Versículo

Versículo do dia – Deus castiga?

“e disse:Eu sou o SENHOR, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não destes ouvidos à minha voz.” (Juízes 6;10)

Esta frase foi proferida por um profeta enviado por Deus ao povo de Israel no tempo em que os midianitas os oprimiam. A sentença é simples e direta: tudo isso que vocês estão passando, vocês mesmos plantaram não dando ouvidos à voz de Deus.

Após ter me tornado pai, passei a entender este tipo de situação mais claramente. Muitas vezes falo para meu filho não fazer algo, ou fazer algo, sabendo que o caminho que estou indicando é mais seguro, é melhor.

Caso ele não me obedeça, não vou ficar torcendo para que as coisas deem errado e nem vou fazer algo para que isso aconteça. Pelo contrário, vou me preparar para ajudá-lo se as coisas saírem de uma maneira ruim.

Acredito que com Deus, nosso Pai, seja a mesma coisa. Ele não quer nos castigar e nem fica torcendo para as coisas darem errado. Todavia Ele é perfeito e sabe o melhor caminho para nós. Caso não o obedeçamos, nós mesmos estaremos plantando algo de ruim para nossas vidas.

E, quando não O obedecemos, Ele apenas espera. Cedo ou tarde voltamos pedindo socorro. Era isso que acontecia com o povo de Israel, como no caso do versículo acima.

Então, Deus castiga? Acredito que não. Nós é que não seguimos Sua perfeita direção e acabamos nos colocando em enrascadas. O que pode acontecer é que nós sejamos provados, ensinados ou aperfeiçoados através de situações que, para nossa limitada mente mundana, sejam difíceis. Mas isso é muito diferente de um castigo.

Atualização: Vale também a leitura do texto O castigo de Caim, onde falo sobre como Caim encara o “castigo” que ele recebe.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

1 comentário

Deixe um comentário