Versículo

Quando o culto passa do horário

Coisas que você não deveria fazer na igreja - Ficar levantando constantemente
André
Escrito por André

“Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram.” (Mateus 8:1)

Após um de seus maiores sermões, o sermão da montanha, Jesus é seguido por grande multidão, ávida de ouvir um pouco mais de suas Palavras, receber cura ou apenas estar com Ele.

Fica então a dúvida: como nós encaramos um culto que passa do horário? Queremos estar um pouco mais de tempo ouvindo a Palavra ou desejamos voltar correndo para casa, reclamando da demora para a reunião acabar?

Posso responder por mim: muitas vezes já estive entre os que reclamavam.

Isso é estranho pois, quando eu namorava, saía da casa dela e ainda queria ficar conversando por telefone ou trocando mensagens pelo celular. Eu simplesmente não queria ficar longe daquela que hoje é minha esposa.

A questão é que nunca tratamos o nosso Salvador da mesma maneira. Damos menos importância para aquele que morreu por nós do que para uma namorada, para um seriado ou jogo de futebol.

Parece-me estranho.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

10 Comentários

  • Depende.
    A igreja que congrego, infelizmente tem uma certa vocação para entretenimento pós culto.
    Então depois da palavra, sempre rola um “bizz” daquele louvor gigante, repetitivo e “moderno”.

    E isso me irrita profundamente… não vejo a hora de ir embora.

    • Olá Bruno, obrigado pelo comentário.

      Eu entendo que isso irrite você, eu também já me senti assim. Porém precisamos perceber que isso é algo muito pequeno e não pode nos tirar do sério. Jesus fez muito mais por nós.

      Deus abençoe sua vida.

      • Concordo sem sombra de dúvidas que o Senhor fez extremamente mais por nós… Mais cumprir horário…tanto pra começar quanto pra terminar é ordem e decência ao culto… Ainda mais como cristãos que sempre são vidraças devemos dar exemplo de cumprimento… Ordem… Inclusive porque muitos tem parentes que não são cristãos… Pais, maridos e esposas, que esperam o retorno deles… E muitas vezes esse atraso é usado pelo maligno para causar discórdia… E a igreja não pode ser motivo para isso.

        • Olá Alexis, obrigado pelo comentário.

          Este é um ótimo ponto. O que eu faço é me organizar para ficar uma hora a mais do que o planejado. Assim, quando me perguntam que horas o culto acaba, eu digo que normalmente acaba às 21:00.

          O programado é acabar às 20:00, mas normalmente saímos da igreja às 21:00. Isso já inclui o tempo que o culto passa do horário, uma conversa ou oração no final e nos despedirmos das pessoas.

          Para mim tem funcionado e não causa esse tipo de problema que você mencionou.

          O que você acha?

          • Olá boa noite,
            Suas respostas são claras e objetivas, pois concordo com a pessoa Alexis pq se culto é previsto em acabar 20:00 exemplo damos 1 hora a mais para a pessoa que nos aguarda certo ? Muitas vezes estou falando por experiência própria o culto não termina no horário pq a pessoa que está ministrando quer ficar “enchendo linguiça” e assa uma hora a mas acaba excedendo por quase 2h30 a mais e isso traz discórdia sim num lar onde o marido etc não são crentes.
            Tudo tem que ser como ordem e decência se contar que tem vizinhos ao redor da igreja tem crianças que as vezes os pais não conseguiram dar a janta e outros motivos .
            Quando eu era do mundão ficava mesmo até tarde em baladas , na casa do namorado e amigos mas eu era escravo do diabo e hj pela graça de Deus somos lavados pelo sangue de Jesus Cristo e quando o culto e dirigindo por Deus Ah Ele fala em até 2 minutos se for preciso .
            Desculpa a maneira que me expresei .

          • Olá Patrícia, muito obrigado pelo seu comentário.

            Eu entendo que existem problemas para algumas pessoas quando o culto passa muito do horário. Posso falar apenas por mim: eu acabei me adaptando para que isso não me atrapalhasse e eu não estivesse entre os que reclamam. Acredito que minha experiência não sirva para todos, mas talvez sirva para alguns.

            Deus abençoe sua vida.

  • Vemos muitos sermões sem estrutura e direção de Deus, tem que ser tudo, conforme ICo 2.2, nada propus saber entre vós….
    Como se diz o ditado popular, o preletor enfeita muito o pavão, valorizando o seu ego, então fica difícil, pelo enfado da mensagem, sem inspiraçao e unção, ficamos a merce de que acabe logo, ou melhor, muitas vezes nem deveria ter começado.
    Tem duas situações no sermão: “Aquele que desejamos que acabe logo e outro de dizemos, não era hora de acabar”.

    • Olá Luiz, obrigado pelo comentário.

      Eu considero muito complicado uma afirmação de um determinado ministro não tem unção ou quer valorizar o seu ego. Não estou na pele da pessoa para julgar.

      De qualquer, seu ponto de vista é bem-vindo.

      Deus abençoe sua vida.

  • É muito bom ficar mais tempo com Deus, mas e as mulheres que tem maridos não crentes que as esperam no horario que termina o culto estabelecidos pelo ministerio, filhos de pais nao crentes que os esperam da mesma forma, sera que prolongar os cultos para ficar na presença de Deus não ficaria a impressão de que Deus vive somente dentro de um templo e quando sairmos de lá deixaremos ele para traz. Deus quer que fazemos as coisas para ele com ordem e decência isto se aplica ao inicio e terminio de um culto eu penso assim estou errado?

    • Oi Paulo. Este é um ótimo ponto a ser discutido.

      Uma resposta para isso seria: se Deus está permitindo que o culto passe do horário, não é Ele mesmo quem guarda essas pessoas que estão na situação que você citou?

      Posso falar apenas por mim pois eu fui um jovem com pais que não eram convertidos. Muitas vezes o culto passou do horário e isso não foi um problema para mim. Todavia, posso falar apenas por mim.

      Creio eu que, se a pessoa passa por algum problema nesse sentido, uma boa conversa pode amenizar ou até mesmo sanar a questão.

      De qualquer forma, ainda vale o aviso, para todos que os esperam, que o culto pode passar do horário.

      O que você pensa sobre isso?

Deixe um comentário