Como ouvir a voz de Deus

Hoje quero falar um pouco sobre como ouvir a voz de Deus. A ideia desse post é usar a bíblia para mostrar como as pessoas fizeram, ao longo da história, para ouvir a voz de Deus.

Sei que este é um assunto delicado e extremamente pessoal, por isso, não pense que aqui teremos uma lista de regras, mas sim uma análise bíblica sobre o assunto.

É importante que você leia essa post até o final para entender tudo o que vamos falar sobre como ouvir a voz de Deus.

Sobre o que vamos falar?

Para que esse post sobre como ouvir a voz de Deus fique mais organizado, separei ele em tópicos. Vamos falar sobre os seguintes assuntos:

  1. Ouvir a voz de Deus na Palavra
  2. A contemplação da criação
  3. Como ouvir a voz de Deus através da oração
  4. Através dos sonhos
  5. Uma voz audível
  6. Ouvir a Deus através do Espírito Santo
  7. Os malefícios desse mundo de performance
  8. Links e vídeo para saber mais
  9. O seu testemunho
  10. Conclusão

Como ouvir a voz de Deus?

Analisando a Palavra, vemos 3 formas principais pelas quais podemos ouvir a voz de Deus. Cada uma delas são diferentes e precisam ser estudadas e entendidas.

Ouvir a voz de Deus é um assunto importante e que requer a nossa atenção. Se não ouvimos a voz de Deus, vivemos perdidos.

Como ouvir a voz de Deus na Palavra

Um dos primeiros textos que precisamos ter em mente quando o assunto é sobre como ouvir a voz de Deus é este:

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.”
(2 Timóteo 3:16‭-‬17)

Esta passagem nos ensina que a Bíblia é uma das fontes de ensino sobre a vontade de Deus, ou seja, podemos ouvir o que Deus quer nos dizer através da Palavra.

Além disso, na Palavra encontramos uma validação de tudo o que ouvirmos de outras formas, afinal, qualquer coisa que Deus fale por algum outro meio, não pode ser diferente do que a própria Bíblia diz.

A contemplação da criação

Uma outra forma de ouvirmos a Deus é através da contemplação da criação. A palavra diz que o firmamento anuncia a obra das mãos de Deus.

Não posso falar por todos, mas posso falar por mim: já ouvi a voz de Deus algumas vezes simplesmente contemplando o que Ele criou, dando glória e honra a Ele pela Sua obra.

Não estou falando sobre meditação vazia ou algo do tipo. Estou falando sobre glorificar a Deus pelas Suas obras através da contemplação da criação:

“Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,” (Salmos 19:1‭-‬4)

Como ouvir a voz de Deus através da oração

A oração certamente é uma forma muito comum de ouvir a Deus. Temos essa certeza com a conversa de Deus com Jeremias:

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” (Jeremias 33:3)

O que Deus está afirmando é que Ele responderia ao profeta se ele clamasse. Alguns talvez argumentem que isso foi falado apenas para o profeta, num contexto específico, porém certamente temos outros textos. Talvez a resposta não seja audível, mas certamente virá:

“Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” (Salmos 34:17,18)

Outro texto semelhante em Salmos:

“Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;” (Salmos 10:17)

Através dos sonhos

Apesar de não ser muito comum para mim, a Palavra nos afirma que é possível ouvir a Deus em sonhos. Isso aconteceu com José e muitas outras pessoas ao longo da Palavra.

“E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.” (Mateus 1:20)

Recentemente recebemos o relato de Richard Daddona, que foi curado de esclerose lateral amiotrófica por conta de sonhos que teve.

Na Palavra, além de João, temos outros relatos de Deus falando com o seu povo através de sonhos. Talvez a afirmação mais clara seja a de Joel, repetida por Pedro em Atos:

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” (Joel 2:28)

Uma voz audível

Encontramos ainda na Palavra outro relatos sobre como ouvir a voz de Deus. Um deles nos diz sobre ouvi-la de maneira que outras pessoas também possam ouvir, numa voz calaramente audível para todos:

“Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado e outra vez o glorificarei. Ora, a multidão que ali estava e que a tinha ouvido dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.” (João 12:27‭-‬29)

Esta é mais uma forma que parece ser incomum nos dias de hoje, mas que é igualmente válida. Não podemos colocar Deus numa caixa e achar que ele não fará mais isso.

Ouvir a Deus através do Espírito Santo

Certamente tudo acontece através da ação do Espírito Santo. Porém a bíblia deixa claro em alguns momentos que foi o próprio Espírito Santo que falou com algumas pessoas. Isso aconteceu, por exemplo, no caso de Filipe:

“E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.” (Atos 8:29)

Essa parece ser uma das maneiras mais comuns pelas quais podemos ouvir a voz de Deus nos dias de hoje: ouvindo o Espírito Santo. Eu mesmo tive experiências incríveis ouvindo-o falar comigo.

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (Atos 13:2)

Os malefícios de um mundo de performance

Um dos erros mais comuns que vejo acontecendo quando o assunto é sobre como ouvir a voz de Deus é a comparação.

Vivemos num mundo que recompensa as pessoas pela performance que elas apresentam. Isso significa que, quanto melhor uma pessoa for numa determinada área, mais recompensas ela terá.

Em muitos casos, isso é ruim, pois nos leva a comparações e disputas sem sentido.

É o que acontece, por exemplo, quando tentamos comparar o quanto ouvimos a Deus e o quanto outras pessoas ouvem. Este é um assunto muito pessoal e que não deve ser comparado. Podemos aprender com outras pessoas, mas nunca nos compararmos, uma vez que Deus faz o que quer, quando quer e com quem quiser.

Por isso, se você está tentando se comparar com outras pessoas, saiba que isso não trará benefícios algum. Já atendi muitas pessoas desesperadas por não ouvirem a Deus como outras pessoas ouviam. Não me lembro de nenhum caso onde esse tipo de comparação foi positiva.

Para saber mais

Já falamos sobre esse assunto outras vezes, dois posts interessantes são esses:

Para entender melhor esse assunto, talvez valha ver esse vídeo:

O seu testemunho

Você tem um testemunho sobre uma maneira específica que Deus falou com você e gostaria de compartilhar com outras pessoas? Então deixe o seu comentário no final desse post e nós teremos prazer em publicar aqui os melhores comentários.

Conclusão

Deus usa diversas formas diferentes para falar conosco. Não podemos imaginar que vamos ouvir a voz de Deus apenas de uma determinada maneira. Ele vai falar conosco da maneira que entender ser a mais apropriada.

O fato é que se clamarmos, se buscarmos ouvi-lo, Ele falará conosco. O que não podemos fazer é deixar que o fato de não ouvi-lo da maneira como gostaríamos vire um incômodo. Lembre-se, Deus vai falar conosco como Ele quiser e não como nós achamos que deve ser. Ele pode falar conosco até mesmo sem falar, através apenas da criação ou das coisas que acontecem à nossa volta.

Paz.


Comments

1 resposta para “Como ouvir a voz de Deus”

  1. Avatar de Camila
    Camila

    Eu tinha passado por um problema de saúde q foi um verdadeiro milagre e é muito grande pra falar aqui. Depois disso eu realmente vi Deus na minha vida naquele momento do hospital. Eu fiquei curada no mesmo dia uma coisa q os médicos não acreditaram!
    Tive alta e fui pra casa, um dia acordei e ouvi nitidamente Deus me falar assim:
    Vou te dar todos os dons da bíblia vc vai escolher qual vc quer ficar.
    Na hora fiquei em estado de graça, pensei pq eu? Pecadora!
    Depois disso muitas coisas aconteceram, a respeito dos dons.
    Mas eu não consigo me lembrar da voz pq foi algo q nunca tinha ouvido uma voz realmente clara mas o.som era diferente de qq coisa q tenha ouvido!
    Na hora tive certeza q era Deus falando!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *