Os 10 melhores versículos sobre murmuração

Hoje preparamos uma lista de versículos sobre murmuração. Essa lista de versículos sobre murmuração pode te ajudar a preparar uma ministração, uma aula de EBD ou até mesmo uma reunião de célula.

Como de costume, estes versículos sobre murmuração estão organizados de acordo com o assunto mais específico que tratam e colocamos alguns comentários para ajudar.

Não esqueça que, caso você se lembre de algum versículo que não está nessa lista de versículos sobre murmuração, basta você deixar o seu comentário.

Versículos sobre murmuração

Antes de começar com a lista de versículos sobre murmuração, é importante entendermos o que a bíblia fala sobre o que é a murmuração. Na Palavra aprendemos que a murmuração acontece nose seguintes momentos:

  • Quando nos queixamos do que está acontecendo conosco;
  • Quando somos arrogantes, entendendo que somos maiores que os outros;
  • Quando reclamamos;
  • Quando invejamos as pessoas.

Estas atitudes representam a falta de aceitação da nossa condição, o que nos leva à murmuração.

“Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.” (Judas 1:16)

A murmuração é um pecado pois demonstra que não aceitamos o que o SENHOR tem feito em nossas vidas e acreditamos que merecemos algo melhor.

Falando sobre o inverso da murmuração, lá no canal do youtube nós tratamos sobre a gratidão:

Não se esqueça de inscrever-se em nosso canal no Youtube!

Versículos sobre murmuração – Mandamentos

A nossa lista de versículos sobre murmuração começa com alguns mandamentos que o SENHOR nos deixou. O primeiro deles fala que não devemos nos queixar uns contra os outros:

“Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.” (Tiago 5:9)

O segundo nos ensina que não devemos murmurar, de maneira mais geral:

“E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.” (1Coríntios 10:10)

O terceiro versículo sobre murmuração nos diz que devemos levar a nossa vida sem reclamar, assim seremos inculpáveis, mesmo em meio à uma geração corrompida.

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” (Filipenses 2:14‭-‬15)

Versículos sobre murmuração – Conselhos

A Palavra também nos dá alguns conselhos sobre como devemos agir diante de algumas situações. No primeiro dos versículos sobre murmuração desta categoria, temos aquele que nos instrui a receber bem as pessoas:

“sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações.”

(1Pedro 4:9)

O segundo nos diz para deixarmos toda a murmuração para trás:

“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,”

(1 Pedro 2:1)

Em um outro dos versículos sobre murmuração, Deus nos ensina sobre nossa posição em relação a Ele:

“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Romanos 9:20)

Versículos sobre murmuração – históricos

Temos também nesta lista de versículos sobre murmuração alguns que contam histórias sobre quando o povo murmurou. No primeiro que separamos, está a murmuração do povo no deserto:

“Tendo, pois, ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito para nos matares de sede, a nós, e aos nossos filhos, e ao nosso gado?”

(Êxodo 17:3)

Novamente, o povo murmurou no deserto, dessa vez pedindo carne para que pudessem se alimentar. Este versículo sobre murmuração também nos ensina que ese é sempre um ato contra Deus:

“Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor , à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor.”

(Êxodo 16:8)

Por conta das diversas murmurações, o povo acabou sofrendo no deserto:

“Neste deserto cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;”

(Números 14:29)

Por fim, no Novo Testamento vemos o resultado de não querermos conhecer verdadeiramente a Deus, o que nos leva a diversos pecados, inclusive à murmuração:

“E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;”

(Romanos 1:28‭, ‬30)

Ministrações sobre murmuração

Com estes versículos sobre murmuração existem diversas ministrações que você pode fazer. Seguem algumas sugestões:

  • O cristão não deve murmurar: nesta ministração mais ampla, você pode utilizar todos os versículos sobre murmuração que trouxemos em nossa lista. Comece explicando o que é a murmuração, para depois falar sobre o que Deus pensa sobre isso e o que isso mostra sobre nós mesmos.
  • Um dos motivos que levou o povo de Deus a permanecer no deserto: Falando mais especificamente sobre o quanto o povo de Deus murmurou durante a peregrinação para a terra prometida, existem diversos ensinamentos que podem ministrados.

Caso você tenha alguam outra ideia de ministração com este tema, por favor deixe o seu comentário.

Mais versículos sobre murmuração

Como fazemos em nossas outras listas de versículos, caso você tenha algum outro versículo sobre murmuração para compartilhar conosco, basta deixar o seu comentário aqui embaixo.

Nosso leitor Ney nos deu várias dicas de versículos sobre murmuração. Olha só:

“Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei.”

(Salmos 101:5)

“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.”

(Levítico 19:16)

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.”

(Tiago 4:11)

“Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.”

(Tiago 3:7,8)

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

31 comentários em “Os 10 melhores versículos sobre murmuração”

  1. Palavra maravilhosa de Deus , com isso aprendemos a orar mais , ter um relacionamento com Deus e agradecer muuuito por Ele nunca nos abandonar . Obrigado

    Responder
  2. Parabéns pela lista feita com tamanho cuidado e exatidão , me ajudou muito na ministração que vou fazer hoje na pregação da palavra do Senhor nosso Deus 😊✌️….Deus lhe abençoe !

    Responder
  3. Obrigado pela lista me ajudou muito de como lidar com diversas situações.que devmos ser sempre gratos a Deus por tudo amém graças a Deus.que Deus te abençoe

    Responder
  4. Obrigado por preparar estes vers sobre este tema,e a idéia de como organizar o estudo foi muito importante também!!Deus os abençoe!!

    Responder
  5. Olá povo de Deus a PAZ do Senhor Jesus Cristo.
    Aqui deixo meu apreço pelo estudo mim ajudou muito, mas também quero contribui. Sl 101:5, Lv 19;16,Tg 3:7-8 e Tg 4:11
    Amém

    Responder
  6. ANDRE. DEUS ABENCOE SUA FAMILIA, VOCE SABE O VERSICULO, QUANDO FOI ESCRITA PELA PRIMEIRA VEZ A PALAVRA MURMURACAO?
    DESDE JA MUITO OBRIGADO
    WHATSAPP 75 988135554 OBRIGADO. PARABENS PELO MATERIAL.

    Responder
    • Olá William, graça e paz.

      É difícil responder isso mas, provavelmente, foi em Gênesis 37:2. Na maior parte das nossas bíblias em português a palavra foi traduzida como “notícias”, mas a palavra no hebraico (“dibbah”) é a mesma usada em Salmos 31:13, por exemplo.

      Espero ter ajudado. Deus abençoe sua vida!

      Responder

Deixe um comentário