Versículos sobre domínio próprio

Na lista de hoje trago para vocês os melhores versículos sobre domínio próprio. É uma lista para estudarmos, meditarmos e entendermos o que Deus quer nos falar através dela.

Esta lista também pode servir para você montar uma ministração, um estudo ou até mesmo uma aula para EBD.

Como já é costume nas nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre domínio próprio, deixe o seu comentário.

O que é domínio próprio?

Domínio próprio é a capacidade que temos que ter de controlar o nosso ânimo, nossos sentimentos e reações quando as coisas acontecem diferentemente do que havíamos planejado ou quando somos provocados à ira.

Falando sobre nós, cristãos, essa é uma qualidade produzida através do Espírito Santo em nós, pois não é algo próprio da nossa velha natureza.

Por isso, quando percebemos que temos falhado no domínio próprio, precisamos ficar muito atentos pois, provavelmente, estamos cedendo à um desejo da carne, à nossa velha natureza.

O mais conhecido

Desta lista de versículos sobre domínio próprio, certamente o mais conhecido é o de Gálatas, onde lemos sobre os frutos do Espírito:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Gálatas 5:22

Quando lemos sobre temperança, neste contexto, estamos falando exatamente sobre a questão do domínio próprio. Esta é uma lição que vemos ao longo de toda a Palavra. Falei um pouco sobre esse assunto no nosso estudo de Provérbios:

Versículos sobre domínio próprio

Muitos dos versículos sobre domínio próprio estão no livro de Provérbios. Salomão falou diversas vezes sobre o assunto:

“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.”

Provérbios 10:19

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.”

Provérbios 16:32

“Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.”

Provérbios 23:20,21

“Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.”

Provérbios 25:28

Paulo também falou diversas vezes sobre o assunto, aparentemente, para ele, este é um assunto importante:

“Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.”

1 Coríntios 7:9

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”

2 Timóteo 1:7

“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.”

1 Tessalonicenses 4:4,5

“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”

Romanos 8:8,9

Também encontramos versículos sobre domínio próprio em outras cartas do novo testamento:

“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.”

2 Pedro 1:5-7

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”

Tiago 1:19

Mais versículos sobre domínio próprio

Como falei anteriormente, caso você tenha se lembrado de versículos sobre domínio próprio que nós não colocamos nesta lista, basta você deixar o seu comentário.

Não se esqueça também de se inscrever em nosso canal do Youtube, onde também falamos um pouco sobre o assunto.

Paz.

Deixe um comentário