Para compartilhar

Os 10 melhores versículos sobre murmuração

Versículos sobre murmuração
André
Escrito por André

Hoje preparamos uma lista de versículos sobre murmuração. Essa lista de versículos sobre murmuração pode te ajudar a preparar uma ministração, uma aula de EBD ou até mesmo uma reunião de célula.

Como de costume, estes versículos sobre murmuração estão organizados de acordo com o assunto mais específico que tratam e colocamos alguns comentários para ajudar.

Não esqueça que, caso você se lembre de algum versículo que não está nessa lista de versículos sobre murmuração, basta você deixar o seu comentário.

Versículos sobre murmuração

Antes de começar com a lista de versículos sobre murmuração, é importante entendermos o que a bíblia fala sobre o que é a murmuração. Na Palavra aprendemos que a murmuração acontece nose seguintes momentos:

  • Quando nos queixamos do que está acontecendo conosco;
  • Quando somos arrogantes, entendendo que somos maiores que os outros;
  • Quando reclamamos;
  • Quando invejamos as pessoas.

Estas atitudes representam a falta de aceitação da nossa condição, o que nos leva à murmuração.

“Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.” (Judas 1:16)

A murmuração é um pecado pois demonstra que não aceitamos o que o SENHOR tem feito em nossas vidas e acreditamos que merecemos algo melhor.

Falando sobre o inverso da murmuração, lá no canal do youtube nós tratamos sobre a gratidão:

Não se esqueça de inscrever-se em nosso canal no Youtube!

Versículos sobre murmuração – Mandamentos

A nossa lista de versículos sobre murmuração começa com alguns mandamentos que o SENHOR nos deixou. O primeiro deles fala que não devemos nos queixar uns contra os outros:

“Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.” (Tiago 5:9)

O segundo nos ensina que não devemos murmurar, de maneira mais geral:

“E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.” (1Coríntios 10:10)

O terceiro versículo sobre murmuração nos diz que devemos levar a nossa vida sem reclamar, assim seremos inculpáveis, mesmo em meio à uma geração corrompida.

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” (Filipenses 2:14‭-‬15)

Versículos sobre murmuração – Conselhos

A Palavra também nos dá alguns conselhos sobre como devemos agir diante de algumas situações. No primeiro dos versículos sobre murmuração desta categoria, temos aquele que nos instrui a receber bem as pessoas:

“sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações.” (1Pedro 4:9)

O segundo nos diz para deixarmos toda a murmuração para trás:

“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,” (1 Pedro 2:1)

Em um outro dos versículos sobre murmuração, Deus nos ensina sobre nossa posição em relação a Ele:

“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Romanos 9:20)

Versículos sobre murmuração – históricos

Temos também nesta lista de versículos sobre murmuração alguns que contam histórias sobre quando o povo murmurou. No primeiro que separamos, está a murmuração do povo no deserto:

“Tendo, pois, ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito para nos matares de sede, a nós, e aos nossos filhos, e ao nosso gado?” (Êxodo 17:3)

Novamente, o povo murmurou no deserto, dessa vez pedindo carne para que pudessem se alimentar. Este versículo sobre murmuração também nos ensina que ese é sempre um ato contra Deus:

“Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor , à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor.” (Êxodo 16:8)

Por conta das diversas murmurações, o povo acabou sofrendo no deserto:

“Neste deserto cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;” (Números 14:29)

Por fim, no Novo Testamento vemos o resultado de não querermos conhecer verdadeiramente a Deus, o que nos leva a diversos pecados, inclusive à murmuração:

“E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;” (Romanos 1:28‭, ‬30)

Ministrações sobre murmuração

Com estes versículos sobre murmuração existem diversas ministrações que você pode fazer. Seguem algumas sugestões:

  • O cristão não deve murmurar: nesta ministração mais ampla, você pode utilizar todos os versículos sobre murmuração que trouxemos em nossa lista. Comece explicando o que é a murmuração, para depois falar sobre o que Deus pensa sobre isso e o que isso mostra sobre nós mesmos.
  • Um dos motivos que levou o povo de Deus a permanecer no deserto: Falando mais especificamente sobre o quanto o povo de Deus murmurou durante a peregrinação para a terra prometida, existem diversos ensinamentos que podem ministrados.

Caso você tenha alguam outra ideia de ministração com este tema, por favor deixe o seu comentário.

Mais versículos sobre murmuração

Como fazemos em nossas outras listas de versículos, caso você tenha algum outro versículo sobre murmuração para compartilhar conosco, basta deixar o seu comentário aqui embaixo.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário