Destaque Livros

Constrangido pelo amor

Heidi Baker - Constrangido pelo amor

Em “Constrangido pelo amor” Heidi Baker nos ensina como o amor é a melhor ferramenta de evangelismo que temos. Todo cristão deve ler.

Constrangido pelo amor - Heidi BakerLivro: Constrangido pelo amor

Autor: Heidi Baker e Shara Pradhan

Editora: Lan

Ano: 2014

Um livro que começa com um prefácio escrito por Bill Johnson e uma avaliação de Randy Clark não pode ser desconsiderado.

Estive uma vez num culto em que Heidi ministrou, queria muito ter lido este livro antes e saber um pouco mais sobre quem era aquela mulher que falava com tanta veemência sobre o Reino.

Com experiência de causa ela fala sobre como a igreja deve identificar e suprir as necessidades da sociedade onde está inserida. A autora nos lembra de como a igreja deve ser um agente de transformação social através do amor. Para isso, ela faz uma visita às bem aventuranças de Mateus 5, dando exemplos e testemunhos de cada uma delas.

“Constrangido pelo amor” é para que nós, os membros da igreja ocidental, aprendamos o que realmente é depender de Deus, como dependem os pobres de Moçambique. Heidi nos ensina a enxergar o comodismo em que vivemos colocando um espelho na nossa frente e nos mostrando verdades que não queremos ver.

Apesar de utilizar muitos testemunhos da igreja em Moçambique, ela não fica pregando que todos devem ser enviados para um determinado lugar ou algum tipo de país. Com clareza ela ensina a verdade: podemos ser missionários em Moçambique, na China ou do outro lado da rua onde moramos.

Através do livro vamos nos lembrando que a pregação da Palavra de Deus não depende de retórica, técnicas de persuasão ou um conhecimento profundo da história da igreja: precisa apenas de amor. Todo o resto é acessório.

Cada frase, cada parágrafo onde ela relata testemunhos vividos e verdades bíblicas que esquecemos, é um tapa que tomamos na cara. Só uma pessoa que esteve nos dois limites da sociedade – entre os mais ricos dos ricos e também entre o mais miseráveis dos pobres – é que pode nos ensinar como Heidi Baker nos ensina. A cada parágrafo ela vai nos dando, através de testemunhos e realidade de vida, o entendimento do que é o avivamento e qual o preço que precisamos pagar.

Ao término de “Constrangido pelo amor”, perdi a conta de quantas vezes chorei lendo os testemunhos de cada criança. É incrível como Heidi Baker testemunhou estas maravilhosas experiências com Deus vividas pelas suas crianças. Cada história é uma lição de vida para os leitores.

Como toda obra, esta contém algumas imperfeições. Neste caso são apenas alguns erros de edição, o menor dos problemas.

Sobre Heidi Baker

Heidi Baker nasceu em 1959 nos Estados Unidos. Converteu-se após ouvir uma minsitração de um Navajo (indígena norte americano) e logo saiu para pequenas missões. Conheceu seu marido em 1979 e casou-se seis meses depois. Após duas semanas, ambos já estavam em campo trabalhando como missionários.

Mudaram-se para Moçambique em 1995, onde ela contraiu tuberculose e pneumonia. Esta fase de doenças serviu para levá-la mais perto de seu propósito, pois foi em uma conferência de cura que ela recebeu uma visão: ela deveria alimentar as crianças pobres. Ela foi curada naquela mesma conferência.

Após isso, em Moçambique, ela relata uma série sem fim de problemas, perseguições, doenças e mortes. Ao mesmo tempo, ela fala sobre como a mão de Deus sempre supriu todo o necessário.

Trechos do livro Constrangido pelo amor

Normalmente vou lendo o livro, grifando as partes que mais me chamam a atenção e que podem vir a fazer parte deste post. Em “Constrangido pelo amor”, eu tive um problema: queria grifar tudo!

Falando sobre as pessoas do mundo ocidental, pobres de espírito ou de renda, ela nos alerta:

Isso porque, onde eu moro, os pobres sabem que são pobres; eles sabem que estão enfermos e feridos; e então centenas deles vêm e entregam suas vidas a Jesus toda semana em todo o país. Porém, na nação de vocês, os seus pobres não sabem que são pobres, e os seus doentes não sabem realmente que estão doentes a menos que estejam morrendo de uma doença e ninguém possa ajudá-los. Eles parecem confiantes, e estar lidando bem com a situação, mas talvez não estejam. Portanto, o trabalho de vocês é muito mais difícil que o nosso.

Ainda falando sobre como trazer cura para uma nação que não tem ideia do quão pobre é, ela afirma:

Curar um espírito órfão nos Estados Unidos requer amor, compaixão, muito tempo, e atenção total para uns com os outros. As duas formas são válidas, ambas são reais, e ambas custam caro.

Onde comprar o livro Constrangido pelo amor

O livro “Constrangido pelo amor” pode ser comprado no site da própria editora LAN onde, na data da escrita deste post, custa R$ 39,90. Você também pode adquiri-lo através do serviço kindle unlimited, da Amazon, onde o e-book sai de graça. A versão em e-book, para quem não assina o serviço, sai por R$ 12,90.

Se você gostou do post, se já leu o livro ou se interessou, então comente e compartilhe com seus amigos e familiares.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário