Bíblia virando página

Inclinação para a carne e a morte

Hoje trazemos mais uma ministração para célula que você pode fazer. Esperamos que esse esboço de ministração ajude os líderes de célula a refletir nessa mensagem.

Texto base: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Romanos 8:5‭-‬8)

Mensagem principal: Devemos nos inclinar para o espírito

Para você refletir

Existem algas passagens na bíblia que marcam nossas vidas. Uma delas que foi muito marcante para mim é a que nos diz que a inclinação da carne é morte:

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Romanos 8:5‭-‬8)

Quando Paulo ensina isso para os Romanos, ele não deixa claro o que é essa inclinação para a carne. Todavia, em outras cartas, ele fala sobre esse assunto com mais detalhes. Isso acontece, por exemplo, quando ele escreve para os Gálatas:

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19‭-‬21)

Veja quantos pecados diferentes são citados pelo apóstolo nesse texto. É interessante notar que, em outros textos similares, o próprio Paulo usa exemplos diferentes para falar o que é esta tal de inclinação para a carne.

Entendo com isso que não existe uma lista exaustiva de exemplos de comportamentos que possam ser julgados como “inclinação para a carne”. Gosto desta reflexão pois, caso essa lista existisse, é bem possível que nós a usássemos com o fim indevido. De qualquer forma, acredito que a reflexão que devemos fazer é: o que o Espírito Santo está me dizendo sobre isso? Em quais áreas da minha vida eu tenho me inclinado para as coisas da carne?

Então a Palavra nos ensina duas coisas sobre a inclinação para carne: a primeira é que isso é morte. Nesse caso, o mais provável é que o apóstolo estivesse falando realmente sobre a morte física, o que faz muito sentido quando analisamos esse texto à luz das palavras de Cristo: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (João 10:10)

Logo, conseguimos entender que sim, a inclinação da carne é morte, esta é a obra, a estratégia do diabo.

Porém essa morte também pode significar, segundo o dicionário Strong: “no sentido mais amplo, a morte, incluindo toda as misérias que se originam do pecado, e inclui a morte física como a perda de um vida consagrada a Deus e abençoada por ele na terra, é seguida pela desdita no inferno”.

Em qualquer dos dois entendimentos podemos ter a certeza de uma coisa: a inclinação para as coisas da carne nos leva à morte. Essa é a intenção do diabo para nós.

A segunda coisa que a Palavra nos ensina sobre as obras da carne é que elas são inimizade com Deus.

Por fim, a reflexão mais importante que fica, novamente, é: quais são as áreas da sua vida onde você tem se inclinado para as coisas da carne?

Perguntas para fazer

  • Na sua opinião, o que são as obras da carne?
  • O que você se lembra que a bíblia fala sobre as obras da carne?
  • O que inclinação do Espírito?

Tópicos para abordar

  1. Texto base
  2. O que são as obras da carne (pode ser feito em forma de pergunta, para gerar interação)
  3. O que Paulo falou sobre as obras da carne
  4. A inclinação para a carne gera morte e distanciamento de Deus
  5. O papel do diabo (João 10:10)
  6. Apelo

Textos de apoio

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19‭-‬21)

“porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?” (1 Coríntios 3:3)

“Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.” (Efésios 5:3‭-‬5)

“Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5)

Para saber mais

Existem alguns textos aqui no blog que podem ajudar nesse entendimento. Seguem alguns:

Paz.


Comments

4 respostas para “Inclinação para a carne e a morte”

  1. Avatar de Boanerges correia Goes
    Boanerges correia Goes

    Realmente muito bom ; andar na luz é a melhor, e a mais perfeita atitude do ser humano ——- sabemos que existe um grande abismo entre nos e o criador ……mais por uma bondade imerecida e o grande amor de Deus por nós …seu cordeiro imaculado Jesus Cristo foi sacrificado para que nós não tivéssemos morte eterna ……que nosso Deus; seja Louvado e Glorificado eternamente

  2. Avatar de Heloina
    Heloina

    Eu adorei encontrar vocês, ter uma rede de apoio nos impulsiona a sermos mais dedicados na busca pelo aperfeiçoamento na palavra de Deus!

    1. Glória a Deus! Obrigado pelas palavras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *