Biblia entre flores

Duas escolhas para fazermos todos os dias em Provérbios 4

O capítulo 4 de Provérbios nos apresenta duas escolhas que precisamos fazer diariamente para não falharmos em nossas vidas:

  1. Ouvir os conselhos de nossos pais
  2. Escolher o caminho correto para nossas vidas

Neste capítulo, além de voltar a falar sobre a importância da sabedoria, Salomão dá o seu próprio exemplo que, como filho, ouviu a instrução de seu pai e seguiu seus conselhos (pelo menos em parte de sua vida).

Falando sobre a necessidade que temos de ouvir os conselhos de nossos pais, Salomão afirma o seguinte:

“Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.”

Provérbios 4:1

É comum, ao longo do livro de Provérbios, ele pedir que seus leitores prestem bastante atenção ao que está sendo dito, como o fez neste primeiro verso.

Além disso, ele também instrui seus filhos a andar no caminho do justo e não no caminho do homem mau:

Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.

Provérbios 4:14

Note que, em ambos os casos, ele apresenta duas escolhas para seus filhos e para os leitores: a escolha de ouvir ou não os conselhos e a escolha de seguir ou não o caminho do justo.

A meu ver, parece que, em sua sabedoria, ele está mostrando para seus filhos que eles deveriam tomar uma decisão em suas vidas, que ele estava mostrando o caminho, mas a decisão não era dele.

A mesma coisa acontece conosco: Deus nos apresenta os caminhos possíveis, nos mostra o caminho correto, mas a escolha de qual caminho vamos percorrer é nossa. Ele nos ensina a verdade, mas nos deixa livres para escolher.

Por fim, esse provérbio tem um texto muito famoso:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Provérbios 4:23

Se você não se lembra ou não conhece, o um grupo chamado Xote Santo tem uma música muito legal com esse verso. Para ouvir no Spotify, clique aqui.

Paz.

Deixe um comentário