Versículo

Vençam o mal com o bem

Mulher orando com a bíblia
André
Escrito por André

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12:21)

A instrução de Paulo aos Romanos não foi dada à toa, como se fosse algo que ele mesmo descobriu. A bíblia fala, em diversas passagens, sobre a maneira como devemos tratar as outras pessoas. Mesmo para Paulo, profundo conhecedor da lei, as palavras de Cristo chegaram e tiveram muito efeito:

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” (Mateus 5:43,44)

Mas Paulo não tinha somente Cristo como base para ensinar aos Romanos a amar aqueles que lhes faziam mal. Em Provérbios vemos a instrução:

“Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará. Pesos diferentes são abomináveis ao Senhor, e balança enganosa não é boa.” (Provérbios 20:22,23)

A profundidade do que foi escrito por Salomão não pode ser entendida num simples post, porém serviu para ensinar a Paulo sobre amor ao próximo.

O ponto é que, todas as vezes que pagamos o mal com o bem, estamos fazendo o que fomos chamados para fazer. Quando retribuímos o mal que recebemos com algo igualmente ruim, estamos desobedecendo a Deus, dando um mau testemunho e afastando as pessoas de Deus.

Pagar o mal com o bem deve ser algo presente em sua vida todos os dias. Isso deve impactar seu casamento, seu trabalho, seu relacionamento com os irmãos da igreja, com o seu chefe, com sua família e em qualquer lugar onde você estiver.

Meu apelo de hoje é para que você escolha uma pessoa que lhe fez mal, ore, e faça algo bom por ela. Não faça isso com orgulho ou soberba, mas com amor e humildade, sendo guiado pelo Espírito Santo.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

1 comentário

Deixe um comentário