Biblia entre flores

O peso do adultério em Provérbios 5

Tenho estudado sobre o livro de Provérbios. Já falei aqui sobre:

Hoje quer tratar sobre como Provérbios 5 fala sobre o adultério. Falando sobre a questão da traição, os versos chave desse capítulo são:

“Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.”

Provérbios 5:3,4

Claramente a sabedoria de Salomão está ensinando aos seus filhos que se desviassem do desejo de conhecer uma mulher que não fosse a própria. Ele os ensina que “seus lábios destilam favos de mel”, ou seja, que ela pode parecer desejável, interessante e agradável, mas que, ao final, “seu fim é amaroso … agudo”.

Você se lembra de algo que parece com isso e se encontra ao longo de toda a Palavra? Exatamente: o pecado.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.”

Gênesis 3:6 – grifo do autor

A mesma situação apareceu de Gênesis até apocalipse. Veja outra passagem que fala exatamente sobre a mesma situação:

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;”

Efésios 4:22 – grifo do autor

O que Salomão está ensinando a seus filhos é que se guardem da mulher estranha, do adultério. Disso não temos dúvidas, o texto é claro. Porém, ao mesmo tempo, considerando as escrituras como um todo, ele também está ensinando a perseverarmos nos caminhos de Deus, mesmo que o pecado possa parecer agradável aos olhos.

Lembre-se que é chamado de adúltero aquele que se deixa enganar pelo prazer momentâneo do pecado, e não apenas aquela pessoa que trai o cônjuge:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Tiago 4:4

É claro que Salomão ainda fala sobre outras coisas igualmente importantes nesse capítulo, mas podemos ver como, de apenas dois versos, podemos exrtair uma verdade tão importante para nós.

O que mais você conseguiu compreender neste capítulo 5 do livro de Provérbios?

Paz.

Deixe um comentário