bíblia sobre folhas

Estudo de 1 Tessalonicenses – Capítulo 3

Neste estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo3, vemos Paulo falando sobre a missão de Timóteo e uma bela oração pela igreja de Tessalônica.

O capítulo está organizado da seguinte forma:

  • A ida de Timóteo para Tessalônica (1 a 5)
  • O retorno de Timóteo com notícias da igreja (6 a 10)
  • A oração de Paulo pela igreja (11 a 13)

Veremos alguns pontos nesse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 3.

Vídeo do estudo de 1 Tessalonicenses 3

Timóteo é enviado para Tessalônica

Paulo continua aqui o assunto que começou no final do capítulo 2, desta vez explicando que não podiam mais suportar a ausência daquela igreja:

“Pelo que, não podendo esperar mais, de boa mente quisemos deixar-nos ficar sós em Atenas;
e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé;”

1 Tessalonicenses 3:1,2

Assim combinam, em Atenas, de se separarem novamente. Note que, no relato de Atos, não vemos esse encontro deles em Atenas. Lá, parece que eles se separam em Bereia e só se reencontram em Corinto. Eles se encontraram em Atenas e depois, novamente, em Corinto.

Isso mostra um pouco da importância de estudarmos a bíblia toda, e não apenas pequenas passagens. A Palavra se conecta de Gênesis a Apocalipse, precisamos entendê-la no todo.

Uma outra coisa que aprendemos aqui é sobre a importância de Timóteo para o ministério de Paulo. Já falei sobre algo parecido no estudo de Atos. Vemos aqui, novamente, que mesmo aquelas pessoas que nós não damos tanta atenção, são fundamentais no ministérios daqueles que aparecem mais, que se destacam.

Timóteo foi enviado para aquela igreja para lhes “confortar e exortar acerca da fé”. Certamente não era um trabalho qualquer, ainda mais se tratando de uma igreja que não havia recebido tanta atenção quanto, provavelmente, Paulo gostaria de ter liberado para eles e que estava passando por constantes perseguições.

A perseguição aos cristãos em Tessalônica era tão intensa que, quando Paulo sai de lá e vai para a Bereia, os judeus de Tessalônica vão atrás dele em Bereia. Estes judeus de Tessalônica odiavam o movimento cristão.

Em resumo, devemos sempre considerar todas as pessoas que trabalham no ministério. Tanto as que estão sob os holofotes, quanto as que estão trabalhando nas sombras.

O retorno de Timóteo

Quando Timóteo volta da expedição até Tessalônica, lemos o relato:

“Vindo, porém, agora, Timóteo de vós para nós e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós,”

1 Tessalonicenses 3:6

O jovem Timóteo que, pouco tempo antes, havia começado a caminhar com Paulo, retorna com boas notícias após seu trabalho de confirmação da igreja de Tessalônica. Isso conforta o coração de Paulo e o estimula a escrever essa carta.

Ao meditar nessa passagem, fiquei pensando sobre qual seria o relato de Timóteo se ele viesse me visitar como igreja. O que diria de mim e da comunidade com a qual caminho? Você pode fazer a mesma reflexão: qual relato Timóteo levaria para Paulo após lhe visitar?

Essa reflexão se conecta com as cartas de apocalipse para as igrejas. Aquelas cartas são um relato do que Cristo tinha para falar sobre as igrejas. O que Cristo fala sobre você?

A oração de Paulo

Paulo faz uma bela oração por essa igreja na parte final do capítulo:

“E o Senhor vos aumente e faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.”

1 Tessalonicenses 3:12,13

Essa oração de Paulo é muito interessante. Ele aborda os seguintes temas:

  • “O Senhor vos aumente”: Paulo pede que a igreja aumente em número de pessoas. Esse é um dos nossos grandes objetivos, fazer com que mais e mais pessoas venham para o Reino;
  • “e vos faça crescer em amor uns para com os outros”: O amor precisa ser uma marca da igreja. Quando nos amamos uns aos outros, damos um testemunho de Cristo para o mundo (vide João 13:35);
  • “e para com todos,”: A igreja não foi chamada para ser um clubinho exclusivo para membros, que só se relacionam entre eles. Precisamos, ainda segundo as palavras de Cristo, amar a todas as pessoas (vide Lucas 6:27-31);
  • “como também nós para convosco.”: Paulo ainda pede que o amor seja recíproco, tanto deles para Paulo, como de Paulo para eles. O relacionamento da liderança da igreja com a comunidade deve ser saudável, baseado no amor e não em outros sentimentos ou intenções;
  • “Possa ele vos confirmar os corações,”: É imprescindível que sejamos confirmados por Deus, ou seja, que sejamos íntegros no nosso interior e que isso se manifeste em atitudes e palavras em nosso exterior;
  • “para que sejais irrepreensíveis em santidade”: Não podemos viver uma vida com Cristo e, ao mesmo tempo, de pecados. Isso não significa que não vamos mais pecar, mas que não vamos viver uma vida de pecados. Quando Paulo ora para que eles sejam irrepreensíveis em santidade, está dizendo que a igreja de Cristo não pode viver uma vida de pecados. Essa oração deve ser a nossa oração também.

Ainda nessa oração, Paulo fala pela terceira vez nesta carta sobre o retorno de Cristo dizendo que, na vinda de Cristo, devemos ser encontrados irrepreensíveis em santidade.

Cristo retornará para desposar a sua noiva. Ele quer encontrar uma noiva santa, não uma noiva promíscua, que adulterou com o mundo, que o traiu com o padrão do mundo. Nós somos a noiva de Cristo e Ele quer nos achar como a noiva perfeita.

Para compreender melhor

Deixo aqui duas atividades para esse estudo de 1 Tessalonicenses, capítulo 3:

  • Versículo para decorar: “para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.” 1 Tessalonicenses 3:13
  • Desafio do capítulo: Assim como Paulo orou pela igreja de Tessalônica é a sua vez de escrever uma oração. Escreva uma oração pela sua igreja e poste aqui nos comentários.

Paz.


Comments

15 respostas para “Estudo de 1 Tessalonicenses – Capítulo 3”

  1. Muito bom a análise feira sobre o estudo da carta de Paulo aos tessalonicenses por via da sua segunda viagem à Tessalônica.

    1. Glória a Deus!

  2. Avatar de Luiz Miguel
    Luiz Miguel

    Justo e querido Deus, pai de nosso Senhor e Salvador que está no céu, ajude a minha igreja a prosseguir e assim como a Tessalônica, possamos ser amorosos e santos.
    nos faz prosperar cada dia mais, derrama tua glória, teu Shekinah, o teu poder e o teu avivamento para com os nosso cultos, se faz presente em toda reunião que for feita no templo, envia concerto à quem precisa, tira tudo de ruim que não te agrada no meio de nós, em nome de Jesus, te peço e já te agradeço, Amém.

  3. Avatar de Thay.thaisa
    Thay.thaisa

    Muito bom, bem tocante na parte do que Timóteo iria levar sobre nós, caso fosse a gente a ser visitado ali. Nos faz refletir sobre qual conduta cristã estamos tendo, diante que aquele povo ali estava sendo perseguido e mesmo assim gerando frutos.

    1. Glória a Deus!!!

      1. Avatar de PR Gilberto Silva sotelo
        PR Gilberto Silva sotelo

        Boa tarde e a paz do nosso senhor Jesus Cristo quero agradecer ao irmão por esse estudo tão abençoado confesso que fiquei surpreso né pelo conteúdo do estudo nós estamos estudando as cartas de Paulo estamos na primeira agora dele né de primeira tessalonicenses capítulo 3 e eu fiz essa pesquisa de um estudo e gostei muito deste tudo que Deus continue te abençoando e que poderosamente em nome de Jesus

        1. Amém! Glória a Deus!

  4. Avatar de Alysson
    Alysson

    Querido Deus, que aquele povo possam contemplar suas maravilhas, não por sinais de milagres mas pela fé, que sejam uma família nos moldes dos ensinamentos de Cristo Jesus, que o amor, mansidão, sabedoria dentre outra qualidades ensinadas por Jesus sejam pilares de seus caráteres.
    Deus faça ser revelado no meio desse povo o tamanho da sua graça para aqueles que ati se achegaram e tais feitos possam ser para que o nome de Jesus seja glorificado. Que o Espírito Santo venha repousar em seus corações!!!

      1. Avatar de José Lauri Marinho
        José Lauri Marinho

        A Paz do senhor Jesus Cristo!
        Que bênção esse seu estudo que Deus te Abençoe grandemente e cada dia te de mas Sabedoria para que possamos
        aprender mas !

        1. Amém! Glória a Deus!

  5. A carta aos tessalinocensses nos mostra o grande amor que São Paulo amou aquele povo de Tessalonicenses, 1 Tessalonicenses 3, Paulo relata como e porquê enviou a Timóteo, para visitar os Tessalonicenses. Sua saudade e preocupação tornaram-se intensas, e como ele mesmo não pode ir, enviou seu discípulo. O retorno de Timóteo como boas notícias deixaram o coração do apóstolo extremamente animado e satisfeito que fez uma oracao a Deus.. Senhor Jesus Querido Deus, que o nosso povo possam contemplar suas maravilhas, não por sinais de milagres mas pela fé, que sejamos uma família nos ensinamentos de Cristo Jesus, que o amor, mansidão, sabedoria ,
    Deus faça ser revelado com sua graça para todos que se achegaram a Vos para que o nome de Jesus seja glorificado. Que o Espírito Santo venha repousar em nossos corações que possamos contemplar maravilhas do senhor . Nao por sinais ms sim por nossa fe; fe; acreditando no Senhor Jesus Cristo .
    faça ser revelado no meio do nosso povo o tamanho da sua graça para todos aqueles aqueles que em vos depositram a sua fe para que o nome de Jesus seja glorificado. Que o Espírito Santo venha repousar em todos os corações! Amem .

  6. Avatar de marcos
    marcos

    que nosso Deus e pai seja com a igreja e abençoe e firme cada vez mais o nossos passos na sua caminhada nos proteja de todo mau e aumente cada vez mais nossa fé contra as ciladas do diabo e que podemos nos encontrar em santidade com o nosso Deus.

  7. Avatar de Thiago Paé
    Thiago Paé

    Pai Santo, hoje quero Te agradecer por este estudo de 1 Tessalonicenses 3 e quero Te apresentar a minha igreja. Peço a Ti, Senhor, que venhamos a ser uma igreja saudável, uma igreja que Te ama acima de tudo e que segue o verdadeiro cristianismo, uma igreja despertada para viver para a Tua glória e louvor. Usa-me grandemente em Tua casa, para que eu possa ser um vaso de bênçãos e assim trazer, por meio de Ti e da Tua capacitação, edificação para a minha igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *