Bíblia e caneca, representando os versículos sobre domínio próprio

Versículos sobre domínio próprio

Na lista de hoje trago para vocês os melhores versículos sobre domínio próprio. É uma lista para estudarmos, meditarmos e entendermos o que Deus quer nos falar através dela.

Esta lista também pode servir para você montar uma ministração, um estudo ou até mesmo uma aula para EBD.

Como já é costume nas nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre domínio próprio, deixe o seu comentário.

O que é domínio próprio?

Domínio próprio é a capacidade que temos que ter de controlar o nosso ânimo, nossos sentimentos e reações quando as coisas acontecem diferentemente do que havíamos planejado ou quando somos provocados à ira.

Falando sobre nós, cristãos, essa é uma qualidade produzida através do Espírito Santo em nós, pois não é algo próprio da nossa velha natureza.

Por isso, quando percebemos que temos falhado no domínio próprio, precisamos ficar muito atentos pois, provavelmente, estamos cedendo à um desejo da carne, à nossa velha natureza.

O mais conhecido

Desta lista de versículos sobre domínio próprio, certamente o mais conhecido é o de Gálatas, onde lemos sobre os frutos do Espírito:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Gálatas 5:22

Quando lemos sobre temperança, neste contexto, estamos falando exatamente sobre a questão do domínio próprio. Esta é uma lição que vemos ao longo de toda a Palavra. Falei um pouco sobre esse assunto no nosso estudo de Provérbios:

Versículos sobre domínio próprio

Muitos dos versículos sobre domínio próprio estão no livro de Provérbios. Salomão falou diversas vezes sobre o assunto:

“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.”

Provérbios 10:19

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.”

Provérbios 16:32

“Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.”

Provérbios 23:20,21

“Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.”

Provérbios 25:28

Paulo também falou diversas vezes sobre o assunto, aparentemente, para ele, este é um assunto importante:

“Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.”

1 Coríntios 7:9

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”

2 Timóteo 1:7

“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.”

1 Tessalonicenses 4:4,5

“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”

Romanos 8:8,9

Também encontramos versículos sobre domínio próprio em outras cartas do novo testamento:

“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.”

2 Pedro 1:5-7

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”

Tiago 1:19

imagens para compartilhar

Em algumas de nossas listas, prepararmos imagens para que vocês possam compartilhar. Seguem as dessa vez.

Ahhhh, e se você quiser preparar uma imagem para que as outras pessoas possam compartilhar também, é só enviar pra gente que analisaremos se vale a pena incluir aqui. Lembre-se apenas que deve ser uma criação sua e não algo que você pegou na internet, ok?

Mais versículos sobre domínio próprio

Como falei anteriormente, caso você tenha se lembrado de versículos sobre domínio próprio que nós não colocamos nesta lista, basta você deixar o seu comentário.

Não se esqueça também de se inscrever em nosso canal do Youtube, onde também falamos um pouco sobre o assunto.

Paz.


Comments

1 resposta para “Versículos sobre domínio próprio”

  1. Com certeza tive ajuda por estar convosco falando de domínio próprio.amei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *