Estudo de 1 Pedro – Capítulo 1

O primeiro capítulo desta primeira carta de Pedro nos ensina muito sobre como Deus agiu para a nossa salvação e o que nós devemos fazer agora. É um capítulo muito importante para entendermos que, com a nossa salvação, nossa vida muda completamente.

Neste capítulo de 1 Pedro, veremos os seguintes assuntos sendo tratados:

  • Apresentação (versículos 1 e 2)
  • Nossa esperança (3 a 5)
  • A provações (6 a 7)
  • Salvação (8 a 12)
  • Santidade (13 a 17)
  • Cristo é nosso salvador (18 a 21)
  • Amor fraternal (22)
  • Palavra eterna (23 a 25)

Veremos alguns destes tópicos.

Vídeo do estudo de 1 Pedro – Capítulo 1

a salvação e seu preço

Após sua apresentação, Pedro fala sobre nossa salvação:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”

1 Pedro 1:3

Ele lembra aos seus leitores que somos salvos não por merecimento, mas pela misericórdia de Deus, como Paulo nos ensina em diversos de seus escritos.

Pedro também diz que ele nos “gerou de novo”, ou seja, não significa apenas que Deus está trabalhando aos poucos em nossas vidas, Ele nos deu um novo nascimento, como Cristo ensinou para Nicodemos em João 3.

Lemos ainda que Deus nos gerou para uma esperança viva, ou seja, mesmo em meio às tribulações, temos uma esperança que não morre.

Em sua carta, ele continua dizendo, um pouco mais à frente:

“sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,”

1 Pedro 1:18,19

Pedro nos lembra de algo muito importante: nossa salvação é pela misericórdia de Deus, graça dEle sobre nossas vidas, mas custou um preço que nós jamais poderíamos pagar: o sangue inocente de Seu Filho, nosso Salvador, Jesus Cristo. O nosso resgate de uma vida de pecados custou o preço mais alto de todos.

Entender isso é a base para continuar a entender a carta de Pedro, pois ele vai nos ensinar o que deve mudar em nossas vidas a partir do momento em que entendemos que fomos gerados novamente, resgatados do pecado através do sangue de Cristo.

Santidade

Então, após entender que fomos salvos para uma nova esperança, Pedro começa a falar sobre como nossa vida precisa mudar:

“como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”

1 Pedro 1:14-16

Precisamos ser “filhos obedientes”, ou seja, que ouvem as instruções do nosso Pai e as seguem. Logo, a primeira reflexão é: quais são as instruções, conselhos e ensinamentos que nosso Pai tem nos dado?

Também vemos que não podemos nos conformar com os desejos da carne que existiam em nossas vidas no tempo da nossa ignorância, ou seja, antes de conhecermos a salvação em Jesus. Todos nós vivemos, no passado, uma vida de escravidão ao pecado, agora fomos regenerados em Cristo para uma vida santa.

Pedro justifica a necessidade de uma vida santa dizendo que, se é santo aquele que nos chamou, devemos nós também sermos santos em toda a nossa maneira de viver. Então ele faz uma referência a Levítico:

“Porque eu sou o Senhor , vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não contaminareis a vossa alma por nenhum réptil que se arrasta sobre a terra. Porque eu sou o Senhor , que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.”

Levítico 11:44,45

“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor , vosso Deus, sou santo.”

Levítico 19:2

Vivemos, em Deus, uma nova vida. Isso deve ser muito bem entendido por nós: a vida antiga não existe mais, nós fomos gerados novamente, dessa vez em Cristo. Vivamos a nossa vida em santidade.

Nova vida

Ainda no capítulo 1, um pouco mais para frente vemos o apóstolo nos ensinando sobre como, em nossa nova vida, temos que amar uns aos outros:

“Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.”

1 Pedro 1:22,23

Novamente ele fala sobre a obediência à verdade, que nos leva ao amor fraternal. Esse amor precisa ser verdadeiro. É um reforço do que aprendemos com Cristo quando nos ensina sobre o resumo da lei:

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Mateus 22:39

Ele também reforça, mais uma vez, que fomos gerados novamente, a partir de uma semente santa, que não se pode corromper.

Unificando tudo o que o apóstolo nos ensinou, vemos que temos uma nova vida, que deve nos levar a obedecer a nosso pai, amando nossos irmãos intensamente e vivendo uma vida santa. Tudo isso pois fomos resgatados de uma vida de pecados através de um preço que jamais poderíamos pagar.

Desafios do capítulo

Para o estudo de hoje, deixe seu comentário respondendo às seguintes questões

  • Qual é a maior dificuldade que você enfrenta para viver o verdadeiro amor fraternal que vemos nos versículo 22?
  • Qual texto deste capítulo lhe chamou mais a atenção? Por que?

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

8 comentários em “Estudo de 1 Pedro – Capítulo 1”

  1. Sou pastor de uma igreja, e estamos com dificuldades para comprar material didático para nossa EBD, gostei muito dos seus estudos gostaria de saber se podemos utilizar seus estudos em nossa igreja.

    Responder
  2. A passagem que me chamou mais atenção foi os versículos 18 e 19.A minha maior dificuldade é meditar diariamente na palavra.

    Responder
  3. Graça e paz ,estudo maravilhoso muito edificante e nos leva a meditar que vida cristã estamos vivendo,este estudo a nos esforçar mais para ser santo ,mim edificou muito

    Responder

Deixe um comentário