bíblia sobre folhas

Estudo de Êxodo 12

Em Êxodo 12 vemos a primeira páscoa, a décima praga e a saída dos Israelistas do Egito. É um capítulo intenso e cheio de mensagens importantes.

O capítulo está organizado da seguinte forma:

  • A instituição da páscoa (1 a 14)
  • A festa dos pães ázimos (15 a 20)
  • A primeira páscoa (21 a 28)
  • A morte dos primogênitos (29 a 36)
  • Os Israelitas saem do Egito (37 a 42)
  • As leis a respeito da Páscoa (43 a 50)

Vamos ver alguns destes pontos mais a fundo.

A páscoa

O começo do capítulo nos mostra Deus explicando para Moisés como é que os Israelitas deveriam comer a páscoa e como deveriam, através do sangue do cordeiro, protegerem-se da ira de Deus, uma referência clara ao sacrifício de Cristo:

“E tomarão do sangue e pô-lo-ão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão.”

Êxodo 12:7,8

Na mesma noite em que o anjo visitaria o Egito para matar todos os primogênitos, era necessário que os Israelitas passassem o sangue do cordeiro em suas portas para evitar o juízo de Deus.

Da mesma forma, no dia do juízo, precisaremos estar cobertos com o sangue de Cristo, que foi derramado na Cruz para pagar o preço dos nossos pecados.

Assim como os Israelitas precisaram fazer isso de maneira consciente, como precisaram tomar a decisão de obedecer ao Senhor, é necessário que nós tomemos a decisão de obedecer e aceitarmos sermos cobertos com o sangue do cordeiro. Isso fala sobre obediência, sobre perseverança e sobre a graça de Deus.

O cordeiro da páscoa deveria ser imaculado, assim como Cristo morreu sem ter pecado algum.

Além disso, também vemos, ainda a respeito da páscoa, que esta foi uma festa que precisou ser guardada pelo povo de Israel ao longo do tempo:

“E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este vosso? Então, direis: Este é o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo inclinou-se e adorou. E foram os filhos de Israel e fizeram isso; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.”

Êxodo 12:25-28

Essa ordenança era uma maneira deles se lembrarem do grande livramento que Deus lhes trouxe naquele dia e também de garantir que as gerações futuras aprendessem sobre isso.

Para nós, é relevante entender que precisamos guardar em nossos corações a memória do grande livramento que Cristo fez nas cruz por nós. Assim como o povo hebreu foi liberto da escravidão no Egito, nós fomos libertos da escravidão do pecado através do sangue do cordeiro.

Também precisamos aprender que devemos ensinar nossos filhos sobre o que Jesus fez em nossas vidas. Testemunhar para eles sobre a graça de Deus é parte fundamental do nosso papel como pais.

A morte dos primogênitos

Vemos então a última praga acontecendo:

“E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele, e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.”

Êxodo 12:29,30

Aquilo que havia sido anunciado para Moisés antes de qualquer praga acontecer, estava se concretizando. Faraó, entregue às suas próprias vontades, permitiu que a situação chegasse nesse ponto.

Nós precisamos compreender que, quando vivemos para nossas vontades, quando nossos desejos são mais importantes do que aquilo que Deus está nos mandando fazer, as consequências são terríveis.

Os israelitas saem do Egito

Por fim, em meio à terrível dor da última praga, o povo egípcio pede para os Israelitas saírem da terra deles, com receio de que todos acabassem morrendo:

“E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.”

Êxodo 12:33

Esse dia deveria então ser lembrado entre os Israelitas para sempre:

“O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.”

Êxodo 12:40-42

Mais uma vez, uma lembrança de como Deus os livrou da escravidão e como nós devemos nos lembrar disso também.

Vídeo do estudo de Êxodo 12


Comments

0 resposta para “Estudo de Êxodo 12”

  1. […] do que Deus fez para o povo fosse passado de geração para geração e a festa, como falamos no estudo de Êxodo 12, seria uma maneira das pessoas sempre se lembrarem daquele […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *