Estudo de Efésios – Capítulo 5

O capítulo 5 da carta aos Efésios contém algumas passagens muito famosas. Nele, o apóstolo continua dando instruções muito diretas para a igreja.

O capítulo está dividido da seguinte forma:

  • Imitadores de Deus (1 a 2)
  • Não sejam companheiros do pecado (3 a 7)
  • Das trevas para a luz (8 a 10)
  • A luz mostra as trevas (11 a 14)
  • Vede com o andais (15 a 21)
  • O mistério do casamento e da igreja (22 a 33)

Veremos alguns destes pontos abordados por Paulo.

Imitadores de Deus

O capítulo 5 começa nos ensinando que precisamos ser imitadores de Deus:

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”

Efésios 5:1,2

Conectando com o que ele já vinha expondo, precisamos imitar a Deus, que nos ama independente de nossos erros ou de quem somos. Deus simplesmente nos ama, sem que precisemos fazer nada. Por isso, esse é o amor que devemos ter pelas pessoas, um amor que não espera nada em troca e que, mesmo quando o erro acontece, continua existindo inabalável.

É claro que podemos inferir, numa conclusão precipitada, que devemos aceitar todas as coisas que as pessoas nos fazem pois somos obrigados a amá-las. Isso não é verdade e a própria Palavra nos mostra isso. Cristo rejeitou muitas ações dos fariseus, Paulo criticou as atitudes de Pedro, entre outros. Amar incondicionalmente não significa aceitar tudo de maneira submissa. Da mesma forma, Deus nos ama, mas não aceita tudo o que fazemos.

O que precisamos fazer é separar as atitudes das pessoas. Devemos amar as pessoas sem nos esquecer que não precisamos aceitar todas as atitudes.

Um exemplo muito simples disso é a traição. Um cônjuge pode amar o outro sem aceitar uma traição. Caso a traição aconteça, o casamento se desfaz, mas a pessoa que traiu continua sendo amada como um irmão em Cristo, mas não mais como cônjuge. Amamos as pessoas, não as atitudes incorretas delas.

O que aprendemos aqui, em resumo, é: devemos imitar a Deus, que nos ama incondicionalmente. Devemos amar ao nosso próximo da mesma maneira.

Companheiros do pecado

Após listar uma série de comportamentos pecaminosos, Paulo diz o seguinte:

“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros.”

Efésios 5:6,7

Ou seja, a ira de Deus vem sobre aqueles que, deliberadamente, praticam estes pecados. Creio que Paulo não tentou fazer uma lista exaustiva de erros, mas apenas tenha listado alguns para nos dar a ideia de que Deus nos ama, mas não aceitará estas atitudes daqueles que se declaram Seus filhos.

Sendo ainda mais enfático, ele diz que não devemos ser “seus companheiros”, dizendo com isso que não devemos participar destas atitudes com aqueles que o fazem, deixando claro que somos contra algumas práticas que o mundo considera normais.

Para não deixar nenhuma dúvida, Paulo diz:

“E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as.”

Efésios 5:11

Devemos amar as pessoas, mas entender que algumas atitudes são condenáveis.

A luz mostra as trevas

Ainda falando sobre alguns pecados que o mundo considera normais, e que eram comuns para nós no passado, Paulo diz:

“Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.”

Efésios 5:13

Quando nos aproximamos da luz de Cristo, ele mostra os pecados que existem em nossas vidas. O cristão, quando se aproxima do mundo, revela ao mundo os pecados que eles cometem.

Nós precisamos ser essa luz para o mundo, não para evidenciar os erros tentando condenar as pessoas, mas para mostrar o caminho até Cristo. A luz mostra o erro e aponta o caminho correto.

Quando somos luz para o mundo sem apontar o caminho correto, estamos apenas expondo os erros e nos colocando como superiores. O amor nos leva a condenar o erro sem deixar de apontar a direção correta, nos dispondo a caminhar juntos para levar as pessoas a Cristo.

Vede como andais

Em mais uma direção muito clara, Paulo diz:

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
remindo o tempo, porquanto os dias são maus.”

Efésios 5:15,16

Nos lembrando que devemos aproveitar cada oportunidade que temos para fazer a coisa certa, para obedecer ao Senhor, amar ao nosso próximo, louvar e engrandecer a Deus com nossas palavras e atitudes.

Casamento e igreja

No fim deste capítulo, Paulo faz uma referência ao casamento e termina dizendo:

“Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”

Efésios 5:32,33

Ao falar sobre maridos e esposas Paulo, na verdade, está falando sobre o relacionamento da igreja (a noiva), com Cristo (o noivo). Como igreja devemos ser submissos à Cristo, atendendo ao Seu chamado de maneira pronta, com boa vontade e sem reclamar. Ele é o cabeça da igreja, Ele é o nosso Senhor.

Ele é quem nos purifica e nos santifica, através daquilo que ele nos diz, da palavra. O objetivo desse cuidado do noivo por nós é o de nos apresentar como uma noiva santificada e sem mácula.

Ao mesmo tempo, Paulo também fala aqui sobre o relacionamento entre marido e mulher, atribuindo ao marido a responsabilidade do amor total, e à mulher a responsabilidade caminhar junto com o marido, no mesmo propósito, numa atitude voluntária de cooperação.

Desafios do capítulo

Hoje seu desafio é o de encontrar no texto de Efésios 5 algum pecado que você deve eliminar da sua vida e orar em relação a isso. Caso ache importante, deixe seu comentário dizendo qual pecado é esse para que as pessoas orem por você também.

Paz.

Faça parte de nossa comunidade no Telegram e receba conteúdo exclusivo antes de todo mundo!

1 comentário em “Estudo de Efésios – Capítulo 5”

  1. Meu pecado é NN amar muito o próximo, pois eu me estresso muito fácil daí eu acabo falando algumas coisas que NN devia , estou tentando melhorar+ confesso é difícil viu kkkkk , + eu sei que Deus está me ajudando e eu vou conseguir 🙏🏻🙏🏻.Amei sua explicação, obrigadoooooooooooooooooooooooooooo

    Responder

Deixe um comentário