Ser abençoado ou abençoar?

Sabemos que o mundo vai numa direção e Deus, muitas vezes, quer que seu povo vá em outra. Por isso precisamos, conforme crescemos no conhecimento da vontade de Deus, rever nossos conceitos e aquilo que praticamos.

O contraste entre o mundo e Deus

O mundo sempre nos ensinou que precisamos juntar e guardar dinheiro para que possamos ter um futuro tranquilo. Mas o que nos diz Deus?

O mundo sempre pregou que precisamos cuidar de nós, antes de nos preocuparmos com o bem estar de nosso próximo. Será que foi isso que Jesus fez?

Por isso quero refletir sobre um pensamento que, comumente, é influenciado pelos conceitos que trouxemos do mundo: a maneira como buscamos o nosso bem estar através das bênçãos de Deus.

Não é errado buscarmos as bênçãos de Deus visando o nosso próprio bem, muitas delas chegam até nós justamente para isso. Também não quero dizer que a bênção é algo ruim, muito pelo contrário. Porém precisamos entender se não existe algo além de buscarmos as bênçãos.

É muito comum vermos algumas “correntes”, “jejuns” e “propósitos” que visam trazer a benção, prosperidade, a solução de um problema ou algo do tipo. Quase sempre algo para a própria pessoa.

Este padrão de pensar primeiramente em si mesmo é um padrão que trazemos do mundo e aplicamos na nossa vida com Deus. Não quero condenar quem faz isso, mesmo porque Deus tem abençoado e cuidado destas pessoas, quero apenas trazer um pouco da Palavra sobre este assunto.

De maneira bem objetiva, o que quero dizer é que existe algo melhor do que buscar a bênção, que é ser uma benção.

Olhando para a Palavra, vemos o seguinte versículo:

“de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:-3)

Não quero ignorar o contexto da passagem acima tentando utilizá-la para provar meu argumento. Esta passagem foi direcionada especificamente para Abraão, então tenho que, dentro do contexto, entender o que aconteceu e verificar se existe alguma aplicabilidade para nossas vidas.

Vamos analisar com calma o versículo 2 de Gênesis 12 e entender o que aconteceu, dividindo-o em duas partes. Na primeira parte Deus abençoa a Abrão de maneira poderosa: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome”. Na segunda parte Deus lhe ordena que seja uma benção. Deus abençoou Abrão com o propósito dele mesmo ser uma benção para todas as pessoas.

Porém, o grande ponto é: esta palavra foi direcionada para Abrão, mas e nós, fomos chamados para sermos uma benção?

Acredito que podemos ser uma benção em diversas situações nas quais Deus tem nos abençoado, da mesma maneira que Abrão foi uma benção na vida de Ló.

Pensando desta maneira, tenho três perguntas que podem nos ajudar a entender em quais áreas podemos ser uma benção na vida de nossos irmãos.

Deus tem te abençoado em sua vida financeira?

“dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda.” (Lucas 6:30)

“Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lucas 6:35)

Nesta passagem de Lucas 6, o próprio Jesus fala sobre como devemos proceder com nossos bens e nossas finanças, dando a todo que nos pede e não esperando nada em troca.

Você pode e deve ser uma benção financeira andando por aí, dando a quem te pede e cuidando dos mais necessitados, sem fazer acepção de pessoas ou escolhendo quem você acha que merece.

Você pode estar pensando que está passando por dificuldades financeiras e que, na verdade, deveria até mesmo estar sendo abençoado por outras pessoas nesta área. Porém, da mesma maneira que você poderia ter mais, muitos tem menos que você e podem ser abençoados através da sua vida. Lembre-se do que está escrito em Gálatas, capítulo 6, verso 9: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”.

Deus tem te dado paz, mesmo em meio a tempos difíceis?

“se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:18-21)

Na carta de Paulo aos Romanos, o apóstolo nos ensina que devemos ter paz com todas as pessoas, retribuindo tudo que recebemos de mal com o bem.

Precisamos entender que precisamos ser a paz andando na terra. Onde você estiver a paz do Senhor deve reinar, pois você carrega o Espírito da paz.

“aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” (1 Pedro 3:11)

Levar a paz onde você estiver é uma maneira de ser uma benção na vida das pessoas. Você, através do Espírito Santo, apazigua contendas e resolve conflitos.

Onde você está tem paz ou reina a contenda? Esta reflexão é de extrema importância pois, muitos de nós, ainda carregando padrões mundanos, queremos estar sempre certos, provar nossos argumentos, vencer cada discussão e, com isso, nos afastamos de promover a paz, fazendo justamente o contrário.

Deus tem te amado e colocado pessoas que te amam no seu caminho?

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13:34)

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12)

Se Ele nos deu isto como mandamento, certamente tem nos abençoado antes, nos amando. Deus não nos daria a direção de amarmos as pessoas se antes não tivesse nos agraciado com Seu amor.

Qual é o amor que você tem demonstrado na sua casa, com seus pais, irmãos, cônjuge e filhos? É o amor que você tem recebido de Deus?

Você pode ser a bênção do amor onde estiver, para todas as pessoas, pois já tem recebido isso de Deus. Mas qual tem sido sua atitude com esta benção recebida?

Transborde este amor que tem recebido de Deus para as outras pessoas, mostrando o quanto se importa com cada uma, ouvindo, trazendo uma palavra de conforto nos momentos difíceis, considerando-as e cuidando delas. Ore pelas pessoas: seus familiares, seus colegas e seus inimigos. Seja uma benção nesta área.

Para finalizar, qual tem sido o exemplo que você tem dado às pessoas, o de amar, ou o contrário? O de ajudar, ou o de ignorar, o de trazer paz, ou o de trazer contenda? Você tem retido a bênção que recebe ou tem multiplicado-a para outras pessoas?

Que Deus lhe abençoe e lhe dê paz.


Comments

0 resposta para “Ser abençoado ou abençoar?”

  1. […] se esqueça de dar uma olhada nesse post e baixar nosso e-book […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *