Estudo de 1 Tessalonicenses – Capítulo 3

Neste estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo3, vemos Paulo falando sobre a missão de Timóteo e uma bela oração pela igreja de Tessalônica.

O capítulo está organizado da seguinte forma:

  • A ida de Timóteo para Tessalônica (1 a 5)
  • O retorno de Timóteo com notícias da igreja (6 a 10)
  • A oração de Paulo pela igreja (11 a 13)

Veremos alguns pontos nesse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 3.

Timóteo é enviado para Tessalônica

Paulo continua aqui o assunto que começou no final do capítulo 2, desta vez explicando que não podiam mais suportar a ausência daquela igreja:

“Pelo que, não podendo esperar mais, de boa mente quisemos deixar-nos ficar sós em Atenas;
e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé;”

1 Tessalonicenses 3:1,2

Assim combinam, em Atenas, de se separarem novamente. Note que, no relato de Atos, não vemos esse encontro deles em Atenas. Lá, parece que eles se separam em Bereia e só se reencontram em Corinto. Eles se encontraram em Atenas e depois, novamente, em Corinto.

Isso mostra um pouco da importância de estudarmos a bíblia toda, e não apenas pequenas passagens. A Palavra se conecta de Gênesis a Apocalipse, precisamos entendê-la no todo.

Uma outra coisa que aprendemos aqui é sobre a importância de Timóteo para o ministério de Paulo. Já falei sobre algo parecido no estudo de Atos. Vemos aqui, novamente, que mesmo aquelas pessoas que nós não damos tanta atenção, são fundamentais no ministérios daqueles que aparecem mais, que se destacam.

Timóteo foi enviado para aquela igreja para lhes “confortar e exortar acerca da fé”. Certamente não era um trabalho qualquer, ainda mais se tratando de uma igreja que não havia recebido tanta atenção quanto, provavelmente, Paulo gostaria de ter liberado para eles e que estava passando por constantes perseguições.

A perseguição aos cristãos em Tessalônica era tão intensa que, quando Paulo sai de lá e vai para a Bereia, os judeus de Tessalônica vão atrás dele em Bereia. Estes judeus de Tessalônica odiavam o movimento cristão.

Em resumo, devemos sempre considerar todas as pessoas que trabalham no ministério. Tanto as que estão sob os holofotes, quanto as que estão trabalhando nas sombras.

O retorno de Timóteo

Quando Timóteo volta da expedição até Tessalônica, lemos o relato:

“Vindo, porém, agora, Timóteo de vós para nós e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós,”

1 Tessalonicenses 3:6

O jovem Timóteo que, pouco tempo antes, havia começado a caminhar com Paulo, retorna com boas notícias após seu trabalho de confirmação da igreja de Tessalônica. Isso conforta o coração de Paulo e o estimula a escrever essa carta.

Ao meditar nessa passagem, fiquei pensando sobre qual seria o relato de Timóteo se ele viesse me visitar como igreja. O que diria de mim e da comunidade com a qual caminho? Você pode fazer a mesma reflexão: qual relato Timóteo levaria para Paulo após lhe visitar?

Essa reflexão se conecta com as cartas de apocalipse para as igrejas. Aquelas cartas são um relato do que Cristo tinha para falar sobre as igrejas. O que Cristo fala sobre você?

A oração de Paulo

Paulo faz uma bela oração por essa igreja na parte final do capítulo:

“E o Senhor vos aumente e faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.”

1 Tessalonicenses 3:12,13

Essa oração de Paulo é muito interessante. Ele aborda os seguintes temas:

  • “O Senhor vos aumente”: Paulo pede que a igreja aumente em número de pessoas. Esse é um dos nossos grandes objetivos, fazer com que mais e mais pessoas venham para o Reino;
  • “e vos faça crescer em amor uns para com os outros”: O amor precisa ser uma marca da igreja. Quando nos amamos uns aos outros, damos um testemunho de Cristo para o mundo (vide João 13:35);
  • “e para com todos,”: A igreja não foi chamada para ser um clubinho exclusivo para membros, que só se relacionam entre eles. Precisamos, ainda segundo as palavras de Cristo, amar a todas as pessoas (vide Lucas 6:27-31);
  • “como também nós para convosco.”: Paulo ainda pede que o amor seja recíproco, tanto deles para Paulo, como de Paulo para eles. O relacionamento da liderança da igreja com a comunidade deve ser saudável, baseado no amor e não em outros sentimentos ou intenções;
  • “Possa ele vos confirmar os corações,”: É imprescindível que sejamos confirmados por Deus, ou seja, que sejamos íntegros no nosso interior e que isso se manifeste em atitudes e palavras em nosso exterior;
  • “para que sejais irrepreensíveis em santidade”: Não podemos viver uma vida com Cristo e, ao mesmo tempo, de pecados. Isso não significa que não vamos mais pecar, mas que não vamos viver uma vida de pecados. Quando Paulo ora para que eles sejam irrepreensíveis em santidade, está dizendo que a igreja de Cristo não pode viver uma vida de pecados. Essa oração deve ser a nossa oração também.

Ainda nessa oração, Paulo fala pela terceira vez nesta carta sobre o retorno de Cristo dizendo que, na vinda de Cristo, devemos ser encontrados irrepreensíveis em santidade.

Cristo retornará para desposar a sua noiva. Ele quer encontrar uma noiva santa, não uma noiva promíscua, que adulterou com o mundo, que o traiu com o padrão do mundo. Nós somos a noiva de Cristo e Ele quer nos achar como a noiva perfeita.

Para compreender melhor

Deixo aqui duas atividades para esse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 3:

  • Versículo para decorar: “para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.” 1 Tessalonicenses 3:13
  • Desafio do capítulo: Assim como Paulo orou pela igreja de Tessalônica é a sua vez de escrever uma oração. Escreva uma oração pela sua igreja e poste aqui nos comentários.

Paz.

2 comentários em “Estudo de 1 Tessalonicenses – Capítulo 3”

  1. Muito bom a análise feira sobre o estudo da carta de Paulo aos tessalonicenses por via da sua segunda viagem à Tessalônica.

    Responder

Deixe um comentário