Versículos sobre boas obras

Na lista de hoje trago para vocês uma lista com diversos versículos sobre boas obras.

Esta lista de versículos sobre boas obras pode te ajudar a montar uma ministração, uma aula para EBD ou para estudar sobre o assunto.

Todos os textos desta lista foram extraídos da tradução ARC.

Os mais importantes versículos sobre boas obras

Existem muitos bons versículos sobre boas obras. Porém alguns devem se destacar para nos dar o entendimento correto. Um deles é o seguinte:

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)

No contexto acima, Jesus explicava aos discípulos que eles eram o sal da Terra e a luz do mundo.

Todavia, pouco adiante, Jesus também afirma:

“Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mateus 6:3‭-‬4)

Da relação entre estes dois ensinamentos precisamos entender verdadeiramente o que são as boas obras. Numa análise rasa, podemos até pensar que estes dois textos se contradizem: um dizendo que as pessoas devem ver nossas boas obras e outro dizendo que devemos fazê-las no secreto.

A primeira coisa que devemos entender aqui é a intenção. De maneira muito resumida, se nossa intenção é de chamar a atenção para o que fazemos, certamente estaremos errando. Já, se nossa intenção é de glorificar a Deus com o que fazemos, não será um problema se as pessoas notarem, pelo contrário, será bom.

Isso é algo extremamente pessoas e complexo. Não temos como criar regras que nos digam o que é uma coisa e o que é outra. Por isso fica para você e o Espírito Santo a direção sobre isso.


Versículos sobre boas obras – Paulo

Paulo é um dos autores que mais fala sobre a necessidade de fazermos boas obras. Vemos que a maioria dos versículos sobre boas obras são dele. Falando sobre como as mulheres devem se portar:

“mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” (1Timóteo 2:10)

E sobre como os ricos devem proceder, não confiando nas riquezas:

“que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis;” (1 Timóteo 6:18)

Ainda conversando com Timóteo, Paulo ensina que as boas obras não se podem ocultar. Estes versículos sobre boas obras falam, dentre outras coisas, sobre como devemos tomar cuidado com o que fazemos, pois somos um exemplo para as pessoas:

“Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são doutra maneira não podem ocultar-se.” (1 Timóteo 5:24‭-‬25)

Cuidando de Tito, com várias recomendações, fala o seguinte:

“Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,” (Tito 2:7)

E continua:

“o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14)

Também faz outras duas recomendações:

“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.” (Tito 3:8)

“E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.” (Tito 3:14)

Em sua carta aos Efésios, Paulo nos ensina que fomos criados para boas obras:

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10)

Em sua carta aos Romanos, ele é muito direto:

“Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela.” (Romanos 13:3)

Versículos sobre boas obras – Outros

Já o autor de Hebreus, lembra a todos nós, que somos da família de Deus, que precisamos nos unir, estimulando uns aos outros a fazermos boas obras:

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,” (Hebreus 10:24)

Pedro também afirma que as pessoas vão ver as boas obras que fazemos:

“tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.” (1 Pedro 2:12)

Versículos enviados pelos leitores

Uma parte importante de nossas listas é a participação dos leitores. É muito comum que as pessoas nos enviem outros versículos sobre boas obras que esquecemos de colocar nessa lista.

Por isso, se você se lembra de outros versículos sobre boas obras, basta deixar o seu comentário no final desse post.

O que aprendemos

Nestes versículos sobre boas obras temos alguns aprendizados muito importantes:

  • Fomos criados em Deus para boas obras
  • Nossas boas obras devem ser um exemplo para as pessoas
  • Devemos ser cuidados em não nos tornarmos egocêntricos, querendo reconhecimento pelas boas obras que fazemos
  • Se fazemos algo de bom, fazemos pois Deus nos criou para isso

É importante meditarmos nesse conjunto de entendimentos e pedirmos a direção do Espírito Da em tudo o que fizermos.

Ministrações sobre boas obras

Com este conjunto de versículos sobre boas obras, é possível criar uma série de ministrações diferentes. Seguem algumas ideias:

  1. Deus nos criou para boas obras: nessa ministração podemos dar ênfase no fato de que temos um propósito muito claro;
  2. Somos a luz do mundo: contrariando o que normalmente se ouve, podemos abordar nessa ministração os dois aspectos, o de que somos luz do mundo e o de que não devemos buscar reconhecimento das pessoas.

Se você tiver outras ideias de ministração sobre boas obras, basta deixar o seu comentário no final desse post.

Confira também

Um tempo atrás fizemos um vídeo falando sobre a necessidade das obras em nossas vidas. Se liga como ficou:

Para compartilhar

É comum criarmos algumas imagens em nossas listas para você compartilhar em suas redes sociais. Que tal estas?

Gostou desse post? Que tal se inscrever em nosso canal do Youtube?

Paz.


Comments

1 resposta para “Versículos sobre boas obras”

  1. Avatar de Juinor pedreiro
    Juinor pedreiro

    Pai de familia pago aluguel desempregado passado dificuldade ajudar ae pessoau q puder ajudar 0246 013000372226caixa deposita doação pai de família desempregado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *