Bíblia aberta em salmos

Estudo de Êxodo 29

Resumo do estudo de êxodo 29

Nesse estudo de Êxodo 29 veremos como esse capítulo apresenta detalhes a respeito da consagração de Arão e seus filhos como sacerdotes, além de começar a falar sobre a expiação dos pecados.

O capítulo apresenta as seguintes instruções:

  • Consagração dos sacerdotes (1 a 9)
  • Sacrifício e oferta (10 a 18)
  • Santificação de Arão e seus filhos (19 a 21)
  • Ofertas movidas e holocaustos (22 a 25)
  • Oferta movida do sacerdotes (26 a 28)
  • Santificação do filho que assumir o sacerdócio (29 e 30)
  • A parte de Arão e seus filhos (31 a 34)
  • Sete dias de expiação (35 a 37)

Nesse estudo de Êxodo 29, vamos ver alguns destes pontos com mais detalhes.

Consagração dos sacerdotes

O capítulo 29 gira basicamente em torno de como os sacerdotes e alguns utensílios do tabernáculo devem ser santificados para o trabalho.

Nesse contexto, tanto consagração quanto santificação são palavras usadas para descrever a mesma coisa. Consagrar os sacerdotes significa santificá-los, para que pudessem exercer o ofício. No versículo 1, a ARA usa a palavra “consagrar” e a ARC usa a palavra “santificar”, como vemos abaixo:

“Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho, e dois carneiros sem mácula,”

Êxodo 29:1

Note que, para a santificação, era necessário que o sangue de um animal sem mácula, sem defeito algum. Esse animal, deveria ser um animal de valor, não um animal selvagem qualquer, mas um animal doméstico, que custaria algo para seus donos. Eles teriam que escolher dentre os melhores que eles tinham para oferecem como sacrifício.

Aqui temos alguns aprendizados.

O primeiro deles nos remete a Cristo, que derramou o seu sangue imaculado, santo, perfeito, sem nenhum tipo de falha, para pagar o preço dos nossos pecados.

O sacrifício de Cristo, voluntário, é muito mais excelente que o sacrifício de animais. Aqui vale meditarmos na comparação do que lemos aqui em Êxodo 29 com o que encontrarmos no texto de Hebreus 10:

“Então, disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.

E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.”

Hebreus 10:9-13

Perceba como os dois momentos são comparados: o sacrifício de animais na lei e o sacrifício de Cristo, que é perfeito. Veja como se destaca que o sacerdote aparecia, a cada dia, “oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados”, enquanto Cristo derrama seu sangue inocente e santo apenas uma vez e paga o preço de todos os pecados, de toda a humanidade, para sempre.

Tudo o que lemos e estudamos aqui em Êxodo 29 aponta para Cristo, que é nosso sumo sacerdote, que oferece o sacrifício final para pagar o preço dos nossos pecados.

O segundo aprendizado que temos aqui é justamente esse que acabamos de comentar: o pecado exige um pagamento de sangue.

É necessário, desde a instituição da lei de Moisés, que o pecado fosse pago com sangue. Por isso o derramar de sangue é algo tão impactante para o Senhor ao longo de toda a Palavra, lembra-se de Gênesis 4?

Também é por isso que o sangue de Cristo traz perdão para todos os nossos pecados.

Santificação dos sacerdotes

Ainda no processo de santificação dos sacerdotes, vemos que a direção de Deus é de espargir o sangue do carneiro sobre eles:

“Depois, tomarás o outro carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça do carneiro; e degolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e o resto do sangue espalharás sobre o altar ao redor. Então, tomarás do sangue que estará sobre o altar e do azeite da unção e os espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, e também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele.”

Êxodo 29:19-21

Essa questão do sangue estar cobrindo os pecados é muito comum na Palavra. Vimos isso recentemente quando estudamos sobre o propiciatório, onde o sangue é derramado sobre ele.

Também vimos algo parecido na saída dos israelitas do Egito, quando o sangue foi passado sobre as portas para que o anjo não trouxesse morte para os primogênitos.

Aqui o sangue é espargido, ou seja, espalhado em pequenas gotas, sobre os sacerdotes para os santificar.

A mesma coisa acontece conosco: quando Deus olha para nós, não enxerga nossos pecados, mas sim o sangue de Cristo que nos cobre. Dessa forma, podemos nos chegar com ousadia perante o Senhor, sabendo que o preço dos nossos pecados foi pago com o sangue do cordeiro imaculado.

“Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.”

Hebreus 10:16-18

A parte de Arão e seus filhos

Nesse capítulo também vemos como Arão e seus filhos poderiam comer dos sacrifícios:

E tomarás o carneiro das consagrações e cozerás a sua carne no lugar santo; e Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro e o pão que está no cesto à porta da tenda da congregação e comerão as coisas com que for feita expiação, para consagrá-los e para santificá-los; mas um estranho não as comerá, porque santas são.”

Êxodo 29:31-33

Aqui aprendemos, como vemos em outras partes da Palavra, que aquele que trabalha para a obra deve ser sustentado por aqueles por quem trabalha.

Sei que esse tema é sensível e muitas pessoas discordam, mas vemos essa verdade ao longo da Palavra. Lembre-se como os levitas eram sustentados pelo povo de Israel ou como Jesus instrui seus discípulos a entrarem numa casa e comer do que lhes fosse servido em Lucas 10:

E não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

Lucas 10:4-7

Não vou criar nenhuma doutrina com isso ou regra que devamos seguir, mas me parece ser um princípio bíblico que as pessoas que trabalham na obra sejam ajudadas.

Veja como Paulo resgata esse texto de Êxodo 29 em sua carta aos Coríntios:

Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

1 Coríntios 10:13-14

E aí, o que você pensa desse assunto?

Vídeo do estudo de Êxodo 29


Comments

0 resposta para “Estudo de Êxodo 29”

  1. […] podemos tratar com desdém aquilo que Deus trata como sagrado. Novamente, assim como falamos no estudo de Êxodo 29, é por isso que o derramamento de sangue inocente sempre foi algo tão impactante para o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *