Estudo de Gênesis 8

No capítulo 8 de Gênesis vemos que as águas baixam, Noé sai da arca e edifica um altar ao Senhor.

O capítulo está dividido da seguinte forma:

  • As águas baixam (1 a 3)
  • Noé solta o corvo e a pomba (4 a 12)
  • Noé e sua família saem da arca (13 a 19)
  • Noé edifica um altar ao Senhor (20 a 22)

Alguns destes capítulos de Gênesis, o 6 a 8 são um exemplo disso, nem são muito comentados pelos comentaristas bíblicos. Muitos pulam ou reúnem vários capítulos num breve comentário. Mesmo os comentaristas que se dispõe a falar de todos os versículos, o fazem de maneira superficial.

Isso não significa que o capítulo tenha pouco a nos ensinar, apenas que, ou os assuntos já foram tratados anteriormente, ou temos que analisar o texto de outra forma.

Vamos ver alguns pontos de destaque.

As águas baixam

O capítulo começa falando que as águas baixam:

“Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se. E as águas tornaram de sobre a terra continuamente e, ao cabo de cento e cinquenta dias, as águas minguaram.”

Gênesis 8:2,3

É interessante entender como Noé foi um homem paciente e perseverante. Foram 150 dias até que as águas baixassem. Ele ficou mais de um ano inteiro na arca.

Já falamos como a fé dele foi importante nesse processo quando analisamos o capítulo 7, porém é importante o reforço. Precisamos aprender que a nossa fé é uma certeza tão grande daquilo que não vemos que nos leva à perseverança e paciência, mesmo quando temos que esperar, mesmo quando o cenário não parece favorável. A fé nos torna fieis à promessa de Deus para nossas vidas. Que essa seja a nossa fé.

Além disso, esse texto também nos fala de como o poder de Deus é sem limites. Ele iniciou o dilúvio, controlou todas as coisas, guardou Noé e sua família, protegeu Sua criação e, no tempo certo, encerrou o dilúvio, fez com que as águas baixassem e a terra pudesse ser, novamente, povoada.

Servimos um Deus perfeito, todo-poderoso, digno de toda honra e de toda glória. Nossos problemas não são nada que Ele não possa resolver, as dificuldades que passamos não podem nos vencer, pois servimos um Senhor que está sobre todas as situações, por mais adversas que possam parecer.

Noé e sua família saem da arca

Após isso, vemos Noé e sua família saindo da arca:

“Então, falou Deus a Noé, dizendo: Sai da arca tu, e tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos contigo.”

Gênesis 8:15,16

Imagine como foi esse processo de um ano de isolamento, após 120 anos de construção da arca. Noé estava com as mesmas pessoas, confinado numa grande caixa de madeira, cuidando dos animais, de seus afazeres e sem ter para onde ir.

A Palavra não relata os dias que eles passaram lá, porém creio que isso fale conosco sobre como devemos saber lidar com as pessoas mais próximas, com as diferenças de opinião e com as mudanças de humor. Também me ensina sobre como o nosso amor ao próximo é fortalecido nesses momentos.

A nossa comunidade de fé uma família para nós. Devemos viver amando nosso próximo, estarmos preparados, no corpo, na alma e no espírito, para vivermos essa unidade.

Noé edifica um altar ao Senhor

Após sair da arca, a primeira coisa que Noé faz é edificar um altar ao Senhor:

“E edificou Noé um altar ao Senhor ; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar.”

Gênesis 8:20

Após todo o tempo de construção da arca, de ver o mundo ser consumido pelas águas, de enfrentar a chuva e de esperar as águas baixarem, a primeira coisa que Noé faz é adorar a Deus.

Não podemos nos esquecer de que a adoração ao Senhor é algo que deve estar constantemente presente na vida do cristão. Devemos adorar durante a provação, no dia do livramento, no dia bom e no dia mau.

Ele poderia muito bem, após um ano isolado na arca, querer ver o mundo, fazer diversas coisas que satisfizessem a sua alma ou a sua carne, mas a primeira coisa que ele faz é adorar ao Senhor. Essa atitude de Noé nos ensina muito, principalmente sobre o lugar que Deus deve ter em nossas vidas: Ele é sempre o primeiro, não podemos negociar isso.

Desafio do capítulo

Para este capítulo de Gênesis 8, seu desafio é orar pela salvação de uma pessoa muito querida para você.

Paz.


❗ Você sabia? ❗

Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário