Mulher de costas lendo a bíblia

Estudo de Provérbios 30

Provérbios 30 é o capítulo onde temos “As palavras de Agur”. Não temos informações bíblicas nem históricas sobre quem foi essa pessoa. Alguns estudiosos acreditam que seria um pseudônimo de Salomão, ideia que é facilmente descartada dado o estilo do texto.

Independentemente de quem tenha sido Agur, vemos que existem verdades preciosas que podemos extrair deste capítulo de Provérbios.

O que me chamou muito a atenção neste texto é como o autor destaca alguns pontos que deveriam ser vistos em nossas vidas.

VÍDEO DO ESTUDO DE PROVÉRBIOS 30

Humildade

“Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem. Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo.”

Provérbios 30:2,3

Agur abre sua exposição reconhecendo suas falhas e fraquezas. Fazer isso deve ser uma marca na vida do cristão. Nós não somos perfeitos, não somos melhores que outras pessoas e reconhecemos que temos diversas falhas.

Essa humildade e vulnerabilidade em reconhecer nossas fraquezas é que nos leva para mais perto de Cristo, o único pelo qual temos salvação de nossos pecados. A altivez e a arrogância não têm lugar na vida das pessoas que se renderam aos pés da cruz, que entregaram suas vidas ao SENHOR.

Existem dois exemplos muitos claros sobre isso na Palavra: o jovem rico e a parábola do fariseu e do publicano. Em ambos os casos vemos pessoas que, acreditando serem boas os sufuciente, não se abrem para reconhecer suas fraquezas e se achegarem a Cristo de maneira mais próxima.

Agur também diz:

“Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia.”

Provérbios 30:12

Não reconhecer os nossos pecados, não admitir que somos falhos e necessitamos do perdão de Deus, é algo que nos afasta do SENHOR e não deve existir em nossas vidas.

Nossa posição em relação a Deus

“Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?”

Provérbios 30:4

Numa passagem que remete diretamente aos capítulos finais do livro de Jó, Agur nos mostra que devemos entender e reconhecer a posição do SENHOR em relação à nossa posição: somos criaturas, somos falhos e passageiros. Ele é o Criador, perfeito, santo e eterno.

Quando começamos a pensar que não somos criaturas, servos do SENHOR, passamos a nos colocar numa posição onde Deus deve nos servir, atendendo às nossas vontades e desejos iníquos.

Autoridade da Palavra

“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.”

Provérbios 30:5

Ele também reconhece a autoridade da Palavra de Deus. Em meu entendimento, essa deve ser uma marca na vida daqueles que se declaram cristãos.

Quando entendemos a autoridade da Palavra, passamos a não apenas saber disso, mas agir de acordo com o entendimento. Isso significa que estudar a Palavra todos os dias e ter reverência diante do que Deus diz. Aplicar os ensinamentos em nossas vidas deixa de ser uma opção e passa a ser uma obrigação de amor.

Ao falar sobre esse assunto, Spurgeon diz o seguinte:

“O apetite da Palavra de Deus aumenta naqueles que se alimentam dela. Por que você lê tanto a bíblia? Por que não tenho tempo de ler mais.”

200 Ilustrações – C. H. Spurgeon

Distância das tentações

“Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.”

Provérbios 30:8,9

Com sabedoria e numa semelhança assustadora com a oração que Jesus nos ensinou, Agur pede que Deus o afaste das tentações. Ao pedir apenas pelo necessário para o seu dia, nem mais, nem menos, ele demonstra algo que deve ser visto em todos nós: o desejo por uma vida humilde e dependente do SENHOR.

Aqueles que dependem de Deus sabem que Ele trará a providência diária e não necessitam acumular, gerando uma falsa sensação de segurança.

Note que não advogo aqui contra o cuidado da saúde financeira ou contra o cuidado que devemos ter ao poupar. Apenas peço atenção ao comportamento de Agur, pedindo que Deus o afaste da tentação de deixar de confiar no SENHOR e passar a confiar nas riquezas.

Honra aos pais

“Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe.”

Provérbios 30:11

O tema da honra aos pais é apresentando ao longo de toda a Palavra e não deixa de ser uma verdade, uma marca para nós, em nenhum momento. Não podemos ser essa geração que não reconhece a importância de nossos pais.

O versículo 17, algumas vezes ger dúvidas:

“Os olhos que zombam do pai ou desprezam a obediência da mãe, corvos do ribeiro os arrancarão, e os pintãos da águia os comerão.”

Provérbios 30:17

Até mesmos os mais estudiosos têm dificuldades de compreender plenamente este texto. Alguns acreditam que ele está fora de contexto, outros que ele está conectado com o que começa a ser falado no verśiculo 10 e outros acreditam ainda que ele está conectado com o que se fala dos versos 18 a 20. Alguns comentaristas bíblicos optam por nem falar sobre este texto.

Esse provérbio, apesar de ser complexo de conectar com o restante do texto, fala sobre honra as pais. Fala sobre como devemos obedecer nossos pais, caso contrário, somos nós quem colheremos o fruto dessa desonra. Não serão nossos pais que mais sofrerão por conta dessa desonra, mas nós mesmos.

Falando sobre o mesmo assunto em outro dos provérbios, Salomão diz:

“Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer.”

Provérbios 23:22

Este é só um dos diversos textos onde Salomão fala sobre a honra aos pais. Devemos reconhecer a importância de nossos pais e mães em nossas vidas e constantemente orar por eles. Além disso, também precisamos obedecer e atender ao que eles nos pedem.

Arrependimento

“O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!”

Provérbios 30:20

Todo cristão, em minha opinião, deve ter a certeza de que se pecamos, precisamos nos arrepender.

No provérbio de Agur, ele fala sobre o caminho da pessoa pecadora, que comete o erro e não consegue admitir que o fez, não consegue perceber que pecou e que precisa de arrependimento.

Nesse caso, entendo que arrependimento é estar disposto a assumir o seu erro diante de Deus, clamando pelo perdão e estando pronto para uma mudança de atitude.

Além disso, creio que também seja estar disposto a fazer o que o Espírito Santo direcionar para reparar o seu erro. Uma passagem que fala um pouco sobre repararmos os erros que cometemos, é a do encontro de Jesus com Zaqueu:

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.”

Lucas 19:8,9

Jesus não diz que é por isso, mas é curioso ver que, logo após Zaqueu dizer que restituiria tudo o que tivesse defraudado das pessoas, Jesus dizer que a salvação havia chegado naquela casa.

Pode ser uma crença muito pessoal, mas acredito que precisamos pedir a orientação do Espírito no trato de nossos pecados.

Dedicação

“As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;”

Provérbios 30:25

Salomão fala diversas vezes no livro de Provérbios sobre a questão da dedicação. Agur nos traz o mesmo entendimento, de que devemos ser pessoas dedicadas naquilo que fazemos, de que devemos evitar a preguiça.

Precisamos entender que, como cristãos, fomos chamados para servir. Este servir é um servir dedicado e sem preguiça.

Prática da Palavra

“Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha;”

Provérbios 30:26

Estes pontos trazidos por Agur não poderiam deixar de citar a tão falada sabedoria. Quando fala que os coelhos, apesar de não serem um povo inteligente, colocam suas casas na rocha, fazemos uma ligação instantânea com as Palavras de Cristo:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;”

Mateus 7:24

O cristão não deve ser apenas um ouvinte da Palavra, deve ser uma pessoa que ouve, estuda, medita e pratica a Palavra.

Unidade

“Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem;”

Provérbios 30:27

Agur fala ainda sobre a unidade dos gafanhotos que, mesmo sem ter um líder, saem em bandos e são temidos nas fazendas. A força deles não está em um deles sozinho, mas sim na unidade.

A mesma coisa acontece conosco como cristãos: somos mais fortes quando estamos andando em unidade e não divididos. Temos um texto bíblico muito famoso que fala sobre isso:

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. … porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”

Salmos 133:1,3b

Fomos chamados por Cristo para sermos um corpo. Não podemos andar divididos, essa deve ser uma marca do cristão.

Note como Agur, em apenas um texto curto, um capítulo do livro de Provérbios, consegue nos ensinar tanto sobre o caminhar do cristão. Ele nos mostra pontos que são essenciais para nossas vidas, coisas sobre as quais precisamos meditar.

O que fico pensando ao ler este capítulo é: em quais destes pontos eu tenho falhado? Em quais deles eu posso fazer melhor?

Espero sinceramente que o Espírito Santo fale com você através desta meditação.

Paz.


Comments

34 respostas para “Estudo de Provérbios 30”

  1. Avatar de Rosimere
    Rosimere

    Aprendi muito, obrigada.

    1. Glória a Deus!!!

      1. Belo entendimento irmão! Deus lhe abençoe.

        1. Glória a Deus!!

    2. Avatar de Julia
      Julia

      O abençoada me ajudou muito copiei tudo muito obrigado

      1. Glória a Deus

    3. Avatar de Micarla
      Micarla

      Obrigada pelo ensinamento…

      1. Eu que agradeço pelo comentário!

    4. Avatar de Ivonete
      Ivonete

      SERVIR A DEUS NÃO É TÃO SIMPLES COMO PARECE, MAS QDO BUSCANDO ELE DE VERDADE, VERDADEIRAMENTE O ENCONTRAMOS. POR ISSO ORO TODOS OS DIAS DAMINHA VIDA: “SENHOR QUE SE CIMPRA A SUA VONTADE E NÃO AMINHA:

  2. Avatar de FELIX AMORIM DOS SANTOS
    FELIX AMORIM DOS SANTOS

    Suas reflexões são muito abençoadas, aprendo muito. Gratidão.

    1. Glória a Deus!!! Amém

  3. Avatar de Karla
    Karla

    Esse estudo foi demais!Glória a Deus por sua vida!Que o Senhor continue te usando!Deus abençoe muito!

    1. Glória a Deus!!!

  4. Avatar de yngret santos
    yngret santos

    Muito boa essa explicação!!

    1. Glória a Deus!!!

  5. Avatar de andre
    andre

    gostei muito vou usa com base para da estudo aqui

    1. Glória a Deus! Deus abençoe!!

  6. Avatar de Cleide Cleidinha
    Cleide Cleidinha

    Excelente estudo :)

    1. Glória a Deus!!!

  7. Avatar de marcelo
    marcelo

    muito bom e explicativo .benção

    1. Glória a Deus!!!

  8. Avatar de Patrícia
    Patrícia

    Bem explicado, aprendi bastante ! Que Deus o abençoe 🙏

    1. Glória a Deus!!! Muito obrigado pelo comentário!

  9. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Ensinamento riquíssimo, aprendizado para toda vida!
    Que Deus continue te abençoando!!

  10. Avatar de Daniela Trevisan
    Daniela Trevisan

    Amém, Aleluia, Glória a DEUS 🙌🏻🙏🏻

  11. Avatar de Maria Aparecida Cordeiro Torres
    Maria Aparecida Cordeiro Torres

    Glória a Deus, aprendi que tenho que ver também onde estou errando para melhorar, sou uma pessoa que peço sabedoria e discernimento quando estou lendo a bíblia, pq tem coisas que não entendo o que Deus quer falar, mais agora entendi, Louvado seja Deus aleluia! Bom dia

    1. Glória a Deus!!!

  12. Avatar de Paloma
    Paloma

    E o Espírito Santo falou comigo! Obrigada pelo estudo!

    1. Glória a Deus!!

  13. Avatar de Eliane Eloi
    Eliane Eloi

    Certamente é um desafio para nós caminharmos com Cristo, mas algo eu digo é prazeroso, pois falar do amor dele nos transborda de uma tal forma que chega a constrange , Jesus ele é manso, humilde e acima de tudo bondoso… Infelizmente hoje vivemos em uma sociedade evangélica que esqueceu desse amor, mas devemos clamar para que a igreja acorde e viva o primeiro amor todos os dias em nome de Jesus 🙏 Deus abençoe

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu li todo o provérbios e não consegui extrair muita coisa, mas com esses comentários aprendi muito! Obrigado e glórias a Deus

    1. Glória a Deus!!

  15. Versículo 7,8 e 9.
    Onde ele pedi duas coisas, e na segunda ele pede que Deus dê a ele somente o necessário.

    Eu tenho um pecado onde penso blasfêmias e imoralidades. (Creio que seja contra a minha vontade)

    E aqui eu sentir e interpretei para mim da seguinte forma (Deus não me deixe achar ser santa de mais, pois irei achar que não preciso mais de ti, mas também não me deixe achar que sou pecadora de mais pois irei desistir de lutar por achar que não tenho mais jeito)

    Eu sou muito nova na minha caminhada cristã então se eu falei bobagem aqui me perdoe por favor!

    Que o Espírito Santo ilumine sempre você. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *