Versículos sobre a Trindade

Desta vez trazemos uma lista com os melhores versículos sobre a trindade que podemos encontrar na Bíblia. Eu sei que este é um assunto espinhoso por não existir uma convergência a seu respeito, por isso peço que todos avaliem essa lista de versículos de maneira muito respeitosa.

Você pode utilizar essa lista de versículos sobre a trindade para estudar mais sobre o assunto, dar uma aula ou montar uma ministração.

O que vamos ver nesse post

Uma explicação importante sobre a trindade

O conceito da Trindade de Deus é incompreensível para a mente humana. Ao mesmo tempo em que a bíblia afirma que os três são apenas um, afirma também que são três pessoas distintas. Isso, que para nós é muito difícil de entender, é um conceito simples para Deus.

Por isso, quando advogamos que só há um Deus, estamos falando a verdade (João 1:1). Quando dizemos que Deus e Jesus são a mesma pessoa, estamos falando a verdade (Tito 2:13). Quando dizemos que a trindade é real e os três são pessoas diferentes, também estamos dizendo a verdade (Isaías 42:16).

Portanto, o meu ponto aqui é que, com esta lista de versículos sobre a trindade, podemos entender que existe um só Deus, que são três pessoas distintas. A isso damos o nome de trindade.

Versículos sobre a trindade que separam as três pessoas

Existem muitos versículos sobre a trindade que falam das três pessoas. Separei aqui apenas alguns deles que são mais claros:

“Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.” (Isaías 48:16)

Talvez um dos mais famosos seja esse:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mateus 28:19)

Muitas introduções ou términos de cartas apostólicas nos ensinam sobre a trindade:

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (2 Coríntios 13:14)

Existem ainda muitos outros:

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1 Pedro 1:2)

“Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” (2 Coríntios 1:21,22)

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Efésios 4:4-6)

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (João 15:26)

Versículos sobre a trindade que separam duas pessoas

Alguns dos versículos sobre a trindade separam as pessoas da trindade mas só falam de duas delas, como nestes abaixo:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo 2:5)

“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” (1 Coríntios 8:6)

Versículos sobre a trindade que falam de um só

Como falei, também precisamos entender que nos versículos sobre a trindade, aprendemos que há um só Deus:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (João 1:1)

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;” (Tito 2:13)

Versículos sobre a relação entre partes

A bíblia deixa muito claro que, na trindade, existe uma relação hierárquica, onde o Filho se submete ao Pai e o Espírito ao Filho. Vou separar apenas dois destes textos:

“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22:42)

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” (João 16:7)

Perguntas frequentes

Pergunta: A palavra trindade não existe na bíblia, como você explica isso?

Resposta: A palavra “bíblia” também não existe, nem a palavra “avô”, e as duas representam conceitos que existem. Com a Trindade é a mesma coisa.

P: A bíblia está se contradizendo?

R: Não, a bíblia está apenas tentando nos apresentar um conceito que é alto demais para a mente humana. Quando nossos corpos forem glorificados, então conseguiremos entender tudo o que não entendemos hoje.

Você acha que precisamos colocar outras perguntas nessa seção? Então deixe o seu comentário.

Versículos sobre a trindade enviados pelos leitores

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre a trindade, basta deixar o seu comentário e nós teremos o prazer de inseri-lo aqui.

A nossa leitora Jaguanaira nos trouxe esse texto, com o destaque para a maneira como Deus fala “façamos” e, após isso, como a Palavra apresenta que “criou Deus”:

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:26-28)

Não esqueça também de se inscrever em nosso canal do Youtube e nos seguir no Instagram.

Paz.

9 comentários em “Versículos sobre a Trindade”

  1. Este estudo foi muito edificante para mim! Deus continue abençoando e dando sabedoria para ensinar as Verdades de Sua Palavra. Aqui estão alguns versículos que mostram Eles juntos e depois só.

    Gênesis 1 📖

    26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
    27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

    Responder
  2. Todos os dias os testemunhos de Jeová bate a nossa porta com suas teorias errôneas…
    Eu me encontrei na ignorância falta de argumentos, estes textos me ajudarão, através do Espírito Santo de Deus, tirar suas vendas…
    Deus abençoe você e sua família sempre.
    Isac

    Responder
    • Olá Isac, obrigado pelo comentário.

      Sei que você não pediu que eu opinasse, mas tome cuidado, me parece que eles não vão mudar de opinião em relação a isso, eles têm uma doutrina muito arraigada dentro deles. Tenha certeza da sua fé e ore por eles.

      Deus abençoe sua vida.

      Responder
  3. João 17:3 (JFA) ” E a vida eterna é esta; que te conheçam, a ti só, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
    Pergunta: Se Deus Todo-Poderoso é três, porque para se obter vida eterna só é fundamental conhecer a 2 pessoas?

    Responder
    • Olá Fernando, obrigado pelo comentário.

      Como digo no post, quando analisamos versículos isolados, podemos até entender que a trindade não existe, que é uma invenção.

      Quando analisamos os diversos textos juntos, percebemos que a trindade é real.

      No caso da sua pergunta não vejo relação entre este versículo com uma possível falha no entendimento da trindade. Deixe-me também fazer uma pergunta: se Jesus nos ensina a orar sem a necessidade do nome dele, por qual motivo precisamos dele?

      Você percebe como um versículo ou texto isolado pode nos trazer um entendimento superficial e incorreto?

      O que você pensa sobre isso?

      Responder
  4. O único versículo que fala mais claramente de um conceito 3 em 1 (1 João 5:7-8) apresenta, comprovadamente, uma interpolação intencional tardia feita pela igreja católica, tanto é que várias edições (NTLH, NVT) não apresentam mais essa redação adulterada. O segundo versículo em Mateus 28:19 também é controverso, pois não fala da natureza triúnica de Deus, apenas cita Pai, Filho e ES. Esse versículo foi editado por Tertuliano em 197 d.C. para justificar a trindade (manuscritos antigos atestam essa edição). Além disso o batismo em todas as outras passagens é só em nome de Jesus apenas. Os demais versículos dessa matéria são interpretações claramente forçadas (o Caso de Isaías é demais).

    Responder
    • Olá André, graça e paz. Muito obrigado pelo comentário.

      Eu fiquei em dúvida: em sua opinião a trindade é então uma invenção da igreja católica forçadamente inserida na Palavra?

      Obrigado.

      Responder

Deixe um comentário