Diversos

Os 10+ melhores versículos sobre julgamento

Homem irritado demonstrando os versículos sobre julgamento
André
Escrito por André

Na lista de hoje trago os 10 melhores versículos sobre julgamento e outros que nossos leitores sempre nos enviam.

Esta lista de versículos sobre julgamento pode te ajudar a montar uma ministração sobre o assunto, aula para EBD ou simplesmente para conhecer mais.

Se você se lembrar de outros versículos que precisariam estar nessa lista, basta deixar o seu comentário.

Versículos sobre julgamento – Não julgue

A primeira parte de nossa lista de versículos sobre julgamento será voltada para os textos que nos ensinam que não devemos julgar as pessoas. O primeiro, e mais completo é este:

“Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:2-8)

Temos diversos outros versículos sobre julgamento que se encaixam no mesmo contexto e merecem ser relacionados:

“Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.” (Romanos 2:1)

Em diversos textos vamos ler que, quando julgamos as pessoas à nossa volta, seremos julgados da mesma maneira:

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7:1,2)

“Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.” (Romanos 14:13)

“Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.” (Lucas 6:37)

No texto abaixo aprendemos que existe um tempo certo em que as pessoas serão julgadas. Não é agora:

“Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.” (1 Coríntios 4:5)

Outra coisa que aprendemos é que, quando falamos mal das pessoas, estamos julgando-as. Não devemos falar mal uns dos outros:

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” (Tiago 4:11,12)

Jesus ensina aos fariseus, que estavam muito acostumados a emitir julgamentos sobre os outros uma verdade importante:

“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7:24)

Em outro dos versículos sobre julgamento, aprendemos com Paulo que nós iremos julgar os anjos, ou seja, precisamos aprender a resolver os conflitos que aparecem entre os irmãos da igreja:

“Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” (1 Coríntios 6:1-3)

Em um dos versículos sobre julgamento mais famosos, Jesus ensina:

“… porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” (Lucas 6:38b)

Por fim, Jesus afirma sobre si mesmo:

“Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo. E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.” (João 8:15,16)

Versículos enviados para nós

Nesta parte do post vamos colocar os versículos que nossas leitoras e leitores nos enviarem e que, por algum motivo, não entraram nessa lista.

Se você se lembrar de algum versículo sobre julgamento, não deixe de nos enviar.

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube e nos seguir no Instagram.

Ajude o blog

Você pode nos ajudar comprando o nosso livro – “Muito além de um Pai”. Se você quer ter um relacionamento mais profundo com Deus, entendendo melhor quem Ele é e os traços da sua magnífica perfeição, este livro é ideal para você.

Nele eu falo sobre diversos aspectos de Deus que nos são apresentados na Palavra. Aproveite que o preço está uma pechincha!

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário