Para compartilhar

Os 12 melhores versículos de amor ao próximo

Os melhores versículos de amor ao próximo
André
Escrito por André

Como a grande maioria de nossos leitores têm gostado de nossas listas de versículos, hoje trazemos os melhores versículos de amor ao próximo.

Como sempre, estes versículos de amor ao próximo podem lhe ajudar a montar ministrações, estudar sobre o assunto ou a organizar aulas e reuniões de célula.

Versículos de amor ao próximo

Desta vez, a nossa lista de versículos de amor ao próximo serão organizadas na mesma ordem que a bíblia nos apresenta, para ficar mais simples de você estudar.

O primeiro versículo de nossa lista está no livro de Mateus e é uma frase muito conhecida proferida por Cristo. Nesta passagem, Cristo quebra o antigo conceito da lei sobre como tratar um inimigo e traz um novo padrão de amor para o mundo:

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” (Mateus 5:43,44)

No evangelho de João, temos mais uma passagem em que Cristo fala sobre amor ao próximo, dizendo que o padrão de amor é o dEle. Quando pensamos nisso, chegamos à conclusão de que devemos dar tudo o que temos pelo nosso próximo, até mesmo nossas vidas:

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12)

Paulo reforça em Romanos com dois versículos de amor ao próximo sobre a importância de honrar aqueles que amamos e que este é um mandamento de Deus para nós:

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12:10)

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” (Romanos 13:8)

O autor de Hebreus fala que o que deve permanecer em nós é o amor, convidando-nos brevemente à uma reflexão do que é o amor na prática (para entender melhor, leia os versículos seguintes do mesmo capítulo):

“Permaneça o amor fraternal.” (Hebreus 13:1)

Tiago, na mesma linha do que Paulo fala, nos lembra que amar ao próximo é uma obrigação do cristão, e não uma opção. Isso reforça o que Jesus falou em Mateus, substituindo um antigo padrão por um novo:

“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.” (Tiago 2:8)

Pedro vai além e diz que devemos ter amor uns pelos outros e que esse amor cobriria uma multidão de pecados:

“Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8)

Então, enfim, chegamos ao livro de 1 João, onde temos o maior número de versículos de amor ao próximo que encontramos na Palavra. No primeiro deles lemos:

“Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.” (1 João 2:10)

Então, de maneira muito simples, o apóstolo nos resume, dizendo que essa é a mensagem que todos ouvimos desde o princípio:

“Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.” (1 João 3:11)

Com um dos melhores versículos de amor ao próximo dessa lista, João chega à conclusão sobre o que Cristo falou em João 15:12:

“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” (1 João 3:16)

Ele também fala claramente sobre aqueles que não amam:

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1 João 4:7,8)

O apóstolo finaliza refletindo sobre nossa obrigação de amar ao nosso próximo:

“Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” (1 João 4:11)

Não se esqueça também que você pode contribuir com nossa lista. Caso se lembre de algum versículo que não está apresentado aqui, comente qual é esse versículo e nós ficaremos muito felizes em incluí-lo na lista.

Resumindo

Para resumir, o que vemos sobre amor ao próximo em nossa lista é o seguinte:

  • Amar ao próximo é uma obrigação;
  • Devemos amar todas as pessoas, sabendo que todos se incluem como “nosso próximo”;
  • Mesmo as pessoas que nos fazem mal devem receber nosso amor;
  • Devemos sempre considerar as pessoas mais importantes que nós mesmos;
  • O padrão de amor exigido por Deus é o mesmo com o qual Ele nos amou.

Além disso, temos um vídeo no canal que fala sobre amor ao próximo. Que tal dar uma olhada também? Não esqueça de se inscrever em nosso canal:

Se quiser ler outros textos sobre amor ao próximo, dê uma olhada nesses posts:

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário