Versículos sobre a Trindade

Desta vez trazemos uma lista com os melhores versículos sobre a trindade que podemos encontrar na Bíblia. Eu sei que este é um assunto espinhoso por não existir uma convergência a seu respeito, por isso peço que todos avaliem essa lista de versículos de maneira muito respeitosa.

Você pode utilizar essa lista de versículos sobre a trindade para estudar mais sobre o assunto, dar uma aula ou montar uma ministração.

O que vamos ver nesse post

Uma explicação importante sobre a trindade

O conceito da Trindade de Deus é incompreensível para a mente humana. Ao mesmo tempo em que a bíblia afirma que os três são apenas um, afirma também que são três pessoas distintas. Isso, que para nós é muito difícil de entender, é um conceito simples para Deus.

Por isso, quando advogamos que só há um Deus, estamos falando a verdade (João 1:1). Quando dizemos que Deus e Jesus são a mesma pessoa, estamos falando a verdade (Tito 2:13). Quando dizemos que a trindade é real e os três são pessoas diferentes, também estamos dizendo a verdade (Isaías 42:16).

Portanto, o meu ponto aqui é que, com esta lista de versículos sobre a trindade, podemos entender que existe um só Deus, que são três pessoas distintas. A isso damos o nome de trindade.

Versículos sobre a trindade que separam as três pessoas

Existem muitos versículos sobre a trindade que falam das três pessoas. Separei aqui apenas alguns deles que são mais claros:

“Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.” (Isaías 48:16)

Talvez um dos mais famosos seja esse:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mateus 28:19)

Muitas introduções ou términos de cartas apostólicas nos ensinam sobre a trindade:

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (2 Coríntios 13:13)

Existem ainda muitos outros:

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1 Pedro 1:2)

“Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” (2 Coríntios 1:21,22)

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Efésios 4:4-6)

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (João 15:26)

Versículos sobre a trindade que separam duas pessoas

Alguns dos versículos sobre a trindade separam as pessoas da trindade mas só falam de duas delas, como nestes abaixo:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo 2:5)

“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” (1 Coríntios 8:6)

Versículos sobre a trindade que falam de um só

Como falei, também precisamos entender que nos versículos sobre a trindade, aprendemos que há um só Deus:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (João 1:1)

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;” (Tito 2:13)

Versículos sobre a relação entre partes

A bíblia deixa muito claro que, na trindade, existe uma relação hierárquica, onde o Filho se submete ao Pai e o Espírito ao Filho. Vou separar apenas dois destes textos:

“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22:42)

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” (João 16:7)

Perguntas frequentes

Pergunta: A palavra trindade não existe na bíblia, como você explica isso?

Resposta: A palavra “bíblia” também não existe, nem a palavra “avô”, e as duas representam conceitos que existem. Com a Trindade é a mesma coisa.

P: A bíblia está se contradizendo?

R: Não, a bíblia está apenas tentando nos apresentar um conceito que é alto demais para a mente humana. Quando nossos corpos forem glorificados, então conseguiremos entender tudo o que não entendemos hoje.

Você acha que precisamos colocar outras perguntas nessa seção? Então deixe o seu comentário.

imagens para compartilhar

Em algumas de nossas listas, prepararmos imagens para que vocês possam compartilhar. Seguem as dessa vez.

Ahhhh, e se você quiser preparar uma imagem para que as outras pessoas possam compartilhar também, é só enviar pra gente que analisaremos se vale a pena incluir aqui. Lembre-se apenas que deve ser uma criação sua e não algo que você pegou na internet, ok?

Versículos sobre a trindade enviados pelos leitores

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre a trindade, basta deixar o seu comentário e nós teremos o prazer de inseri-lo aqui.

A nossa leitora Jaguanaira nos trouxe esse texto, com o destaque para a maneira como Deus fala “façamos” e, após isso, como a Palavra apresenta que “criou Deus”:

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:26-28)

Não esqueça também de se inscrever em nosso canal do Youtube e nos seguir no Instagram.

Paz.


Comments

41 respostas para “Versículos sobre a Trindade”

  1. Avatar de Jaguanaira Sueli
    Jaguanaira Sueli

    Este estudo foi muito edificante para mim! Deus continue abençoando e dando sabedoria para ensinar as Verdades de Sua Palavra. Aqui estão alguns versículos que mostram Eles juntos e depois só.

    Gênesis 1 📖

    26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
    27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

    1. Olá Jaguanaira, muito obrigado pelo comentário.

      Fiz a atualização no post, inserindo a sua sugestão!

      Deus abençoe sua vida.

    2. Avatar de Graça Freire
      Graça Freire

      Crer na Trindade é como amarmos o que não podemos ver mais sabemos e sentimos sua existência.O amor de Deus,o perdão do Filho e o Consolo do Espírito Santo. Deus se fez homem e habitou entre nós,e o seu Espírito Santo se manifestou a nós em forma de pomba.É uma questão de crer ou não crer.Deus é um em pessoas três assim como a água é sempre água,estando ela nos estados:sólido, líquido ou gasoso. Amém

  2. Avatar de Isac Mendes Fernandes
    Isac Mendes Fernandes

    Todos os dias os testemunhos de Jeová bate a nossa porta com suas teorias errôneas…
    Eu me encontrei na ignorância falta de argumentos, estes textos me ajudarão, através do Espírito Santo de Deus, tirar suas vendas…
    Deus abençoe você e sua família sempre.
    Isac

    1. Olá Isac, obrigado pelo comentário.

      Sei que você não pediu que eu opinasse, mas tome cuidado, me parece que eles não vão mudar de opinião em relação a isso, eles têm uma doutrina muito arraigada dentro deles. Tenha certeza da sua fé e ore por eles.

      Deus abençoe sua vida.

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    João 17:3 (JFA) ” E a vida eterna é esta; que te conheçam, a ti só, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
    Pergunta: Se Deus Todo-Poderoso é três, porque para se obter vida eterna só é fundamental conhecer a 2 pessoas?

    1. Olá Fernando, obrigado pelo comentário.

      Como digo no post, quando analisamos versículos isolados, podemos até entender que a trindade não existe, que é uma invenção.

      Quando analisamos os diversos textos juntos, percebemos que a trindade é real.

      No caso da sua pergunta não vejo relação entre este versículo com uma possível falha no entendimento da trindade. Deixe-me também fazer uma pergunta: se Jesus nos ensina a orar sem a necessidade do nome dele, por qual motivo precisamos dele?

      Você percebe como um versículo ou texto isolado pode nos trazer um entendimento superficial e incorreto?

      O que você pensa sobre isso?

      1. sim a trindade e uma invençao, e mesmo analisando os textos juntos vemos que continua sendo uma simples invençao, prescisamos de jesus porque ele e o unico caminho que pode nos levar a Deus, (disse Jesus: eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguem vem ao pai senao por mim Joao 14:6) e tambem disse se vos me conhecesseis a mim, tambem conhecerereis meu pai que me enviou Joao14:7.
        se foi Deus quem o enviou porque prescisariamos dele
        nao foi Deus quem enviou seu filho unigenito para que todo aquele que nele cre nao pereça mais tenha a vida eterna.

        1. Avatar de EMERSON RONDINI
          EMERSON RONDINI

          Graziela Leal, graça e paz, se a trindade é uma invenção, por que Cristo nos alerta a não blasfemar contra o Espirito Santo vemos em Mateus 12:31-32 “Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens mas a blasfêmia contra o Espirito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado: mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” O cuidado a ser tomado, é não se deixar levar por falsa doutrina, Deus é único e verdadeiro com vemos na Palavra, porém, também é três, como podemos entender. No Pai, no Filho e no Espirito Santo, pois, é o Espirito Santo, que esta conosco, Ele veio por intermédio de Cristo, enviado pelo Pai, como vemos em João 14:16.. não crer no Espirito Santo além de um grande erro nos converte ao pecado do erro e da desobediência. como vemos em Daniel 12, só serão julgados os inscritos no Livro da Vida, uns ressuscitarão para a vida eterna e outros para vergonha e horror eterno. serão envergonhado todo aquele que se deixar enganar por falsas doutrinas, pois Deus nos alerta em Oseias 3:6 -“O meu povo esta sendo destruído porque lhe falta conhecimento.” Este conhecimento devemos procura-lo, busca-lo, lendo a Palavra e discernindo através de quem? Do Espirito Santo.. Lembra do que fala Cristo em João 14:26 ” o Consolador, o Espirito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” Jesus reforça esta sua palavra em João 16:13 ” quando vier, porém, o Espirito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” .. Ser o Espirito Santo, não fosse um em três, como afirmam algumas doutrinas falsas, que ele é apenas uma energia… energia não ouve, energia não anuncia, energia não fala, energia não ensina… vamos entender que o conhecimento depende de querermos dar ouvido a verdade… João 8:31-32 .. Jesus declara ” Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Tenha uma abençoada e gloriosa ação do Espirito Santo em tua vida

    2. Avatar de Sonia
      Sonia

      Quando Jesus ressucitou e subiu ele falou..que o pai Deus mandaria um espírito santo o consolador

    3. é impossível conhecer o pai e o filho e não conhecer o espirito santo

  4. Avatar de Andre
    Andre

    O único versículo que fala mais claramente de um conceito 3 em 1 (1 João 5:7-8) apresenta, comprovadamente, uma interpolação intencional tardia feita pela igreja católica, tanto é que várias edições (NTLH, NVT) não apresentam mais essa redação adulterada. O segundo versículo em Mateus 28:19 também é controverso, pois não fala da natureza triúnica de Deus, apenas cita Pai, Filho e ES. Esse versículo foi editado por Tertuliano em 197 d.C. para justificar a trindade (manuscritos antigos atestam essa edição). Além disso o batismo em todas as outras passagens é só em nome de Jesus apenas. Os demais versículos dessa matéria são interpretações claramente forçadas (o Caso de Isaías é demais).

    1. Olá André, graça e paz. Muito obrigado pelo comentário.

      Eu fiquei em dúvida: em sua opinião a trindade é então uma invenção da igreja católica forçadamente inserida na Palavra?

      Obrigado.

  5. Avatar de Ezau
    Ezau

    Graça e paz da parte do Senhor, seja contigo e que o seu ministério seja tão abençoado quanto a sua vida e a vida da sua família, em nome de Jesus Cristo.
    Quero apenas agradecer pela forma mais simples e clara que o irmão apresentou os textos, que me foram de grande ajuda. Continue com o chamado e que Deus guarde a sua recompensa em nome de Jesus Cristo. Amém

    1. Glória a Deus Ezau!!!!

  6. Avatar de pablo pereira
    pablo pereira

    Glorias a Deus nas alturas eu fico impactado com tantos conteúdos e muito bom estudar as santas escrituras sagradas, em nome do pai do filho e do espirito santo.me chamo dc.pablo pereira Rio de janeiro. Fiquem na paz de Deus

  7. Ainda que alguns queiram inferir qualquer erro a doutrina da trindade, uma cosmovisão bíblica sobre o assunto revela que tal verdade tem seu ápice revelador no Novo Testamento. Se há uma intervenção católica romana nos textos que indicam a trindade então eles seriam no mínimo incompetentes ou desavisados, pois é de comum acordo que a formulação da trindade quanto conceito se Deus se dá bem mais tarde da autoria das Escrituras, isto é verificável em um estudo mais minucioso sobre o assunto. Digo desavisados no sentido de não haver necessidade de qualquer interferência ou eixegese tendo em vista que em uma cosmovisão tal verdade se esclareça por sí só.
    Parabéns ao autor desta postagem!

  8. Avatar de Moisés Rodrigues melo
    Moisés Rodrigues melo

    Embora exista varias passagens na bíblia que falam do pai, do filho e do Espírito Santo como pessoas distintas ao ver de nós meros humanos, eu jamais mencionarei a palavra trindade pois a mesma ñ existe na bíblia.
    Está mencionado pai,filho e Espírito Santo, mais ñ está mencionado a palavra trindade.

    1. Avatar de Rosimeire pereira Santos
      Rosimeire pereira Santos

      Bom dia a todos. Deixarei minha opinião.
      Acredito que Deus Pai e Deus filho se tornam um mediante ao Espírito de ambos, que foi dado a nós, como consolo, auxílio e capacitação.
      Não acredito que o Espírito seja uma pessoa, e, sim o Espírito do Pai e de Jesus que é Santo.

      1. Olá Rosimeire, obrigado por compartilhar sua opinião.

  9. Eu creio em Deus criador dos céus e da terra, creio em Jesus Cristo salvador da humanidade e do Espirito Santo o consolador. Para ir ao pai preciso do caminho, a verdade e a vida isto para mim basta! Envolver-me na trintade ou é ou não isto não me importa.
    Zacarias Avelino, Africa; Angola

    1. Olá Zacarias!!! Obrigado pelo comentário. Um grande abraço aos nossos irmãos de Angola!

  10. Avatar de José Tegerio
    José Tegerio

    Ola! amigo, Graça e paz!
    Concertente a trindade; é uma crença tardia adotada pela Igreja Católica Romana e dogmatizada no inicio do quarto século, nada tem haver com o ensino apostólico. O próprio Jesus faz a citação do Shemá, que diz: que nosso Deus é UM. Deus sendo UM, não tem ja mais como ser tres pessoas. Assim como o Espirito de Deus, que é o próprio Deus, não tem como fragmentar Deus em mais uma pessoa, separando o seu próprio Espirito D’ele mesmo? Pense, amigo, em seu próprio espirito, por acaso seria mais uma pessoa alem de si mesmo? O espírito é parte do ser, e não outro ser aparte, tanto é, que o espirtio é neutro, coexistindo no ser, como a escencia da vida do ser.

  11. Avatar de Ana Paula
    Ana Paula

    Misericórdia! Quanta ignorância nesses comentários! André parabéns pelo trabalho e força! Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo te abençoe!

  12. Avatar de Rebeca de Andrade
    Rebeca de Andrade

    Boa noite !
    Estou estudando sobre a trindade e quero colaborar deixando mais um versículo registrado que fala sobre as três pessoas da trindade separadas.

    E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão.
    E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele.
    E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.
    Marcos 1:9-11

    Que Deus abençoe vocês e obrigada por abordar este tema no blog, contribuiu ainda mais para o meu conhecimento, abraços em Cristo Jesus.

    Att,
    Rebeca de Andrade

  13. Eu peço muito para Deus me dar entendimento, e foi esse o entendimento Deus me deu como
    Um termo de comparação como:
    Filho de peixe, peixe é.
    Filho de jacaré, jacaré é.
    E Filho de Deus, Deus Deus é.
    Filho de rei, rei é.
    Filho de Senhor, Senhor é.
    Jesus Cristo é rei dos reis,
    E Senhor dos Senhores.

    1. Avatar de Rosimeire pereira Santos
      Rosimeire pereira Santos

      Amém irmã Tereza, concordo

  14. Avatar de Laerte Roberto de Lima
    Laerte Roberto de Lima

    Amigo, qualquer pessoa que lê a bíblia sem ouvir essas filosofias gregas e tradições humanas, não encontra nada que de sustentação a doutrina pagã da trindade. Não faz sentido algum crer no que não existe nas escrituras sagradas. O que Deus nos deixou por escrito, é que Ele é o Deus todo poderoso e Jesus é seu filho. Dizer outra coisa é querer ir Alem do que está escrito. Deus deixou sua palavra para que nós a compreendesse, e não para criar confusão, a bíblia foi direcionada ao ser humano, dizer que existe uma trindade e que a mente humana não compreende, é difícil de aceitar não acha.

    1. Olá Laerte, obrigado pelo comentário.

      Acredito que muitas coisas eu já tenha respondido no post, mas gostaria de me atentar à frase: “Não faz sentido algum crer no que não existe nas escrituras sagradas.”.

      Se, em 1650, você dissesse que seria possível o homem viajar até o espaço, pisar na Lua e voltar em segurança, alguém creria? Isso não está nas escrituras, por qual motivo alguém creria, então? Mas isso aconteceu, correto?

      O fato de algo não estar escrito na Palavra, não significa que não acontece, ou que não exista.

      Agora, sinceramente, se você não acredita na questão da trindade, tudo bem. Continuamos servindo a Deus, crendo que Ele enviou Seu filho para morrer por nós na cruz e, desta forma, pagar o preço de nossos pecados. Isso nos torna irmãos. Isso é o que importa.

      Deus abençoe!

  15. Avatar de Lisarde
    Lisarde

    Muito bom estudo, parabéns, Deus abençoe a todos envolvidos, que o Senhor Jesus continue dando graça a todos, abraço.

    1. Amém! Glória a Deus!

  16. Avatar de Edivaldo
    Edivaldo

    André, antes de tudo, parabéns pelo estudo. O tema é polémico e muitos na incompreensão da palavra se pedem da verdade e se fazem prisioneiros de seu próprio entendimento. Fato lamentável. Desde a criação do homem, Deus sempre teve dificuldades de se relacionar com a criação. Mas Deus de amor como Ele é, não desistiu, por tanto se fez carne para entender onde estava a dificuldade de sua criação, e como homem derramou seu sangue na cruz para livrar o pecador da escravidão do pecado, nos dando o direito à vida eterna, simplificou os mandamentos deixando apenas dois para que entendêssemos com facilidade, enviou o Espírito Santo como consolador, deixou-nos a sua palavra viva e eficaz e ainda assim uma grande maioria se perde na escuridão de seu próprio entendimento em não conhecer a Deus. É triste!
    João 8:32 – Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. A verdade é Cristo, e Cristo é Deus que se fez carne e ainda nos enviou o Espírito Santo para nos consolar nas nossas tribulações.

    1. Glória a Deus! Obrigado pelo comentário!

  17. Avatar de Alessandra Cristina Palhares
    Alessandra Cristina Palhares

    Bom dia irmão. Só uma correção na menção de 2 Corintios capítulo 13 (o versículo é 13 e não 14).
    Sua publicação me ajudou muito.
    Obrigada

    1. Muito bem notado! Já fiz a correção!

      Deus abençoe!

  18. Avatar de João
    João

    P: A bíblia está se contradizendo?
    R: Não, a bíblia está apenas tentando nos apresentar um conceito que é alto demais para a mente humana. Quando nossos corpos forem glorificados, então conseguiremos entender tudo o que não entendemos hoje.
    Recomendo 1 Coríntios 13:12 para o cumprimento dessa resposta.

    1. Obrigado pelo comentário!!

  19. Avatar de Noel. Moçambique
    Noel. Moçambique

    Boa tarde irmaos em Cristo tudo bem com vocês.
    A Biblia que e a palavra de Deus deixa bem clara,nao precisa imaginar ou seguir a maior porque dizem. Espírito não está fora de Deus pai, ou fora de Jesus nao irmaos.ora vejamos.
    vou fazer uma comparação o nosso espirito e Espirito de Deus.Genesis 41.8 E aconteceu que pela manhã seu espírito perturbou-se,e enviou e chamou todos adivinhadores do Egipto.
    1Corintios 2.11 diz porque, quale dos homens sabe as coisas do homem,senao o espirito do homem que nele esta Assim tambem ninguem sabe as coisa de Deus,senao Espirito de Deus.
    Galatas 4.6 E,porque sois filhos, Deus enviou aos nossos coracoes o Espirito de seu filho,que clama Aba pai. Joao 14.16 outro consolador o Espirito de verdade que o mundo nao reconhecia que era o messia o criador nao via nada neles,mas vos a referir os seus discipulos conheciam que era messia filho de Deus depois de ir pra o ceu voltaria duma forma invisivel ao olho nu e faria lembrar de tudo que havia dito antes da sua saida para o ceu. se me amar viremos eu e meu pai.irmaos, nao ha espaco para aterceira pessoa.Joao 20.22 havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes recebei o Espirito Santo.
    No batismo a pomba foi o sinal dado por Deus, havia sido profetisado para Joao que aquele que ver um sinal e.se apomba fosse esse tal espirito teria soltado a voz, mas a voz sai do ceu

  20. Avatar de Joelma Barroso
    Joelma Barroso

    Jesus menciona um fato que também nos esclarece a divisão do Pai e Filho mencionando o Salmo de Davi, em Mateus 22:42-44 onde diz:
    “Dizendo: Quem pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
    Disse-lhe ele: Como é então que Davi, em espirito, lhe chama Senhor, dizendo:
    Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?”

    Se um estava dizendo para o outro ficar ao seu lado, como não são dois?

    1. Ótimo ponto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *