Diversos

Versículos sobre justiça

André
Escrito por André

Hoje trazemos uma lista de versículos sobre justiça para você estudar sobre o assunto, montar uma aula ou uma ministração.

Separamos os versículos sobre justiça dessa lista em algumas categorias para facilitar o entendimento. Também falamos rapidamente sobre o que conseguimos aprender com estes textos.

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre justiça, basta deixar um comentário ao final desse post.

Versículos sobre justiça – Os mais importantes

Antes de mais nada, separamos os mais importantes versículos sobre justiça que podemos encontrar na Palavra. Eles são a base para entendermos muito do que a bíblia nos ensina sobre o assunto.

O primeiro deles fala que aprendemos a justiça através da Palavra:

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,” (2 Timóteo 3:16)

O segundo nos traz um ensinamento também muito importante e é um dos mais conhecidos versículos sobre justiça:

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam.” (Isaías 64:6)

E o mais importante de todos:

“Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.” (Romanos 5:19)

O que aprendemos?

Nestes versículos sobre justiça vemos algumas coisas muito importantes, aprendizados que podemos tirar para nossas vidas.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que a nossa justiça e a justiça de Deus são completamente diferentes (Is 64:6). Enquanto a justiça de Deus opera pela compaixão e pelo amor (Sl 116:5), a nossa opera através de nossos padrões humanos e falhos.

Uma evidência clara disso é a morte de Cristo na cruz, que foi o necessário para que a justiça de Deus se cumprisse e seu amor se manifestasse.

Já a nossa justiça é baseada no olho por olho e dente por dente (Êxodo 21:24): se alguém nos faz algo de errado queremos que essa pessoa pague, que ela passe por algo similar. Às vezes isso é mais latente em nossas vidas, às vezes mais sutil.

Por isso, de tudo o que aprendemos, talvez a reflexão mais importante seja: tenho andado buscando a minha justiça ou a justiça de Deus, que opera a misericórdia e o amor?

Se estamos buscando a nossa justiça, é melhor lermos com cuidado cada um desses versículos sobre justiça para entendermos um pouco mais sobre o assunto.

Quer essa lista de versículos no seu e-mail?

Basta preencher o formulário abaixo e nos enviaremos a lista para você!

Além de receber essa lista de versículos em seu e-mail, você ainda passa a receber as nossas novidades através da nossa newsletter.

Versículos sobre justiça em Salmos

No livro de Salmos temos muitos versículos sobre justica. O primeiro deles que selecionamos é o do famoso salmo 23:

“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.” (Salmos 23:3)

Encontramos também uma recomendação sobre o que devemos falar:

“E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor, todo o dia.” (Salmos 35:28)

E temos a certeza de que Deus faz a sua justiça aos que estão em situação de necessidade. O que importa aqui é lembrar o que falamos sobre a nossa justiça e a justiça de Deus:

“O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos.” (Salmos 103:6)

Vemos também a verdade de que a justiça de Deus é perfeita:

“A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.” (Salmos 119:142)

Versículos sobre justiça em Provérbios

O livro de Provérbios tem vários versículos sobre justiça, separamos apenas alguns. O primeiro fala que a justiça que os grandes exercem vem do SENHOR:

“Por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça.” (Provérbios 8:15)

Nestes versículos sobre justiça em Provérbios vemos também uma promessa:

“O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.” (Provérbios 21:21)

Versículos sobre justiça em Romanos

O livro de Romanos fala muito sobre a justiça, principalmente quando aborda o tema da fé e da lei. São muitos versículos sobre justiça que encontramos nesta carta de Paulo.

O primeiro que selecionamos fala justamente sobre como a fé de Abraão produziu justiça (justificação) sem a necessidade da lei:

“E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça.” (Romanos 4:20‭-‬22)

Algo que também vemos é que, uma vez que não servimos mais ao pecado, passamos a ser servos da justiça:

“E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Romanos 6:18)

Em um dos diversos versículos sobre justiça e fé, Paulo fala o seguinte:

“Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.” (Romanos 9:30)

E também nos alerta que buscar a nossa própria justiça é um erro grave:

“Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.” (Romanos 10:3)

Versículos sobre justiça em outros livros da Bíblia

Obviamente a Palavra conta com muitos outros versículos sobre justiça. Alguns deles nós trouxemos para esse post. O primeiro nos instrui a seguir a justiça de Deus:

“A justiça, somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas em herança a terra que te dará o Senhor , teu Deus.” (Deuteronômio 16:20)

Em Jó vemos a declaração de que Deus faz a Sua justiça a todas as pessoas:

“Não deixa viver ao ímpio e faz justiça aos aflitos.” (Jó 36:6)

Vemos em Jeremias que temos esperança em Deus, de que ele trará a sua justica:

“Naqueles dias e naquele tempo, farei que brote a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra.” (Jeremias 33:15)

Em outro dos versículos sobre justiça, vemos qual é o resultado de vivermos sob esse correto entendimento:

“E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre.” (Isaías 32:17)

Ainda em Isaías temos o mandamento de mantermos a justiça:

“Assim diz o Senhor: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, a manifestar-se.” (Isaías 56:1)

Por fim, em Tiago, entendemos que a nossa ira, humana e cheia de julgamentos, não trará a justiça de Deus, que é totalmente diferente da nossa:

“Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” (Tiago 1:20)

Ministrações possíveis

Em nossas listas também sempre colocamos algumas ministrações possíveis com os versículos que foram selecionados. Neste caso, existem algumas que gostaríamos de propor:

  • A justiça do homem e a justiça de Deus: nessa ministração pode-se enfatizar a diferença entre a duas e fazer o apelo à consciência de que devemos buscar a justiça de Deus;
  • A justificação é pela fé, não pelas obras: nessa ministração podemos mostrar como Deus, ao longo do tempo, considerou justas as pessoas de maneiras diferentes, culminando em Cristo. Ainda pode-se falar que as nossas obras não trazem justificação.

Caso você saiba de outras ministrações possíveis com estes versículos sobre justiça, deixe o seu comentário no final desse post.

Para compartilhar

Preparamos também algumas imagens para você compartilhar em suas redes sociais:

Gostou do post?

E aí, gostou do post? Tem algumas coisas que você pode fazer como forma de agradecimento.

A primeira delas é se inscrever em nosso canal do YouTube. Nós lançamos vídeos novos toda semana.

A segunda é comprar o nosso livro “Muito além de um Pai”, onde falamos sobre diversos aspectos de Deus. Um livro que ajudou muitas pessoas a se relacionar de maneira mais profunda com Deus e também pode te ajudar.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário

Quer saber antes de todo mundo o que acontece no JC na Veia?
Assine nossa newsletter
Essa é uma lista exclusiva, poucas pessoas permanecem nela e oferecemos o melhor para nossos assinantes, conteúdo exclusivo e novidades em primeira mão.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
close-link