Bíblia com a página sendo virada - Profecias sobre Cristo na Bíblia

O principal ensinamento de Provérbios 2

A pedido de algumas pessoas estou estudando com mais calma o livro de Provérbios. Já falei sobre o capítulo 1 aqui nesse vídeo, e hoje quero falar um pouco sobre o que eu considero ser o principal ensinamento de Provérbios 2.

VÍDEO DO ESTUDO DE PROVÉRBIOS 2

Esse texto começa com uma alerta sobre a importância do que será falado. Salomão faz um apelo para que a pessoa que estiver lendo praticasse aquilo. São 5 versos falando sobre isso.

Nestes versos ele nos mostra que devemos buscar a sabedoria como buscamos a prata e o ouro, ou seja, está nos falando sobre a prioridade que devemos dar para isso em nossas vidas. Além disso, volta a nos lembrar, como o fez no primeiro capítulo, que a sabedoria é temer ao SENHOR.

No verso 6 ele nos mostra que a fonte de sabedoria é também o SENHOR. Ou seja, aqui temos uma ligação importante: a sabedoria é temer o SENHOR e Ele é a fonte dessa sabedoria.

Depois, no verso 7 ele nos mostra que o mesmo SENHOR reserva a sabedoria para os retos e no verso 8 que é ainda o SENHOR quem preserva o caminho dos santos. Ou seja, juntando tudo o que vimos:

  1. A verdadeira sabedoria é temer ao SENHOR
  2. É o SENHOR quem nos dá a sabedoria
  3. Que Ele reserva apenas aos retos
  4. E é Ele mesmo quem nos preserva num caminho de retidão

Você consegue perceber como tudo aponta para o SENHOR? Que está nele e nada em nós mesmos? Ele é o objetivo, Ele é a fonte e o caminho.

Ainda mais impressionante é o verso 9, onde lemos:

“Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.”

Provérbios 2:9

Para entender a justiça, o juízo e as boas veredas, precisamos do SENHOR, através do SENHOR e sustentados por Ele.

Quando percebi isso me veio a pergunta: qual é a mensagem que ouvimos na Palavra sobre o que é a justiça, o juízo e sobre boas obras? Cristo.

De maneira talvez profética, Salomão está nos ensinando que só vamos entender a ação de Cristo se entendermos como obtemos sabedoria: nada é na nossa força, nada é por nossa capacidade ou vem de nós. O que Cristo fez por nós não foi na nossa força, não foi por conta de nossas boas obras ou por nosso merecimento. Ele fez por amor.

Entender o que Salomão está falando sobre a sabedoria, nos ajuda a entender a obra de Cristo da na cruz onde o juízo de Deus encontra a justificação que a morte de Cristo nos trouxe. Então, com fé nisso, somos levados às boas obras.

E o que compete a nós então? Segundo esse provérbio, podemos resumir no seguinte: clamar pela sabedoria, que é conhecer ao SENHOR (vs 3) e ter isso como prioridade em nossas vidas (vs 4).

Paz.


Comments

13 respostas para “O principal ensinamento de Provérbios 2”

  1. […] Estou escrevendo algumas coisas que tenho aprendido sobre Provérbios. Ainda não viu? Veja o vídeo sobre Provérbios 1 e o post sobre Provérbios 2. […]

  2. Alana

    6 Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
    Que está chama de buscar do Senhor, seja renovada em minha vida e na vida de todos que fizeram este propósito.
    Estes ensinos tem sido benção na minha caminhada.
    Deus abençoe e guarde sua vida e sua família em nome de Jesus!🙏🏻🙏🏻

    1. Amém!!!! Glória a Deus!!

  3. Ricardo Ribeiro

    Estudo maravilhoso, aprendi muito através deste estudo. Deus abençoe!!

    1. Glória a Deus!!!

  4. Luana Brito

    Mais um dia de estudo bÍblico e aprendendo que não é sobre nós, é sobre Ele, sobre o VERBO VIVO, sobre o AMOR.

    A PAZ.

    1. Glória a Deus!!

  5. Lídia

    Deus te abençoe por esse estudo.
    Fiz um propósito com uma amiga de lermos 1 capítulo de provérbios a cada dia e estava com dificuldade em me aprofundar no capítulo 2. Muito obrigada.

    1. Glória a Deus! Continue firme nos estudos!

  6. Rose Oliveira

    Boa noite, sempre tive desejo de ler o livro de PROVERBIO, pelo fato de entender, que o mesmo, é um livro que ensina, e fala sobre a sabedoria. Sempre soube que Salomão foi o homem mas sábio da bíblia, e sempre tive curiosidade de saber porque… E o que poderia mudar na minha vida apre dendo tudo sobre esse homem de Deus. Sempre achei muito importante que eu tivesse esse privilegio de estudar, e entender, aprender, e principalmente obter um pouquinho que seja dessa sabedoria, que faz mudar toda a nossa vida,e historia, no sentido espiritual, material, e sentimental. E o espirito Santo me mostrou exatamente esse estudo. estou feliz e cada vez mas interessada a aprender, e realizar tudo isso na minha vida. estou amando obrigada e fica na paz do Senhor.

    1. Glória a Deus!!!

    2. Jonathan José dos santos

      3

  7. Jonathan José dos santos

    Deus abençoe sua vida,eu já estava lendo provérbios todos os dias e agora vou acompanhar esse estudo todos os dias

    1. Glória a Deus! Que seja um tempo de muito crescimento no Senhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *