Estudo de Êxodo 24

Neste estudo de êxodo 24, veremos como Deus chama Moisés para lhe passar mais informações sobre a lei e como Moisés transmite algumas coisas de Deus para o povo de Israel.

O capítulo apresenta os seguintes eventos:

  • Continuação da fala de Deus (1 e 2)
  • Moisés edifica o altar (3 a 8)
  • Moisés sobe ao monte (9 a 18)

Veremos estes pontos com mais detalhes.

Conexão com o capítulo 23

O capítulo começa apresentando a continuação do capítulo 23. Deus continua falando nestes primeiros dois versículos mas, dessa vez, direciona sua fala para algo que Moisés deveria fazer:

“Depois, disse a Moisés: Sobe ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de longe. E só Moisés se chegará ao Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele.”

Êxodo 24:1,2

A partir daqui, temos um momento onde Moisés se dirige ao povo, constrói o altar e, após isso, volta para o monte do Senhor, onde tem uma conversa de maneira mais particular.

Note que, até a metade do capítulo 20, todo o povo ouviu ao Senhor, após isso, o povo pede que Moisés atue como intermediário (Êxodo 20:19) e então tudo o que acontece após isso é ouvido apenas por Moisés, que precisa repassar para o povo aquilo que o Senhor havia falado.

Moisés edifica o altar

Após Deus falar com o povo e instruir que Moisés subisse ao monte com mais algumas pessoas, Moisés edifica um altar e prepara o povo.

O versículo 3 diz:

“Vindo, pois, Moisés e contando ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos, então, o povo respondeu a uma voz. E disseram: Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos.”

Êxodo 24:3

Moisés termina de ouvir ao Senhor, vai até o povo e conta para eles tudo o que o Senhor havia falado. Escreve tudo o que o Senhor havia pedido no que é chamado de “Livro do concerto” e anuncia para o povo:

“E tomou o livro do concerto e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos.”

Êxodo 24:7

Ao ouvir tudo isso, por duas vezes o povo responde: “Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos”.

O que acontece é que, como vamos ver nos próximos capítulos, essa resposta não se mantém verdadeira por muito tempo.

Por exemplos como esse é que precisamos sempre pensar bem no que é a vida com Deus, no que Deus nos pede e do que precisamos abrir mão antes de, apenas por emoção, responder o chamado do Senhor. Andar com Deus, servir ao Senhor é, sem dúvida alguma, a melhor decisão das nossas vidas, mas não podemos tomar essa decisão sem entender o que ela significa.

Moisés sobe o monte

Ainda neste capítulo vemos que Moisés sobe o monte juntamente com outras pessoas, para falar com o Senhor. Lá eles têm uma visão dd Deus:

“E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como uma obra de pedra de safira e como o parecer do céu na sua claridade.”

Êxodo 24:9,10

Chamou-me a atenção o fato da ARC ter traduzido a passagem como “e viram o Deus de Israel”. Isso seria uma incoerência com outras passagens bíblicas que afirmam que ninguém jamais viu a Deus, como por exemplo, João 1:18.

Para resolver essa questão, uma interpretação comum é a de que eles viram uma manifestação parcial da glória de Deus, até mesmo pois, caso contrário, teriam sido consumidos.

Outro ponto interessante dessa passagem é o fato de Moisés ter subido o monte e ter ficado seis dias esperando o Senhor:

“E, subindo Moisés o monte, a nuvem cobriu o monte. E habitava a glória do Senhor sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e, ao sétimo dia, chamou o Senhor a Moisés do meio da nuvem.”

Êxodo 24:15,16

Não temos uma explicação na Palavra para isso, mas alguns interpretam que esse tempo daria um espaço para provar o coração do povo de Israel, para entender se estavam sendo sinceros em sua obediência ou se estavam apenas respondendo de maneira emocional.

O fato é que mesmo tendo que esperar por seis dias, Moisés permaneceu lá. Algumas vezes as coisas não vão acontecer na hora que pensamos que devem acontecer, quem decide o tempo é Deus. Se nos submetemos a Ele e o chamamos de Senhor, precisamos entender que somos submissos a Ele, mesmo quando não compreendemos algo.

Vídeo do estudo de Êxodo 24


Comments

2 respostas para “Estudo de Êxodo 24”

  1. Avatar de Aline
    Aline

    oii! fico muito feliz com esses estudos bíblicos, tem me ajudado muito em meus devocionais, obrigada!

    1. Glória a Deus! Fico muito feliz que esteja sendo útil

  2. […] Nesse momento, eles vão diretamente contra a ordem de Deus, para a qual eles responderam prontamente, pouco tempo antes. Vamos nos lembrar do que acontece em Êxodo 24: […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *