Como jejuar

Como jejuar – Passo-a-passo, regras e base bíblica

Hoje lançamos um vídeo no nosso canal do youtube falando sobre arrependimento ou constrangimento e lá falamos um pouco sobre a importância do jejum. Dado que muitos cristãos ainda não tem experiência com esta prática, achamos por bem escrever um post explicando rapidamente o básico sobre como jejuar.

Para falar sobre como jejuar, achamos que seria interessante fazer um passo-a-passo para que fique bem simples de todos entenderem porém, antes, precisamos de um pouco de embasamento bíblico.

Como jejuar – Versículos

Um dos mais conhecidos jejuns da bíblia é o de Daniel, que encontramos no primeiro capítulo de seu livro. Este foi um jejum parcial, onde ele se  absteve de alguns tipos de alimentos:

“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. […] Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos deem legumes a comer, e água a beber.” (Daniel 1:8,12)

Temos também, o jejum de Jesus, relatado nos evangelhos. Este foi um jejum sobrenatural, onde ele se absteve de qualquer tipo de alimento por 40 dias:

“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;” (Mateus 4:2)

Além disso temos diversos outros jejuns relatados na Palavra, que podem nos ajudar a entender como jejuar. Por exemplo o Jejum de Neemias, que não especifica o tipo de jejum que ele fez:

“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Neemias 1:4)

Ou o jejum total que Ester convocou:

“Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” (Ester 4:16)

Dentre outros que encontramos na Palavra e nos ajudam a entender algumas coisas básicas sobre como jejuar.

Como Jejuar – Motivos

Após olhar para algumas passagens da Bíblia que falam sobre jejum é imprescindível que entendamos que o jejum deve ter um motivo, e que essa motivação deve ser correta.

O jejum é algo espiritual, para que nossa carne se enfraqueça e nosso espírito se fortaleça, tendo mais intimidade com Deus. Não encontramos na Palavra nenhum jejum para coisas como:

  • Conseguir comprar algo;
  • Conseguir um(a) namorado(a);
  • Aumentar salário;
  • Outras coisas materiais.

Por isso, minha recomendação é que você não faça um jejum tentando obter o favor de Deus. A graça já nos deu acesso a tudo o que precisamos no Pai, a primeira regra sobre como jejuar é que deve ser algo espiritual!

Como jejuar – O melhor versículo

Antes de continuarmos para o passo-a-passo de como jejuar, é importante olharmos para o mais importante versículo sobre jejum:

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mateus 6:16-18)

Com essa instrução de Jesus, aprendemos que o jejum é algo particular, entre você e Deus. Não é necessário ficar fazendo alvoroço em relação ao seu jejum ou falando orgulhosamente sobre o quão espiritual você é por estar fazendo isso.

Como Jejuar – Passo-a passo simples

  1. Antes de mais nada, se você não tem experiência, converse com seu pastor ou líder. Ser orientado por alguém mais experiente é imprescindível;
  2. Entenda por qual motivo fará o jejum. Lembre-se que deve ser algo espiritual, e não para fazer qualquer tipo de troca com Deus;
  3. Escolha o tipo de jejum que vai fazer. Pode ser total, parcial ou de algo específico. O jejum mais comum na Palavra é o total;
  4. Escolha por quanto tempo vai jejuar, ore e converse com  seu líder / pastor em relação a isso;
  5. Durante o jejum separe mais tempo de oração e leitura da Palavra. Lembre-se que jejum não é dieta;
  6. Quando seu jejum terminar, não se esqueça de orar e não sair comendo tudo o que vê pela frente de uma vez.

Como jejuar – Jejum não é dieta

É importante reforçarmos que o jejum não é uma dieta, não é algo que se faz para simplesmente pararmos de comer. O tempo de jejum é um tempo de comunhão maior com Deus, com a sua Palavra e de mais intimidade. Por isso, durante o jejum, separe um tempo maior de intimidade com a Bíblia, de oração e momentos a sós com Deus.

Este ainda é um post em construção, por isso, se você tiver alguma dúvida, escreva nos comentários e nós vamos atualizando este post com as respostas.

Não se esqueça de baixar o nosso e-book gratuito: 7 Dias com Deus, nele falamos um pouco também sobre jejum.

Paz.


Comments

2 respostas para “Como jejuar – Passo-a-passo, regras e base bíblica”

  1. Avatar de Lenice Marinho
    Lenice Marinho

    Obrigada pelo post, me ajudou bastante! Que Deus abençoe!

    1. Amém Lenice, Deus abençoe sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *