És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?

Quando João envia seus discípulos para perguntar se Jesus era realmente o Cristo, a resposta de seu primo é muito interessante:

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.” (Mateus 11:4,5)

Resumidamente, de maneira nada sutil, Jesus responde: “Sim, eu sou o Cristo.”.

O que eu me peguei pensando aqui é o motivo de João, nesse momento preso, ter tido a dúvida se Jesus era realmente o Rei esperado pelo povo. Como a Bíblia não menciona o motivo disso, não podemos ter certeza da resposta, porém vale lembrar que João deu testemunho de Cristo:

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.” (Mateus 3:11-15)

Se João, em um momento de sua vida, tinha a plena certeza de que seu primo era realmente o Cristo, como, nesse momento, a dúvida lhe sondava o coração?

Uma das possíveis respostas é a de que, por ele estar preso e, provavelmente, sofrendo, não entendia a situação. Ele que havia preparado o caminho do Senhor, dado testemunho da Sua vinda e batizado o próprio Cristo, como poderia estar naquela situação?

Independente disso ter acontecido com ele, muitas vezes acontece conosco: nós, os que fazemos a obra do Senhor, que vamos aos cultos, lemos a bíblia e até mesmo oramos, como podemos passar por algumas das dificuldades que passamos!? Nós, os que participamos das vigílias, que andamos com uma vida correta e falamos de Cristo para as pessoas, como é possível que nós, os escolhidos do Senhor, passemos por circunstâncias difíceis?

O que nos esquecemos, nessas situações é que Cristo não veio para nos servir, para nos fazer felizes ou fazer com que andemos em abundância. E antes que alguém se lembre de Marcos 10:45, é importante lembrar que aquela passagem falava sobre a morte de Cristo na cruz e nos ensinava justamente o que estou dizendo nesse post:

“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10:45, grifo do autor)

Deus não é nosso mordomo, que nos serve quando precisamos. Como criaturas, não estamos em posição de exigir as coisas de Deus ou de “colocá-lo na parede” quando achamos que precisamos. Se estamos passando por momentos de dificuldade, Ele certamente é nosso refúgio e salvação, mas nunca nosso mordomo ou servo. Na posição de Deus Criador, detentor de toda a sabedoria, poder e glória, Ele deve apenas ser exaltado e engrandecido por nós.

Meu apelo de hoje é para que você creia. Creia que Ele pode todas as coisas. Não duvide de Deus, da salvação disponível em Cristo e da presença do Espírito Santo. Se você não está vivendo o que gostaria de viver, apenas entregue suas angústias para Ele, mas confie.

Para finalizar, a sequência do texto sobre o questionamento de João, termina da seguinte maneira:

“E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.” (Mateus 11:6)

Paz.

 

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário