Mensagem

Dar o dízimo ou não?

Dar o dízimo ou não
Avatar
Escrito por Leandro

Alguém andou dizendo, por esses dias, que não é necessário darmos o dízimo à igreja, pois o mesmo era uma ordenança apenas ao povo de Israel, sob a lei. Ué, e Abrão, que ofereceu o dízimo antes da lei ser dada por Deus a Moisés (Gn 14:18-20)? Será que ele errou em dar o dízimo dos despojos da guerra?

E que dizer então do próprio Senhor Jesus, que, mostrando aos fariseus sua hipocrisia, lhes mostra que é importante dizimar sem se esquecer da justiça, da misericórdia e da fé (Mt 23:23). E isso acontece muito na igreja…

Se o dízimo tem sido usado por falsos pastores para enriquecimento material, se tem sido usado de forma ilícita, para financiar programações televisivas de péssima qualidade, entre outros, pode ficar tranquilo. Esses terão que prestar contas a Deus pela má administração dos recursos voltados à obra do Senhor (2Pe 2:3).

Dizimar é devolver ao Senhor parte daquilo que Ele nos proporciona através do trabalho, da força e saúde que nos dá para ganharmos o nosso pão. Devemos dizimar sim, contribuir com alegria, e ficarmos atentos ao emprego dos recursos em nossas igrejas.

Se não houver o dízimo, ou as ofertas, como poderão ser mantidos os projetos sociais, de evangelismo, pastores integrais que cuidam da obra do Senhor, pessoas que são mantidas com a ajuda da igreja, muitas vezes. Os primeiros cristãos não só dizimavam, como iam além, muitas vezes compartilhando tudo o que tinham com a comunidade cristã.

O dízimo não é obrigatório, mas é sim uma demonstração de submissão, fé e gratidão a Deus.
Só devemos ter sabedoria, tanto ao dar como ao administrar o dinheiro, pois o fazemos diante de Deus.

Este texto apareceu primeiro lá no LHDBlog

Sobre o autor

Avatar

Leandro

Leandro Dessart é um dos cristãos mais sérios que já passaram por este mundão de meu Deus. Infelizmente é próximo demais do editor do blog e acaba tendo seus textos roubados ocasionalmente.

85 Comentários

  • AMADOS,MATEUS 23:23 É AINDA O TEMPO QUE O POVO ESTAVA DEBAIXO DA LEI !
    OBS: O QUE JESUS CITOU NESTES VERSOS ERA PARA OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI E NÃO COMO O IRMÃO COLOCA (PARA NÓS). QUANDO JESUS DIZ DEVEIS FAZER ESTAS
    COISAS(DIZIMAR)ELE NÃO ESTÁ DIZENDO À NÓS E SIM , 1°AOS LIDERES E 2° A TODOS QUE ESTAVAM
    VIVENDO NO PERIUDO DA LEI(COMPLETA)….HOJE NÃO PRECISAMOS GUARDAR TODA A LEI.
    DIZER QUE O MANDAMENTO DO DÍZIMO AINDA ESTÁ EM VIGOR ISTO É JUDAIZAR !!!!
    ‘VÓS QUE QUEREIS VIVER NA LEI DA GRAÇA DECAISTE!”

  • O DÍZIMO QUE A IGREJA CATÓLICA E A EVANGÉLICA PREGA, NÃO EXISTE NA BÍBLIA, DÍZIMO MENSAL E EM DINHEIRO NÃO EXISTE NA BÍBLIA !!!!!!!! É SÓ LER O LIVRO DE DEUTERONÔMIO cap. 14 versus 22 a 29 QUE EXPLICA DIREITINHO, NÃO SOU CONTRA CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA NA IGREJA, PENSO QUE BOA PARTE DOS FIÉIS PODEM DE ALGUMA FORMA CONTRIBUIR, AGORA COBRAR DÍZIMO USANDO TEXTOS DA LEI AÍ FICA IMPRATICÁVEL SER DÍZIMISTA, POIS TEM QUE SER FEITO COMO DEUS ORDENOU REPARE O TEXTO: ( E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado;
    Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus;
    E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
    Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
    Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
    Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. Deuteronômio 14:24-29)
    ESSA PASSAGEM MOSTRA O QUE É O DÍZIMO!!!, PARA QUEM É O DÍZIMO!!! MANDA VENDER SE FOR LONGE E DEPOIS COMER O DÍZIMO, SEM ESQUECER DAS VIÚVAS ESTRANGEIROS ÓRFÃOS E PRINCIPALMENTE OS DE LEVI QUE NÃO TINHAM HERANÇA!!! SE FOR PREGAR COM TEXTOS DA LEI TEM QUE PREGAR ESSE TAMBÉM POR ISSO QUE É IMPRATICÁVEL!!!, ENGRAÇADO QUE TODO MUNDO SÓ QUER O DÍZIMO DA LEI, MAS GUARDAR O SÁBADO, APEDREJAR, CIRCUNCISÃO, SACRIFÍCIOS,ETC…. E OUTRA COISA O DEVORADOR DE MALAQUIAS NÃO É DEMÔNIO É O ANIMALZINHO “GAFANHOTO” !!!

  • poque q todos q sao dizimistas nao procura ajudar aos pobres e aos pequeninos;pois estarar fazendo o mesmo a jesus e a biblia diz q dai d graça o q de graça recebeste/

  • Concordo com vc
    mas nao estamos mais na lei e sim na graca
    devemos sim ajudar a obra do senhor se fosse assim teriamos que guarda o sabado e voltar a viver na lei
    devemos oferta sim com alegria conforme o nosso coracao
    nao como dizem estes pastores lobos

  • Sou batizado graca a deus
    pergunto : o que e abencoado por deus dinheiro ou alimento de que adianta vc ter milhoes e nao ter comida vc vai comer dinheiro ou a comida o que da na terra dinheiro ou comida
    o que mata a fome de uma crianca dinheiro ou comida.o que cobre o seu corpo do frio dinheiro ou roupa de onde a la ou algodao do pe do dinheiro ou do pe do algodao pense nisso

  • Caro André, dízimo de Abraão à Melquesedeque foi dos despojos de guerra(dízimo de sangue), não foi de suas posses, deu uma única vez e ainda, devolveu o restante ao antigo dono, e mais,”despojos, também incluía:homens, mulheres e crianças…Mt23,23, Jesus falava com fariseus, ainda estava na lei, cumprindo-a para que voce e eu não mais tenha que cumprí-la!Com relação ao sacerdócio, em Ap5,10 diz que todos nós os que cremos em Jesus somos reis e sacerdotes!sacerdote como intercessor entre Deus e o povo, não existe mais, sendo assim,o dízimo não poderia ser entregue ao pastor, ou ao dirigente da igreja, pois como já disse não existe mais o sacerdócio e o pastor apenas vela pela palavra de Deus, e não como intercessor!E finalmente, com referência aos gastos das instituições religiosas, quem quiser contribuir, que o faça por amor, e não por obrigação!

  • Tem mais, Jesus disse que não ficaria pedra sobre pedra que não fosse derribada!Quando ele morreu na cruz, diz as escrituras que o véu do templo se rasgou de alto à baixo!Isso significa que as coisas do templo caíram por terra!não existe mais separação:sacerdote, casa do tesouro, templo, altar,paramentos, candelabro, véu, dízimo, e tudo mais foram extintos!Temos livre acesso ao Pai!Somos livres!

  • No velho testamento, as coisas eram visíveis(carnais)Hoje nós somos as mãos, olhos e boca de Deus!Antes entregavam os dízimos e os Levitas ajudavam os pobres, as viúvas e os estrangeiros…Hoje nós é que devemos ajudá los, sendo mãos, olhos e boca de Deus!Percebe como tudo se encaixa!Antes eram os sacerdotes e hoje somos nós(Ap 5,10 somos reis e sacerdotes)Faça voce o mesmo!

Deixe um comentário