Estudo de Gênesis 5

O capítulo 5 de Gênesis conta a história da geração de Sete, filho de Adão. Neste capítulo, vemos três personagens principais:

  • Enoque
  • Lameque
  • Noé

Este capítulo se divide através das menções de “e viveu” e “e morreu”. Cada passagem destas conta a história de um dos personagens.

Vamos passar por alguns personagens que conhecemos aqui em Gênesis 5.

Enoque

A primeira pessoa que vamos falar sobre é Enoque, que foi tomado por Deus:

“E viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos; e morreu. E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.”

Gênesis 5:19-24

A tradição explica que Enoque foi levado por Deus sem experimentar a morte. Vimos que na geração de Enos o nome do Senhor começa a ser invocado e que, Enoque, tataraneto de Enos, andava com Deus. Uma possível interpretação é a de que essa geração de Sete andou nos caminhos do Senhor até que Noé encontra graça aos olhos de Deus.

No versículo 24, a palavra traduzida na ARC como “tomou”, também pode ser traduzida como “foi arrebatado”, ou seja, não passou pela morte. Além de Enoque, apenas Elias experimentou tal graça de Deus.

Um aprendizado muito simples que podemos ter aqui é o de que Deus faz as coisas como quiser, com quem quiser, quando quiser. Deus escolheu que Enoque não passasse pela morte física. Não sabemos os motivos, não entendemos como isso aconteceu, mas sabemos, com certeza, que Deus é poderoso para fazê-lo pois é o Criador de tudo o que existe. Ele pode fazer o que quiser.

Lameque

Vemos também a história de Lameque:

E viveu Metusalém cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque. E viveu Metusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos e gerou filhos e filhas.

Gênesis 5:25,26

Este Lameque, da linhagem de Sete não é o mesmo Lameque que vimos em Gênesis 4, da linhagem de Caim. Este aqui é o pai de Noé, sendo apenas um homônimo do que vimos anteriormente.

Várias vezes veremos nomes se repetindo na Palavra ou mudando, como veremos com Abraão e Jacó, por exemplo. É importante entendermos bem quem são esses personagens para não nos perdermos na interpretação.

Noé

Por fim, vemos a primeira apresentação de Noé:

E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos e gerou um filho. E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos e gerou filhos e filhas.

Gênesis 5:28-30

Falando sobre seu filho, Lameque profetiza que ele “consolaria” o povo das obras e trabalho das mãos. A palavra usada aqui traduzida como “consolorá” é נָחַם (“nacham”), que também pode ser traduzida como “arrepender-se” ou “lamentar”. Esta é uma possível indicação de que Lameque entendia que eles estavam vivendo, como humanidade, fora dos caminhos do Senhor justamente por conta do que havia acontecido no Éden.

Um outro ponto que notamos aqui é que a longevidade dos patriarcas vai diminuindo conforme o tempo passa:

  • Adão viveu 930 anos
  • Sete viveu 912 anos
  • Enos viveu 905 anos
  • Enoque viveu 365 anos
  • Matusalém viveu 969 anos
  • Lameque viveu 777 anos
  • Noé viveu 950 anos
  • Sem viveu 600 anos
  • Héber viveu 464 anos
  • Terá viveu 205 anos
  • Abraão viveu 175 anos
  • Isaque viveu 180 anos
  • Jacó viveu 147 anos
  • José viveu 110 anos

Não existe uma certeza do motivo disso acontecer, mas é interessante notar que, após o dilúvio, a humanidade começa a se aproximar mais do que temos hoje como realidade. Alguns teólogos afirmam que as condições climáticas após o dilúvio mudaram, outros acreditam em outras teorias.

Desafio do capítulo

O seu desafio hoje é comentar o que você mais aprendeu até aqui, nestes primeiros cinco capítulos de Gênesis.

Faça parte de nossa comunidade no Telegram e receba conteúdo exclusivo antes de todo mundo!

Deixe um comentário