

1 Pedro 3:12-14

Data

A carta cita, no capítulo 5, tanto Silvano (Silas), quanto Marcos, o que nos leva a acreditar que ela tenha sido escrita após os dois se destacarem na igreja. Se estes dois personagens são realmente os que estavam associados a Paulo, é correto acreditar que a carta tenha sido escrita após Silas ter deixado Paulo, quando Paulo fez sua viagem à espanha, após sua primeira prisão em Roma. O período, ao que tudo indica, bate com o que Marcos estava em Roma.

O incêndio de Roma aconteceu em Julho de 64. A perseguição de Nero, com cristãos sendo queimados em Roma simplesmente para iluminar os jardins à noite começou em Outubro.

Como o tema da carta é o encorajamento aos cristãos perseguidos e Silas e Marcos estavam com Pedro, uma linha de pensamento acredita que esta carta tenha sido escrita entre 64 e 65 d.C.

Não temos certeza da data exata, mas é bem provável, com as informações que temos hoje, que tenha sido próximos destes dois anos.

Assuntos principais

Como os destinatários eram pessoas que estavam sendo perseguidas por conta de sua fé, um dos assuntos principais é o encorajamento no meio da dificuldade.

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.”

1 Pedro 5:10

Entre os assuntos principais, podemos destacar:

  • O amor de Deus em Cristo
  • Vida santa
  • Ética na família
  • Nosso testemunho

A graça de Deus é um assunto presente em todos os capítulos da primeira e da segunda carta de Pedro.

Minha sugestão é que você, antes de iniciar o estudo do primeiro capítulo de 1 Pedro, leia toda a carta, tendo em mente tudo o que discutimos aqui nessa introdução.

Nos próximos posts, entrarei no detalhe de cada um dos capítulos desta carta.

Paz.


Comments

0 resposta para “Estudo de 1 Pedro – Introdução”

  1. […] finaliza a carta com uma saudação e, como falamos na introdução, apresenta Silvano e […]

  2. […] já fiz uma introdução de 1 Pedro um pouco mais detalhada, vou fazer apenas um breve resumo para nos dar contexto desta segunda carta […]

  3. […] serão ataques de perseguição física, como os destinatários da 1 carta de Pedro sofreram, mas sim ataques à fé, com ideias que vão contra a Palavra e que confundem as […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *