Ministração

Nisso coloque toda a diligência

André
Escrito por André

Texto base: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pedro 1:1-11)

Mensagem principal: Entender que Deus nos deu tudo e tem promessas para nós nos leva a viver uma vida santa

Para você refletir

Existem muitos textos na Palavra através dos quais podemos aprender coisas que são preciosas para nossas vidas. A base de uma boa ministração é conseguir apresentar a Palavra, somente ela, de uma maneira que as pessoas consigam entendê-la. O restante do trabalho, em minha opinião, é do Espírito Santo.

Este é um texto que podemos apresentar de maneira muito profunda para as pessoas, pois nos traz verdades que são fundamentais para nossa vida com Deus. Como a ideia é fazer uma ministração para célula, que normalmente é algo mais rápido e que permita que as pessoas compartilhem o que entenderam, vou fazer um resumo do que podemos aprender. Reflita sobre essa mensagem e prepare-se em oração para ministrá-la na célula.

Uma das primeiras coisas que se destacam nesta passagem é o seguinte trecho: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade”. Aqui vemos, como em tantos outros textos, que Deus nos deus todas as coisas que temos em nossas vidas. Nada do que temos veio de nós mesmos, tudo o que diz respeito à vida, nos foi dado por Ele.

Isso é um princípio fundamental para todos nós. Um reflexão que podemos fazer aqui é: “em quais áreas das nossas vidas não temos reconhecido a mão do SENHOR?”.

Na sequência, temos um destaque em: “pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude”, dizendo que, tudo o que recebemos, é através do conhecimento daquele que nos chamou. Ou seja, precisamos conhecer a Cristo profundamente e conhecê-lo cada dia mais. Essa é uma obrigação de todo cristão.

Seguimos com: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas”. Temos que entender que é através de sua glória e virtude que temos recebido promessas. Precisamos conhecer estas promessas e viver a expectativa delas. Você sabe quais promessas Deus tem para sua vida?

Para resumir, por fim, ficamos com: “para que por elas fiqueis participantes da natureza divina”. Quando Pedro fala aqui da natureza divina, ele está se referindo à uma vida sem corrupção, santa, como a de Cristo. O texto continua falando sobre como devemos buscar uma vida longe da corrupção do mundo com diligência e cuidado. Será que temos realmente buscado uma vida santa, sem deixarmos nos corromper pelas coisas do mundo?

Em resumo, quando reconhecemos que tudo o que temos vêm de Deus e que Ele tem nos dado promessas, vamos querer viver uma vida santa e íntegra diante do SENHOR. Esse deve ser o nosso alvo, não temos motivos para não querer isso se conseguimos interligar essas verdades.

O apelo dessa ministração é o seguinte: em quais áreas de sua vida você tem deixado se corromper com as coisas do mundo? O que você pode fazer para mudar essa realidade e viver uma vida santa?

Tópicos para abordar

  1. Texto base
  2. Ele nos deu tudo através do Seu poder e pelo conhecimento daquele que nos chamou
  3. Pela Sua glória e virtude nos tem dado promessas
  4. Participantes da natureza divina
  5. Perguntas de compartilhamento

Perguntas para compartilhar

  • Em quais áreas de nossas vidas não temos reconhecido a mão do SENHOR?
  • Quais promessas Deus tem para sua vida?
  • Se você quiser, responda: em quais áreas da sua vida você tem deixado se corromper com as coisas do mundo? Você está disposto a mudar isso hoje?

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário