Para compartilhar

Os 12 melhores versículos para funeral

Os 12 melhores versículos para funeral
André
Escrito por André

Hoje quero trazer para vocês uma lista com os 12 melhores versículos para funeral que podemos encontrar na bíblia. Versículos que você pode usar para conduzir um funeral, para consolar os familiares ou para lembrar-se no duro momento da perda de um ente querido.

Normalmente somos pegos de surpresa quando temos que conduzir um funeral e, ter uma lista com versículos para funeral, pode nos ajudar muito. Portanto, deixe o link deste post entre os seus favoritos pois pode ser que você precise mais cedo ou mais tarde.

Ninguém quer ter que conduzir um funeral ou utilizar esta lista, mas a verdade é que isso acontece e temos que estar preparados para não sermos desrespeitosos com a família.

Versículos para funeral

O texto abaixo é o que acho mais apropriado para o momento de um funeral. Nele podemos fazer uma rápida reflexão sobre a inevitabilidade deste momento, respeitando o momento da família e lhes dando o conforto que precisam.

É um texto flexível, que pode ser utilizado tanto para funerais de cristãos quanto para funerais de pessoas que não temos certeza sobre a fé que tiveram em vida.

De maneira resumida, através deste texto, explico que o tempo de morrer vem para todos e que este momento é um tempo de chorar pela perda. Também é possível falar sobre o tempo de rir e tudo de bom que o falecido trouxe para a família.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;” (Eclesiastes 3:1-4)

Através dos versículos para funeral abaixo podemos refletir com a família que a morte não é o fim, mas um momento. Porém, estes versículos são muito melhores se utilizados em funerais de cristãos. Eu não os usaria para uma pessoa que não conheço.

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram.” (1 Tessalonicenses 4:13-14)

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.'” (João 11:25-26)

“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” (Isaías 57:2)

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.” (João 10:27-28)

Algumas pessoas gostam de utilizar o versículo de Eclesiastes 7 como um dos versículos para funeral. É possível, mas deve se tomar muito cuidado, é necessário que você já tenha alguma experiência para conduzir um funeral e utilizar este versículo:

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. (Eclesiastes 7:2)

Com o versículo abaixo pode-se falar sobre a brevidade da vida e, talvez, até mesmo tentar fazer um apelo para salvação. Novamente, eu não tentaria isso em um funeral qualquer, é preciso experiência e muita direção do Espírito Santo para fazer um apelo num funeral:

“Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido.” (Salmos 103:15,16)

Se o funeral for de uma pessoa declaradamente cristã, com uma vida de bons exemplos, pode-se utilizar os textos abaixo como bons versículos para funeral. Tem-se apenas que tomar o cuidado de entender o momento da família, pois a utilização destes textos pode ser mal interpretada:

“Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.” (Salmos 116:15)

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” (Filipenses 1:21-23)

Se você quiser conduzir o funeral com versículos sobre a consolação que está disponível em Deus, pode utilizar um destes textos:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;” (2 Coríntios 1:3)

“O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” (Deuteronômio 31:8)

“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” (Mateus 5:4)

Contribuições dos leitores

Nosso leitor Salomão nos lembrou de um versículo para funeral que pode ser muito bem empregado em casos de funerais de pessoas declaradamente cristãs:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Timóteo 4:7,8)

O leitor José Airton lembrou de um conjunto de versículos que também fazem todo sentido para o caso de você já querer falar um pouco sobre salvação:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.” (João 14:1-7)

O nosso amigo pr Joacir nos lembrou de um outro versículo para funeral bem interessante:

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19)

A leitora Nilva nos lembrou dos versículos 1 e 2 do capítulo 57 de Isaías. Já tínhamos o versículo 2 na lista, mas vamos colocar os dois juntos, pois são interessantes:

“Perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal. Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.” (Isaías 57:1,2)

O nosso leitor Pr Ambrosio, nos lembrou de mais um versículo para funeral que é muito pertinente:

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” (Apocalipse 21:1-5)

E aí, você conhece mais algum versículo para funeral ou tem alguma dica para compartilhar conosco sobre como conduzir este difícil momento? Comente abaixo pois quero atualizar este post com cada contribuição de nossos leitores.

Não deixe de ver outros posts importantes:

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

14 Comentários

  • COMBATI O BOM COMBATE. ACABEI A CARREIRA.GUARDEI A FÉ.DESDE AGORA.A COROA DA JUSTIÇA ME ESTÁ GUARDADA.A QUAL O SENHOR .JUSTO JUIZ. ME DARÁ NAQUELE DIA.. SEG. TIMÓTEO VER.7.8..

    • Olá Salomão, obrigado pelo comentário.

      Já estou atualizando o post com essa ótima indicação que você nos deu.

      Deus abençoe sua vida.

  • Gosto também do evangelho de João capítulo 14, ver 1-7, Jesus nos promete um lugar na morada do Pai, e nos diz também que Ele é o caminho a verdade é a vida e que ninguém vai ao Pai senão por Ele.

    • Olá José, obrigado pelo comentário.

      Realmente é um bom texto para incluir nessa lista, obrigado pela indicação.

      Deus abençoe sua vida.

  • Gostei muito: eu Uso também 1 Co 15. 12-26. em especial o v.19- que diz Se esperarmos em Cristo só nessa vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

    • Olá Nilva, obrigado pelo comentário. Vou incluir o texto de Isaías 57:1, uma vez que o segundo versículo já está na lista.

      Deus abençoe sua vida.

  • Graça e paz, segue mais um texto que creio ser pertinente

    Apocalipse 21

    1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

    2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

    3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

    4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

    5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

  • Obrigado por esse conteúdo tão bom.
    Essa semana no velório de uma prima onde não havia nenhum pastor presente. Pude utilizar informações daqui para conduzir o velório.
    Muito obrigado!
    Que Deus te abençoe!

    • Olá Paulo, fico muito feliz que você tenha gostado desse post e ele tenha lhe ajudado. Isso nos dá forças para continuarmos esse trabalho.

      Não deixe de nos acompanhar, pois temos novos posts todos os dias.

      Deus abençoe sua vida.

  • “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” João 14:16

Deixe um comentário