O cristão deve dar um bom exemplo

“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” (1 Pedro 3:8-9)

Eu conheço uma pessoa, não tenho muita intimidade com ela, e a vejo quase todos os dias. É uma pessoa doce e amorosa porém, em alguns dias, não sei bem o que acontece, esta pessoa está amarga e mal educada.

Quando estes dias ruins surgem e vou conversar com a pessoa em questão, não sou bem tratado. Isso não é uma exclusividade minha, todos são mal tratados nestes dias.

A minha reação, até hoje, nestes episódios, foi a de retribuir com a mesma medida, baixando um pouco meu nível padrão de educação para uma resposta, no mínimo, ríspida.

Parece um exemplo bobo, mas eu estou fazendo justamente o contrário do que nos pediu o apóstolo Pedro em sua carta.

Nesta carta ele fala muito sobre o exemplo que o cristão deve ser em todo o tempo. Todas as vezes em que pago a falta de educação com falta de educação, estou dando o pior exemplo que um cristão pode dar para a sociedade e afasto as pessoas de uma busca por Deus.

Um de nossos papéis aqui na Terra é o de sermos um exemplo para a humanidade, mostrando qual é o padrão correto de vida. Foi por ser um exemplo que Noé, sem ter a lei ainda, foi escolhido para ser salvo do dilúvio. Foi também através do exemplo de vida que a igreja primitiva cresceu tão rapidamente. Foi através do exemplo de conduta que Davi ganhou os mais leais seguidores.

Não fomos chamados apenas para orar ou evangelizar, fomos chamados para mostrarmos o padrão para o mundo através de nosso testemunho diário, através de simples atitudes de amor.

E você, qual exemplo tem dado no contexto onde vive?

Paz.

Deixe um comentário