Versículos sobre o papel do marido

Versículos sobre o papel do marido ou esposo

Na lista de hoje temos os melhores versículos sobre o papel do marido que podemos encontrar na Bíblia. Esta lista de versículos sobre o papel do marido vai te ajudar a montar ministrações, dar aulas e seminários para homens. Além, é claro, de ajudar todos nos homens a estudar o seu verdadeiro papel como esposos.

Esta lista só não pode ajudar esposas a cobrar seus maridos, não é uma atitude legal :)

Como sempre fazemos, nossa lista de versículos sobre o papel do marido está organizada na ordem em que aparecem na Palavra e tem um pequeno comentário.

vídeo do canal sobre casamento

Versículos sobre o papel do marido

Começamos a nossa lista de versículos sobre o papel do marido nos lembrando da sabedoria de Salomão, que nos ensina que, mesmo antes do casamento, o homem já deve ser apto a sustentar o seu lar:

“Prepara de fora a tua obra, e aparelha-a no campo, e então edifica a tua casa.” (Provérbios 24:27)

Em 1 Coríntios aprendemos que o homem precisa tratar a sua esposa com benevolência, ou seja, dando a ela tudo o que ela merece, em todos os aspectos de um casmento. É um versículo amplo quando utilizado fora do contexto mas, quando visto dentro de seu contexto, podemos entender que Salomão falava sobre o relacionamento íntimo do casal:

“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.” (1 Coríntios 7:3)

Este versículo abaixo é o que dá contexto ao de cima, onde aprendemos que, no relacionamento íntimo, devemos buscar primeiro o prazer dela:

“A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.” (1 Coríntios 7:4)

Mais à frente, em outro dos versículos sobre o papel do marido, vemos que o marido é o cabeça do lar. Não trata-se aqui de comando, controle ou algo do tipo, mas de responsabilidade pela saúde do lar:

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.” (1 Coríntios 11:3)

Existem outros versículos sobre o papel do marido que falam de algo similar, como o caso deste:

“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios 5:23)

O livro de Efésios também nos lembra do tamanho do amor com o qual devemos amar nossas esposas:

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5:25)

E o apóstolo Paulo continua a explicação sobre como o marido deve amor para a esposa neste que é um dos conhecidos versículos sobre o papel do marido:

“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;” (Efésios 5:28,29)

Em Colossenses continuarmos aprendendo sobre o amor:

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.” (Colossenses 3:19)

Já em 1 Timóteo aprendemos que os que servem na igreja devem governar suas casas com toda a modéstia. Apesar de não falar de um conjunto específico de pessoas, pode ser utilizado para nos ensinar como maridos:

“Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );” (1 Timóteo 3:4,5)

Vemos também que, se não cuidamos de nossa família, somos piores que o infiel:

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (1 Timóteo 5:8)

Outro dos versículos sobre o papel do marido que falam sobre o relacionamento é quando aprendemos que devemos tratar nossas esposas de maneira amável e branda:

“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pedro 3:7)

Ministrações possíveis

  • “O marido deve governar com amor, entrega e humildade” – Pode-se falar sobre como o marido deve governar a sua casa e enfatizar os versículos que tratam disso;
  • “Senhor de sua casa, ou servo do seu lar?” – Indo na mesma linha do anterior
  • “Amar como Cristo amou” – Paraa focar na maneira como o homem deve amar sua esposa

Mais versículos sobre o papel do marido

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de mais versículos sobre o papel do marido que não estão listados aqui, basta você deixar o seu comentário que teremos o maior prazer de adicioná-lo à lista.

Não se esqueça de nos acompanhar no youtube e de baixar o nosso e-book gratuito 7 dias com Deus.

Paz.


Comments

5 respostas para “Versículos sobre o papel do marido ou esposo”

  1. Avatar de Genilson s Moura
    Genilson s Moura

    Muito bem graças ao senhor que vós abraço está lista e de grande ajuda

    1. Olá Genilson, obrigado pelo comentário.

      Ficamos muito felizes em saber que você gostou da lista.

      Deus abençoe sua vida.

  2. […] também pode dar uma olhada nessa lista, onde trazemos diversos versículos sobre o papel do […]

  3. A paz senhor : gostaria de sabe se é papel do esposo arruma a sua casa : em questão de reformas, concerta as portas , janela, banheiros etc …… Pois samos cristão porem não aguento mas fala com meu marido, sabe o que tem que ser feito , e um otimo pedreiro, porem sabe que tem que fazer e não faz, e isto gera muitas brigas entre nós

    1. Olá Marluce, graça e paz.

      Marluce, se eu responder que é o papel dele sim, o que você vai fazer? Se eu responder que não é papel dele, o que você vai fazer? Por qual motivo você reagiria assim à estas respostas?

      Na minha experiência em aconselhamentos, refletir sobre estas perguntas que fiz vai ser muito mais proveitoso para você do que eu dar uma resposta.

      Pense nisso.

      Deus abençoe sua vida.

  4. Avatar de Kerolaine Emanuelly Bezerra da Silva
    Kerolaine Emanuelly Bezerra da Silva

    Meu marido não me prioriza como esposa não tem zelo por mim. Antes ele faz tudo pela familia dele que são os pais irmãos e filhos do primeiro casamento. Faz tudo por eles passa dia na casa deles. Permite que me destratem e se assim for feito,nao me defende e se eu me defender ele dá a razão a familia dele e não a mim permitindo minha vergonha. Tbm diz que me ama mas que eu não me compare com a familia dele,que o que eles os pais ou irmão ou primos ou filhos,a ele pedirem assim será bem feito e de boa vontade e pra mim faz ranço e cara feia. Manda um versiculo fa bíblia explicando que ele saiu de casa,e que aquela é a familia que os pais dele construíram e que a familia dele agora sou eu. Eles assim se tornam parentes. Não perdendo seu respeito nem zelo. Mas que eu tenho meu valor como esposa e que se me magoam deveria ele tbm estar magoado. Ou estou errada. @kerainebezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *