Bíblia aberta em Lucas

A hora de ter a fé de Pedro

Tem como não amar uma pessoa como Pedro? Impetuoso, sincero, transparente e verdadeiro em relação aos seus sentimentos e lutas internas. Pedro é um exemplo para mim. Hoje quero que meditemos em 3 passagens da vida desse apóstolo:

“E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.” (Mateus 14:24-29)

“E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.” (Lucas 5:4-6)

“… vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.” (Lucas 5:8-11)

Quais são as coincidências entre as passagens? Facilmente podemos destacar algumas:

  • Pedro está em todas elas
  • Em duas delas temos um milagre claro
  • Jesus está em todas elas
  • Duas são relatadas muito próximas uma da outra

Tenho certeza que poderemos encontrar muitas outras semelhanças.

Porém hoje quero destacar uma outra que é muito importante: em todas elas Pedro ouviu a voz de Jesus e obedeceu. Mesmo que não fizesse sentido, ou que a sua experiência falasse contra, ele obedeceu ao que Cristo lhe pediu.

  • Em Mateus 14:24 Jesus diz: “Vem.”, Pedro obedece
  • Em Lucas 5:4 Jesus diz: “lançai as vossas redes”, Pedro obedece
  • Em lucas 5:8 Jesus diz: “Não temas”, Pedro ouve e obedece

O que aprendo com isso é que Pedro, desde muito cedo na sua caminhada com Cristo vivia através de um princípio que nós conhecemos mas muitas vezes não vivemos: quando Cristo fala, podemos confiar sem questionar.

Vivemos um tempo de uma luta muito grande, uma pandemia viral no mundo todo. Nesse tempo temos sido bombardeados de informações, de notícias verdadeiras, falsas, de temores, de cuidados e tantas outras coisas. São tantas informações que recebemos que, às vezes, nos esquecemos de ouvir o Único em quem podemos confiar: Jesus.

Por isso a minha pergunta para você hoje é: o que Jesus já falou para você sobre esse tempo? Peço que você tire uns segundos para pensar nisso.

Eu não sei o que Ele falou com você especificamente para esse tempo, mas posso dizer o que Ele já falou para nós através da Sua Palavra:

  • Mateus 6:25-34: não precisamos nos preocupar com o dia de amanhã, Deus sabe de todas as coisas que precisamos.
  • Mateus 18:18-20: tudo o que pedíssemos para Deus, receberíamos
  • Mateus 28:20: Ele está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos

Diante destas certezas, o que tememos, qual é o mal que pode nos afligir? Obviamente precisamos nos esforçar, precisamos tomar todo o cuidado, e tudo o mais. O meu ponto é que precisamos também nos lembrar de quem nós somos: nós somos do SENHOR Jesus Cristo.

Paz.


Comments

0 resposta para “A hora de ter a fé de Pedro”

  1. […] A hora de ter a fé de Pedro […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *