biblia-na-grama

Estudo de 1 Tessalonicenses – Capítulo 2

Neste estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 2, vamos falar sobre o que aconteceu em Filipos, como Paulo deu um bom testemunho e a referência que ele faz à volta de Cristo. Neste capítulo, vemos o seguinte:

  • Paulo defende seu ministério (1 a 4)
  • Como Paulo procedeu em Tessalônica (5 a 12)
  • A perseguição à igreja de Tessalônica (13 a 16)
  • Paulo deseja ir ver essa igreja novamente (17 a 20)

Como de costume, veremos alguns pontos específicos deste capítulo.

Vídeo do estudo de 1 Tessalonicenses 2

O que aconteceu em Filipos

Ao iniciar a defesa de seu ministério, Paulo lembra sobre o que aconteceu em Filipos:

“mas, havendo primeiro padecido e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.”

1 Tessalonicenses 2:2

Lemos sobre essa história no nosso estudo de Atos 16, onde Lucas narra sobre estes acontecimentos. Caso queira se lembrar do que se passou, você também pode consultar o vídeo que fizemos sobre o estudo.

Em Filipos, Paulo e Silas são presos após expulsarem o espírito de uma menina que adivinhava e dava muito lucro para seus senhores. Eles são acusados de irem contra César (imperador romano), dizendo que existia outro Rei.

Como a perseguição em Filipos é muito forte, Paulo diz aqui que padeceu e “foi agravado” em lá naquela cidade. O resultado disso, como o próprio apóstolo fala, é que eles se tornaram mais ousados em Deus para falar do evangelho em Tessalônica.

Note como podemos tirar proveito das situações difíceis pelas quais passamos: elas nos deixam mais fortes. Paulo foi severamente perseguido em Filipos e deixa claro aqui que isso fez com que sua ousadia aumentasse. Deus vai usar as dificuldades pelas quais passamos para nos forjar, para nos fortalecer e nos tornar pessoas mais experientes.

O testemunho do ministro

Paulo continua então sua carta falando sobre como ele procedeu no tempo em que esteve com aquelas pessoas em Tessalônica:

“Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos, para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.”

1 Tessalonicenses 2:10-12

Neste ponto, voltamos a falar sobre a importância de termos um bom testemunho. Se você vem acompanhando nossos estudos, já deve ter notado como a Palavra fala, diversas vezes, sobre esta questão do testemunho do cristão. Devemos andar de maneira correta, da maneira que agrada a Deus. Isso vai nos livrar e problemas e vai ser importante para falarmos de Cristo para as pessoas.

Note também que Paulo diz que a maneira como eles se comportaram lá tinha o objetivo de levar as pessoas a terem uma vida digna diante de Deus, com a finalidade de atenderem ao chamado do Senhor para o seu reino e glória. Isso significa que a maneira como nós vivemos as nossas vidas aqui, influencia diretamente na maneira como as pessoas vão atender ao chamado do Senhor.

A segunda referência ao retorno de Cristo

No final do capítulo 2 Paulo faz a segunda referência dessa carta ao retorno de Cristo:

“Porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade, vós sois a nossa glória e gozo.”

1 Tessalonicenses 2:19,20

Assim como se aprofundou um pouco mais no assunto “o retorno de Cristo” no capítulo 1, vemos Paulo fazendo isso novamente aqui.

Desta vez ele explica algo muito importante: o que realmente importa para nós no retorno de Cristo, são as pessoas que alcançamos e discipulamos. Nossas posses, nosso emprego, aquilo que conquistamos, nada disso importará.

Isso nos ensina sobre as prioridades que temos que ter em nossas vidas. Conforme as palavras de Cristo:

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

Mateus 6:33

Não estou dizendo que devemos ignorar nosso trabalho, família ou outras obrigações. Paulo mesmo vai elucidar isso para a igreja de Tessalônica nessa carta. O que estou dizendo é que as nossas prioridades, a partir do momento em que nos convertemos, devem mudar.

Para compreender melhor

Como fiz no capítulo 1, aqui também deixo duas atividades para esse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 2:

  • Versículo para decorar: “para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (1 Tessalonicenses 2:12)
  • Desafio do capítulo: Para este capítulo, você deve colocar aqui nos comentários dois versículos que se relacionam com o versículo 15. Devem ser versículos que falam sobre como os judeus mataram Jesus ou algum dos profetas.

Paz.


Comments

1 resposta para “Estudo de 1 Tessalonicenses – Capítulo 2”

  1. Avatar de Luiz Miguel
    Luiz Miguel

    eu não sei ao certo se foi os judeus que mataram Estevão, mas é Atos 7:60 “E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu”
    e o outro foi João Batista, Mateus 14:10,11
    “E mandou degolar João no cárcere, e a sua cabeça foi trazida num prato e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *