Estudo de Gênesis 3

No capítulo 3 de Gênesis, vemos o relato do primeiro pecado. É um capítulo onde aprendemos muito sobre o processo de operação do pecado em nossas vidas e podemos olhar para a redenção que temos em Cristo.

Neste capítulo vemos os seguintes assuntos:

  • A tentação (1 a 5)
  • O pecado (6)
  • A vergonha (7 e 8)
  • A negação (9 a 13)
  • A consequência (14 a 24)

Vamos ver alguns destes pontos.

VÍDEO DO ESTUDO DE GÊNESIS 3

A tentação

Começamos o capítulo 3 lendo o relato da tentação:

“Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”

Gênesis 3:4,5

É interessante notar como o processo é o mesmo: somos tentados por aquilo que desejamos, normalmente como fruto de uma ação da serpente, que nos ilude com mentiras, dizendo que algo é bom para nós, mesmo quando não é.

Até hoje o processo é o mesmo, algo parece ser bom, mas desagrada a Deus e nos afasta da comunhão que temos com Ele. Normalmente o pecado é algo que vai ser bom aos nossos olhos, que vai satisfazer nossos desejos, mas não vai edificar nossa vida ou nos aproximar de Deus. O processo pelo qual isso entra em nossas mentes e corações é sempre o mesmo: a mentira.

É importante então que nos lembremos que o diabo mente para cumprir o propósito dele, como vimos no nosso estudo de João 10:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.”

João 10:10

Nada que nos afasta de Deus, por mais prazeroso que possa parecer, vai nos fazer bem. Por isso a instrução de Paulo em 1 Tessalonicenses é tão clara:

“Abstende-vos de toda aparência do mal.”

1 Tessalonicenses 5:22

O pecado

Continuando no texto, lemos sobre o momento onde o pecado é consumado:

“E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.”

Gênesis 3:6

O papel da serpente aqui, não foi o de obrigar Eva a cometer o pecado, ela apenas induziu Eva a desejar algo que ela não deveria ter. A responsabilidade do ato do pecado foi totalmente de Eva. Assim como Eva não obrigou Adão a comer do fruto, logo, a responsabilidade pelo pecado dele, foi dele mesmo.

Por isso, precisamos ficar muito atentos quando começamos a desejar algo que nos afasta de Deus. Precisamos estar sempre vigilantes pois, como aprendemos no nosso estudo de 1 Pedro 5:

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”

1 Pedro 5:8

A Vergonha

Após o pecado vemos então a vergonha vindo sobre Adão e Eva:

“Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.”

Gênesis 3:7,8

A mesma coisa acontece conosco: o pecado nos envergonha. Se você já caiu em tentação sabe do que estou falando aqui. Quando você peca, sabe que errou e não quer ter um encontro com Deus.

O afastamento de Deus não acontece por Deus não querer estar conosco mas, em parte, pela nossa vergonha de estamos na presença dEle.

Aqui o que precisamos lembrar é que o pecador sempre encontrará perdão em Cristo:

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

1 João 1:8,9

O pecado nos afasta de Deus, através do arrependimento, Cristo nos reaproxima dEle.

Consequência

Por fim, após o processo de pecado, chegamos à consequência:

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.”

Gênesis 3:16,17

Em minha experiência, todo pecado tem uma consequência, não podemos ser ingênuos acreditando que o relato da queda não representa o processo pelo qual passamos. Paulo fala sobre isso em Romanos:

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Romanos 6:23

Em nossas vidas teremos que fazer escolhas: ou nos afastamos de Deus através do pecado, fazendo-nos servos do pecado, ou nos aproximamos e mantemos nossa comunhão com Deus numa vida santa, através da Cruz de Cristo.

A pergunta que fica aqui para nós é: qual será nossa escolha?

Desafios do capítulo

Neste capítulo, seu desafio é comentar sobre uma outra passagem bíblica onde um personagem passou pelo processo de tentação e pecado.

Paz.


Comments

4 respostas para “Estudo de Gênesis 3”

  1. Avatar de Humberto Castro Silva
    Humberto Castro Silva

    Gostei muito desse estudo abriu mais a minha mente, muito bom.

    1. Glória a Deus!! Deus abençoe!

  2. Avatar de Berenice Dias Dos Santos
    Berenice Dias Dos Santos

    Parabens pelo conteúdo limpo reto e claro sem heresia e enrolação

    1. Glória a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *