Estudo de Gênesis 13

Em Gênesis 13 vemos a história da separação de Abrão e Ló, quando Deus mostra para Abrão em qual terra a nação que sairia dele habitaria para sempre.

O capítulo fala sobre os seguintes assuntos:

  • Abrão sai do Egito e invoca o nome do Senhor (1 a 4)
  • Abrão e Ló se separam (5 a 13)
  • Deus mostra a terra para Abrão (14 a 18)

Vejamos alguns detalhes deste capítulo.

Abrão invoca o nome do Senhor

O capítulo começa com a saída de Abrão do Egito, quando ele vai até o Sul de Canaã, e para em Betel:

“E fez as suas jornadas do Sul até Betel, até ao lugar onde, ao princípio, estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; até ao lugar do altar que, dantes, ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor.”

Gênesis 13:3,4

Ali ele volta a invocar o nome do Senhor. Após a sua passagem, de certa forma desastrosa, pelo Egito, ele decide buscar ao Senhor.

É importante que sempre que façamos algo que não é correto ou que estivermos enfrentando um tempo de dificuldades, busquemos ao Senhor. A atitude de Abrão nos ensina muito a respeito do amor de Deus: Ele sempre estará disposto a receber um coração quebrantado.

A Palavra não fala qual foi o sentimento de Abrão, estou inferindo que, após sua passagem pelo Egito, ele talvez tenha percebido seu erro e sua necessidade de buscar ao Senhor.

A separação de Abrão e Ló

Vemos então que, por conta de uma contenda entre os pastores de Abrão e de Ló, os dois decidem se separar:

“E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.”

Gênesis 13:8,9

Note como a atitude de Abrão agora foi muito mais humilde, deixando seu sobrinho mais novo decidir primeiro para onde gostaria de ir. Diferente de quando temeu pela sua vida no Egito, aqui não vemos o mesmo sentimento.

É interessante perceber como o pensamento de Abrão mudou de uma momento de vida para o outro. Aqui ele não parece ter tido receio de deixar Ló escolher o melhor lugar para si. Talvez isso tenha sido fruto da certeza de que Deus faria dele uma grande nação naquela terra, como ele ouviu no capítulo 12, independentemente de onde ele estivesse estabelecido.

Ló escolheu a campina do Jordão, armando suas tendas até Gomorra, uma cidade habitada por pessoas que andavam completamente distantes do Senhor. A proximidade com estas pessoas fez com que Ló não enxergasse o óbvio, como veremos em Gênesis 19.

Devemos tomar muito cuidado com o meio em que vivemos. Se vivemos num meio de pessoas impuras, como viveu Isaías, Noé e tantos outros personagens, precisamos nos esforçar para influenciarmos estas pessoas e não sermos influenciados pelos seus costumes pecaminosos. Esta é uma parte importante e delicada da vida do cristão aqui na Terra.

A atitude de Abrão, invocando o Senhor e humildemente deixando Ló escolher primeiramente a terra para ele, nos traz uma comparação interessante. No versículo 7 de Gênesis 12, Deus promete dar “esta terra” para Abrão, no versículo 15 de Gênesis 13, Deus diz “toda esta terra, para sempre”. No versículo 2 de Gênesis 12, Deus diz que faria dele “uma grande nação”, no versículo 16 de Gênesis 13, Deus diz que a semente de Abrão seria “como o pó da terra”, que não se pode contar.

Quando obedecemos ao Senhor, quando reconhecemos que nosso próximo é superior a nós, estamos plantando boas sementes. Certamente colheremos os frutos delas.

Deus fala com Abrão

Após a separação dos dois, vemos Deus falando com Abrão:

“E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre.”

Gênesis 13:14,15

Essa é a confirmação da promessa, dizendo que toda aquela terra seria de Abrão e de sua descendência para sempre. Este é um dos motivos pelo qual Israelitas e Palestinos lutam até hoje pelo domínio da região.

Desafio do capítulo

O seu desafio aqui neste estudo de Gênesis 13 é entrar em nossa comunidade do Telegram. É só ter o app do Telegram instalado e clicar aqui.

Paz.


❗ Você sabia? ❗

Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário