Estudo de Êxodo 25

Êxodo 25 é um daqueles capítulos que, sem uma boa ajuda, vamos passar por ele com algum desânimo. Aqui Deus dá instruções específicas para Moisés sobre como deveriam ser os móveis do lugar santo.

O capítulo apresenta os seguintes pontos:

  • As ofertas (1 a 9)
  • A arca (10 a 16)
  • A tampa da arca (17 a 22)
  • A mesa (23 a 30)
  • O candelabro (31 a 40)

Vamos analisar estes pontos com mais cuidado.

As ofertas

O capítulo começa trazendo a direção de Deus para Moisés, para que ele pedisse ao povo as ofertas necessárias para a construção do tabernáculo:

“² Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.”

Êxodo 25:2

Note que a oferta, apesar de específica, deveria ser voluntária. Encontramos ressonância desse princípio a respeito das ofertas em 2 Coríntios, capítulo 9, versículo 7, onde vemos que as nossas ofertas ao Senhor devem ser sempre voluntárias.

O ato de ofertar é algo que está no povo de Deus desde sempre. Tanto no povo de Israel, quanto na igreja, as ofertas são uma parte de quem somos.

Essas ofertas eram para a construção do tabernáculo. O tabernáculo seria a primeira habitação de Deus, que estaria sempre com o seu povo. Em Gênesis vemos como Deus esteve presente com o seu povo, aqui vemos como Ele passa a habitar com o povo de Israel. Então, mais para frente, o povo peca, a presença de Deus é retirada do meio do povo e o templo de Salomão é construído, trazendo novamente a presença de Deus para o meio do seu povo.

Mais para frente o profeta Ezequiel vê a glória de Deus partir e, em Jesus, vemos como Deus passou a habitar em pessoa no meio do seu povo. Jesus morre, ressuscita, ascende aos céus e, por fim, através do Espírito Santo, Deus passa a habitar no seu povo.

Nós somos o último templo de Deus. Seu povo na terra é a última habitação do Senhor antes do retorno de Cristo.

Precisamos entender esse panorama geral para entendermos algumas coisas que acontecem na bíblia, tanto aqui em Êxodo, como mais para frente.

Deus sempre buscou, ao longo da história, ter relacionamento com o Seu povo, de diversas formas.

Obediência aos detalhes

Também vemos nessa primeira parte do capítulo como Deus pede que tudo fosse construído conforme o descrito:

⁹ Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

Êxodo 25:9

O povo de Israel é obediente e faz tudo conforme Deus havia solicitado. A construção de cada parte do tabernáculo é feita exatamente da forma que o Senhor pediu.

Ao mesmo tempo, apesar da obediência no que era necessário cosntruir, veremos que o povo de Israel falhou em ser como Deus pediu que fossem. Deus pede que eles adorassem apenas a Ele, mas logo o povo se desvia desse caminho e adora ao bezerro de ouro. Deus pede que o povo não minta, mas o povo mente e assim por diante.

Vemos na história do povo de Israel a diferença clara entre o fazer e o ser. Fazer as coisas para Deus, construir a arca, trazer as ofertas, construir a tenda, foi fácil. Difícil foi ser como Deus solicitou que eles fossem.

Para nós a verdade é a mesma: fazer as coisas é fácil. Trabalhar, pregar, ajudar na limpeza, tudo isso é fácil. O que é difícil é mantermos a santidade quando ninguém está vendo, falar a verdade quando é mais fácil mentir, resistir à tentação quando a alma grita pelo pecado.

Porém, o que vemos ao longo da palavra é que Deus quer nossos corações, não nossas obras.

A arca

Deus começa então a detalhar como deveria ser a arca:

¹⁰ Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.
¹¹ E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;

Êxodo 25:10,11

A arca era o elemento mais importante da tenda, era o trono de Deus, sobre o qual sua glória repousava. A arca teria três elementos: o testemunho, ou seja, as tábuas da lei, o bordão de Arão e o Maná.

Além disso, como vemos nos versos 21 e 22, a arca teria uma tampa, chamada de propiciatório. Sobre a tampa da arca, todos os anos, os levitas precisariam derramar o sangue do sacrifício, que traria expiação pelo pecado do povo.

²¹ E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.
²² E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

Êxodo 25:21,22

Os três elementos dentro da arca estão ligados a momentos onde o povo pecou: falhou em seguir a lei (tábuas), se rebelou com Corá (bordão) e murmurou no deserto (maná). Se não fosse o próximo elemento da arca, a sua tampa, estes elementos trariam julgamento para Israel.

Percebe o paralelo com Jesus e a nossa vida? Se não fosse Jesus morrendo por nós e derramando seu sangue, nossos pecados trariam juízo sobre nós quando a glória de Deus se manifestasse. Jesus é a propiciação para nós, que carregamos pecados.

Note ainda como é interessante que a arca seja de madeira, mas o propiciatório de ouro puro, sem falha.

A mesa

A tenda também teria uma mesa:

²³ Também farás uma mesa de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura, de um côvado, e a sua altura, de um côvado e meio,
²⁴ e cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor.

Êxodo 25:23,24

Assim como outros elementos eram feitos de ouro, a mesa seria coberta de ouro puro. Alguns comentaristas, entendem que todo este ouro aponta para o aspecto da divindade de Jesus, enquanto a madeira aponta para a humanidade de Cristo.

A mesa teria sobre ela os pães:

³⁰ E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.

Êxodo 25:30

Em Levítico 24 vemos que a mesa teria 12 pães, um pão para cada tribo do povo de Israel. O pão estaria sempre na presença da arca da aliança, que representava a presença de Deus, como um lembrete de que as tribos de Israel estariam sempre na presença do Senhor.

O candelabro

Por fim vemos os detalhes da construção do candelabro:

³¹ Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo.

Êxodo 25:31

Era um candelabro de ouro puro, que recebia azeite nas suas sete pontas para ser aceso e era a única iluminação do tabernáculo.

Muitos consideram que é um paralelo com a luz de Deus que ilumina a todo o mundo em trevas. Outros ainda consideram que é uma representação da igreja, que recebe o Espírito (azeite) para ser luz do mundo.

Vídeo do estudo de Êxodo 25


Comments

0 resposta para “Estudo de Êxodo 25”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *